Ricciardo: Fórmula 1 mostrará desespero se adotar grid invertido
Piloto australiano da Renault seguiu a linha dos colegas da categoria e criticou a ideia de mudar o formato
Daniel Ricciardo, Renault R.S.19, leads Sergio Perez, Racing Point RP19, Lance Stroll, Racing Point RP19, and Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
Mark Sutton / Motorsport Images
Em meio às discussões sobre corridas com grid invertido na Fórmula 1, Daniel Ricciardo foi taxativo para se manifestar contra a ideia. Segundo o piloto australiano da Renault, a F1 teria que estar "desesperada" para considerar a mudança, que "diluiria o produto".
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O Motorsport.com questionou Ricciardo logo após as contundentes manifestações do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes. O pentacampeão reprovou veementemente a possibilidade e seu colega australiano corroborou a visão do líder do campeonato.
"Não acho que seja a hora certa. Não acho que seja ótimo. Acho que se as regras de 2021 entregarem o que devem, não há motivo para alterar o formato. E isso também diluiria muito o fim de semana. A sugestão é um pouco desesperada e não acho que seja o momento”, comentou Ricciardo, que faz sua primeira temporada na Renault (relembre os carros da escuderia abaixo).
1977: Renault RS01
Foto de: Sutton Motorsport Images
1978: Renault RS01
Foto de: LAT Images
1979: Renault RS10
Foto de: LAT Images
1980: Renault RE20
Foto de: LAT Images
1981: Renault RE30
Foto de: Sutton Motorsport Images
1982: Renault RE30
Foto de: LAT Images
1983: Renault RE40
Foto de: LAT Images
1984: Renault RE50
Foto de: Jean-Philippe Legrand
1985: Renault RE60
Foto de: Sutton Motorsport Images
2002: Renault R202
Foto de: Renault F1
2003: Renault R23
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2004: Renault R24
Foto de: LAT Images
2005: Renault R25
Foto de: Sutton Motorsport Images
2006: Renault R26
Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: Renault R27
Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: Renault R28
Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: Renault R29
Foto de: Sutton Motorsport Images
2016: Renault R.S.16
Foto de: Sutton Motorsport Images
2017: Renault R.S.17
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Renault R.S.18
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2019: Renault R.S.19
Foto de: Renault Sport
"Há alguns esportes, como o UFC, que eu amo, em que você vê uma luta o tempo todo, mas fica menos empolgado, menos interessado, porque sempre tem uma. Então se sempre há uma corrida, ela perde parte do seu valor. Prefiro manter como está”, analisou o australiano.
Ricciardo também criticou o fato de que os pilotos pouco foram ouvidos quanto à formulação das novas regras. "Isso é algo que nos frustra bastante. As coisas chegam a nós pela mídia e estamos tipo: ‘por que não fomos informado sobre isso?’”, ponderou.
"É por isso que tentamos nos esforçar mais nos últimos anos para garantir que estejamos envolvidos. Porque, ao longo dos últimos anos, algumas coisas foram decididas sem consultar os pilotos”.
"Especialmente se é algo em que nós sentimos fortemente, então acho que nossa opinião é mais valiosa do que a de qualquer outra pessoa. Acho que estamos progredindo, mas eles nem sempre gostam de nos envolver - no passado, não o fizeram”, completou Ricciardo.
Efeito solo
A principal mudança prevista para 2021 é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros ao chão e beneficia as ultrapassagens já foi banido da F1 no passado por ser considerado perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre as curiosidades sobre o efeito solo:
1970 - Chaparral 2J-Chevrolet
Foto de: LAT Images
1978 - Lotus
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1978 - Lotus
Foto de: LAT Images
Colin Chapman: o criador, mas nem tanto
Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo
Foto de: LAT Images
1978 - Brabham BT46B
Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980 - Williams FW07B Ford Cosworth
Foto de: LAT Images
1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth
Foto de: LAT Images
1980 - Brabham BT49
Foto de: Sutton Motorsport Images
1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)
Foto de: Jean-Philippe Legrand
1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C
Foto de: LAT Images
1981 - Nelson Piquet, Brabham
Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams FW08
Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams
Foto de: Williams F1
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo
Foto de: LAT Images
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo
Foto de: LAT Images
2021 - O retorno do efeito solo
Foto de: Giorgio Piola
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