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Renault vê solução “difícil de encontrar” para motor de 2021

Para chefe da equipe Renault, categoria terá grande desafio para satisfazer montadoras e fãs em próxima geração de motores

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W08,

Foto de: LAT Images

Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 Team Managing Director
Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal with Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport Consultant; Jerome Stoll, Renault Sport F1 President; and Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 Managing Director
Starting grid
Cyril Abiteboul, Managing Director, Renault Sport F1 Team
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08 leads at the start
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W08, Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H at the start
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W08, Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H at the start
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W08, Max Verstappen, Red Bull Racing RB13, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13 at the start

Após uma reunião no último mês sobre a nova fórmula dos motores da Fórmula 1 para 2021, o chefe da Renault, Cyril Abiteboul, diz que a Fórmula 1 terá grandes dificuldades para entrar em acordo com os novos regulamentos técnicos para a próxima geração de unidades de potência.

"Essa é tipicamente uma área onde as soluções não serão facilmente encontradas, devido à complexidade da tecnologia e devido à complexidade da questão", disse Abiteboul ao Motorsport.com.

"Você precisa satisfazer as fabricantes de automóveis que estão financiando o esporte no modelo atual. Talvez um modelo diferente possa ser encontrado onde os fabricantes de automóveis não são tão importantes para o modelo de negócio do esporte, mas não é o caso no momento.”

"Você precisa também satisfazer os fãs, você precisa satisfazer as equipes clientes. Essa questão não é fácil de resolver.”

"Eu acho que pode haver algum consenso sobre o que é bom e o que é ruim na fórmula atual.”

"Acho que uma solução será mais difícil de encontrar, mas não apenas por razões políticas, e sim porque ambos tentarão proteger a vantagem que construíram. Isso é justo o suficiente.”

"Além disso, acho que o que será difícil para o Grupo de Estratégia será encontrar a resposta certa para um diagnóstico que eu acho que é bem compartilhado entre as equipes, a FIA e Liberty."

Os resultados chave da reunião inicial incluíram um acordo para que as unidades híbridas permaneçam e que haja um foco no ruído de motor.

"A eletrificação nunca vai desaparecer, isso é certo, então precisamos de eletrificação, precisamos das unidades híbridas", acrescentou Abiteboul. "Precisamos possivelmente mais no mix entre motor a combustão e motor híbrido, mas, com isso, não podemos diminuir o show.”

"Nós precisamos de barulho, precisamos que a F1 seja uma explosão para os fãs, e nós não entregamos isso no momento."

A Renault há muito tem sido inflexível de que deve haver um foco em custos, e a empresa tem proposto um teto orçamentário.

"A F1 é muito cara para os fabricantes de automóveis e é muito cara para os clientes", disse Abiteboul.

"Assim, um limite de orçamento ajudará tudo o que acordamos.”

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