Últimas notícias

Renault: "temos orçamento para ser uma das grandes do grid"

Diretor da Renault na F1 diz que fabricante francesa tem orçamento para se tornar novamente uma das equipes grandes e brigar com Mercedes e Ferrari nas próximas temporadas; meta para 2016, porém, é modesta

Vitaly Petrov, Renault F1 Team, lollipop

Foto de: XPB Images

Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 Managing Director in the FIA Press Conference
Robert Kubica, Renault F1 Team
Pastor Maldonado, Lotus F1 E23 passa por uma propaganda da Renault
Cyril Abiteboul, Renault Sport F1
Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 Managing Director
Red Bull Racing, Renault Sport F1 29
Fernando Alonso, Renault F1 Team, R28
Fernando Alonso, Renault F1 Team
Vitaly Petrov, Renault F1 Team

Nesta semana, a Renault finalmente completou a aquisição da Lotus e colocou um ponto final em uma operação que levou meses para ser finalizada, dando o primeiro passo para o retorno como equipe oficial na temporada 2016 da Fórmula 1.

Ao falar pela primeira vez desde a finalização do negócio, o diretor da Renault na F1, Cyril Abiteboul, afirmou que a Renault tem consciência do investimento necessário para voltar ao topo e que fará o que for necessário para alcançar tal objetivo. 

Quando questionado pelo Motorsport.com se ele acreditava que a Renault havia investido a quantia ideal para o retorno, Abiteboul disse: "Creio que agradamos nossos conselheiros nesse aspecto, então eles sabem com o que estão lidando. Temos um bom e robusto plano de negócios para fazer nosso trabalho, pelo menos no início", disse.

Perspectivas a longo prazo

O presidente do grupo Renault, Carlos Ghosn, estabeleceu um prazo de três anos para que os franceses voltem a brigar por vitórias e títulos. Abiteboul crê que é um prazo justo em termos de performance, mas ressalta que o time precisa apresentar 

"Foi dado a nós um prazo de três anos, então devemos ser pragmáticos. Sabemos que vai levar tempo. Mas o que não deve demorar para aparecer e a capacidade da Renault de transformar o que fazemos na pista em valor de marketing para a marca e para o grupo como um todo", disse.

"Isso é o que realmente importa, é o que nos dará tranquilidade. Temos orçamento - e tempo - para ser uma das grandes do grid", afirmou.

Planos modestos para 2016

Como a confirmação do retorno da Renault para 2016 se deu relativamente tarde, as esperanças de um salto de performance já no primeiro ano são praticamente nulas. Para Abiteboul, 2016 é como um ano de transição e será considerado um sucesso mais pelo aspecto organizacional do que pelos resultados na pista.

"Precisamos ser realistas: quando você decide no dia 18 de dezembro que vai correr na F1 no ano seguinte, não há como esperar resultados fantásticos. Mas chegamos com um planejamento bem claro - não para o próximo ano, mas para os seguintes.", disse.

"Para mim, ser bem-sucedido em 2016 não se baseará somente nos resultados de pista. Há muitas outras coisas que queremos fazer direito no ano que vem, como integrar toda a estrutura e como trabalhar de maneira apropriada no motor. Queremos uma unidade de potência confiável no início do ano, para então evoluirmos gradativamente", afirmou.

"Nosso objetivo para 2016 não é somente pontuar, temos outras necessidades importantes. Mas precisamos ser humildes em nossas expectativas", completou.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton diz que não desobedeceria Mercedes para vencer
Próximo artigo Verstappen: falta de potência ajudou em manobras arrojadas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil