Últimas notícias

Renault: principais equipes "perderão mais desempenho" em 2019

As três melhores equipes da Fórmula 1 devem ficar próximas aos times do meio de grid, graças aos regulamentos de 2019, avalia diretor-executivo da Renault, Marcin Budkowski

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, Nico Hulkenberg, Renault, Carlos Sainz, Renault

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, Nico Hulkenberg, Renault, Carlos Sainz, Renault

Erik Junius

Com as equipes de F1 tendo que projetar uma nova composição aerodinâmica para esta temporada, graças a uma série de mudanças de regras que visam ajudar as ultrapassagens, há potencial para uma mudança na hierarquia na categoria.

O diretor-executivo da Renault, Marcin Budkowski, acha que as mudanças vão prejudicar mais a Mercedes, Ferrari e Red Bull, porque elas construíram uma vantagem maior com os carros com especificação mais antiga.

E isso poderia significar que a enorme vantagem que as três equipes tiveram sobre as outras em 2018 poderia ser muito reduzida para a próxima temporada.

Falando sobre a perda de downforce das regras de 2019, Budkowski disse: “Eu não vou dizer exatamente onde estamos, mas a perda foi significativa no começo, sim.”

“É difícil dizer se foi mais significativo para nós ou para os outros, mas minha opinião pessoal sobre isso é que as equipes maiores, as melhores, vão perder mais desempenho.”

“Isso porque, por definição, eles tinham um carro mais rápido, então eles tinham um carro mais otimizado. Tudo estava mais em sintonia. Então eles terão dado um grande passo atrás.”

“Mas eles também estão melhor equipados para se recuperar, porque eles têm estruturas maiores, com mais recursos.”

"Além disso, o entendimento que tiveram permitiu a eles chegarem ao nível anterior, então eles podem usar isso para tentar encontrar mais desempenho. Por isso, é difícil dizer quem terá dado o maior passo para trás e quem deu o maior passo à frente.”

“Meu sentimento é que provavelmente você terá diminuído um pouco a diferença entre as equipes de ponta e as de meio de grid, porque os regulamentos são mais restritivos do que eram antes. Há menos desempenho disponível.”

A Renault terminou no ano passado como a “melhor do resto”, atrás das três melhores equipes, e tem como objetivo se aproximar do trio principal em 2019.

Budkowski acha demais, no entanto, esperar que o fabricante francês supere completamente a diferença nesta temporada.

"Realisticamente, se você olhar para a situação como foi no ano passado, as diferenças, recuperando 1.5s de desempenho durante um inverno é quase impossível", disse ele.

“Agora, temos uma mudança de regulamento para poder influenciar a hierarquia. Também há algumas mudanças na frente que podem prejudicar o desempenho ou a confiabilidade de algumas pessoas, portanto, há fatores externos, mas não estamos no controle deles.”

“Do nosso ponto de vista, é conseguir o melhor carro possível e fazer o melhor trabalho possível com os regulamentos, fazer o nosso dever de casa e alcançar nossos objetivos.”

“No geral, a hierarquia é uma questão de desempenho relativo. Se atingirmos nossas metas de desempenho, deveríamos estar progredindo em relação ao ano passado, e se os outros não fizerem um trabalho tão bom, isso será bom para nós.”

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Sainz: Hulkenberg venceria “logo de cara” em uma equipe grande
Próximo artigo Pérez se sentiu subestimado por expectativas sobre Ocon

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil