Últimas notícias

Ricciardo deve ter punição em Monza ao estrear novo motor

Daniel Ricciardo terá de receber punições no grid de largada em Monza, no próximo fim de semana, quando se tornará o primeiro piloto a utilizar o novo motor da Renault de especificação C.

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

Steven Tee / Motorsport Images

O australiano já sabia há algumas semanas que as punições seriam inevitáveis, e a Red Bull escolheu que isso acontecesse em Monza para coincidir com a disponibilidade da novidade.

Caso o motor de especificação C funcione bem no carro de Ricciardo, Max Verstappen também receberá novos elementos da unidade de potência no mesmo fim de semana.

Ainda não está claro quais elementos o holandês teria, mas ele pode usar um novo V6 e um novo MGU-H sem punição. Outras alterações também mandariam Verstappen para o fundo do grid.

A equipe de fábrica da Renault optou por não usar a especificação mais recente, e Nico Hulkenberg e Carlos Sainz adotaram novos motores da especificação B em Spa-Francorchamps.

O chefe da Renault, Cyril Abiteboul, admitiu que havia riscos de confiabilidade associados à especificação C, e disse que a equipe de Enstone não pode se dar ao luxo de assumi-los, já que tenta se manter no quarto lugar no Mundial de Construtores.

Contudo, a Red Bull tem menos a perder e está disposta a arriscar na tentativa de encontrar mais performance.

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing

Photo by: Sam Bloxham / LAT Images

“Daniel receberá punições na próxima corrida, já que ele está destinado a trocar o motor”, disse Christian Horner ao Motorsport.com.

“Há um custo significativo que vem com a integração do motor ao carro por causa do resfriamento, etc, então, se há alguma performance, o que parece que há com nosso parceiro de combustível, estamos felizes em assumir o risco.”

“Usaremos o motor na sexta-feira, e aí tomaremos uma decisão à noite para definir se vamos mantê-lo.”

“Se estiver bom no carro de Daniel, Max também terá no sábado. Ele também deverá trocar o motor em Monza, então decidiremos na sexta-feira à noite quais motores os pilotos usarão na corrida.”

Horner admite que Monza será uma corrida dura mesmo com o novo motor, mas espera que a especificação C tenha um impacto nas corridas finais.

“Se há um pouco de performance, não estamos tão preocupados com Monza. Mas algumas das corrida a seguir, como Cingapura, México, são corridas que representam oportunidades para dificultar um pouco a vida de Mercedes e Ferrari.”

“Se pudermos ganhar algo, claro que procuraremos cada décimo de segundo que pudermos.”

A McLaren não tem planos de usar o motor de especificação C, já que seriam necessárias mudanças significativas no chassi para instalá-lo.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Massa critica falta de segurança na Indy: “inacreditável”
Próximo artigo Force India perde lugar no Grupo Estratégico da F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil