Renda da McLaren cai com crise de coronavírus e pagamento milionário a Ron Dennis
Receita de grupo que comanda equipe de F1 teve grande queda registrada nos três primeiros meses de 2020, mesmo antes dos efeitos da Covid-19
Lando Norris, McLaren MCL35
Steven Tee / Motorsport Images
A receita do McLaren Group sofreu uma queda nos primeiros três meses de 2020, mesmo antes dos efeitos do coronavírus.
A receita total do grupo caiu de £ 284 milhões (cerca de R$ 1,8 bi) no mesmo período do ano passado para £ 109 milhões (aproximadamente R$ 715 milhões), enquanto a empresa teve uma perda de £ 81 milhões (cerca de R$ 530 milhões), em comparação com um lucro de £ 22 milhões em 2019, quase R$ 145 milhões.
Leia também:
A maior parte da queda de receita ocorreu devido à redução de vendas de carros, com queda de 953 automóveis para 307.
No entanto, existe uma carteira de pedidos atual de 993, com cerca de 50% representando modelos de séries limitadas com margens mais altas.
A receita da McLaren Racing caiu R$ 29 milhões pelo período em que os GPs da Austrália e do Bahrein foram adiados e a receita da F1 foi gravemente afetada, o que, por sua vez, significou pagamentos reduzidos para as equipes.
A equipe aumentou sua renda em 2019 com a venda de três carros históricos por £ 5,1 milhões (aproximadamente R$ 33 milhões), o que não foi repetido este ano. No entanto, parte da perda de receita foi compensada por R$ 27 milhões em aumento do patrocínio.
Embora a Covid-19 estivesse começando a ter um impacto em março, os números do primeiro trimestre não incluem o impacto total das concessionárias fechadas e o fechamento da linha de produção, ou a falta de corridas de F1 desde abril.
A McLaren continua otimista quanto ao futuro, observando que "implementou rapidamente medidas de redução de custos para reduzir o custo de mão-de-obra e a alavancagem operacional”. Outras medidas de racionalização de custos incluem a redução nos gastos com marketing e eventos, esportes a motor e viagens.
Na semana passada, anunciou planos de reduzir drasticamente os níveis de pessoal, com a equipe de corrida sendo cortada em 70 posições.
A empresa não escondeu sua busca por novos financiamentos, observando que "atualmente está analisando uma série de possíveis alternativas de financiamento, garantidas e não garantidas, de até 275 milhões de libras para fortalecer sua posição de liquidez. Uma atualização será fornecida como logo que razoavelmente praticável."
Ron Dennis
Outro baque financeiro que a McLaren teve que arcar foi a última parte dos dividendos a Ron Dennis, que foi destituído da companhia em 2017. Segundo balanço da revista Forbes, o ex-comandante, que já havia recebido US$ 242 milhões (R$ 1,29 bilhão) há três anos, também recebeu US$ 91 milhões (R$ 485 milhões) em agosto.
GALERIA: Relembre todos os carros e pilotos da história da McLaren na Fórmula 1
1966: McLaren-Ford M2B
Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B
Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A
Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A
Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C
Foto de: LAT Images
1969: McLaren-Ford M9A
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Ford M14D
Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A
Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C
Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23
Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26
Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28
Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F
Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30
Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
Foto de: LAT Images
1982: McLaren-Ford MP4/1B
Foto de: LAT Images
1983: McLaren-Porsche MP4/1E
Foto de: LAT Images
1984: McLaren-Porsche MP4/2
Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B
Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C
Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3
Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5
Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B
Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6
Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B
Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A
Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8
Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9
Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12
Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13
Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14
Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15
Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16
Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19
Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20
Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21
Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22
Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23
Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24
Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25
Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27
Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28
Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29
Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31
Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
2020: McLaren MCL35
Foto de: McLaren
Entenda por que Ricciardo e McLaren podem brigar pelo topo da F1
PODCAST: Alain Prost: 'apenas' o vilão dos brasileiros ou gênio incompreendido?
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
F1: Diante de críticas, Ricciardo afirma que não irá se distrair com "coisas negativas" no paddock
F1: Red Bull identifica problema que comprometeu corrida de Pérez
F1: Norris e chefe da McLaren 'trocam farpas' por estratégia do GP da Austrália
Fundo Soberano do Bahrein conclui compra da McLaren
F1: Zak Brown assina novo contrato para permanecer como CEO da McLaren até 2030
Últimas notícias
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Lola e Yamaha se unem em projeto para Fórmula E em 2025
Fórmula 1, música e sorvete: Leclerc investe em nova atividade extra-pista
Vettel ainda não tem certeza sobre possível retorno às corridas; confira
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments