Relato do treino livre

Ricciardo lidera primeiro treino livre do GP da Hungria

Australiano fecha sessão de abertura do fim de semana menos de 0s1 à frente de Vettel e Verstappen

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

Manuel Goria / Motorsport Images

Daniel Ricciardo deu a primeira demonstração do fim de semana de que a Red Bull será uma força a ser observada no GP da Hungria. O australiano liderou a primeira atividade realizada em Hungaroring, na manhã de sexta, em treino que viu grande equilíbrio entre os protagonistas.

Ricciardo registrou o tempo de 1min17s613, suficiente para deixá-lo apenas 0s079 à frente de Sebastian Vettel, da Ferrari, o vice-líder do Mundial. Já Max Verstappen, parceiro de Ricciardo na Red Bull, ficou em terceiro também com uma pequena desvantagem, 0s088 mais lento do que o primeiro colocado.

Apesar do equilíbrio na tabela de tempos, mas marcas foram obtidas em circunstâncias diferentes. Ricciardo e Verstappen anotaram suas melhores voltas com os pneus macios, que estão no meio da escala utilizada pela F1 em Hungaroring. Vettel, por sua vez, utilizou os ultramacios, os mais rápidos do fim de semana.

A diferença de pneus, por sinal, foi um item que deixou a relação de forças bagunçada no começo do treino, já que Red Bull, Ferrari e Mercedes calçavam compostos diferentes em suas primeiras tentativas – até o pneu médio chegou a ser utilizado.

Mas, no fim, a Mercedes ficou mais para trás, em quinto em sexto, com Lewis Hamilton à frente de Valtteri Bottas. A dupla fez sua marca com os compostos macios, os mesmos da Red Bull, mas ainda foram superados por Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Imediatamente atrás dos ponteiros veio Nico Hulkenberg, da Renault, que ficou em sétimo. Contudo, o alemão teve um fim prematuro de treino, já que seu carro apresentou problemas mecânicos após dois terços de sessão.

A outra Renault, de Carlos Sainz, além das duas Haas (Romain Grosjean e Kevin Magnussen) fecharam o grupo dos dez melhores.

O treino teve a participação de um piloto não titular. Antonio Giovinazzi substituiu Charles Leclerc na Sauber e ficou em 18º, inclusive 0s4 à frente do membro regular do time, Marcus Ericsson, que fechou na lanterna após passar boa parte do treino na garagem, com problemas no assoalho de seu carro.

Resultado do primeiro treino:

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença
1 3 Australia Daniel Ricciardo Red Bull TAG 30 1'17.613  
2 5 Germany Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 24 1'17.692 0.079
3 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull TAG 29 1'17.701 0.088
4 7 Finland Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari 23 1'17.948 0.335
5 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 28 1'18.036 0.423
6 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 20 1'18.470 0.857
7 8 France Romain Grosjean Haas Ferrari 17 1'18.975 1.362
8 27 Germany Nico Hulkenberg Renault Renault 14 1'19.025 1.412
9 55 Spain Carlos Sainz Jr. Renault Renault 32 1'19.128 1.515
10 20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 29 1'19.187 1.574
11 10 France Pierre Gasly Toro Rosso Honda 30 1'19.352 1.739
12 14 Spain Fernando Alonso McLaren Renault 24 1'19.690 2.077
13 28 New Zealand Brendon Hartley Toro Rosso Honda 32 1'19.841 2.228
14 18 Canada Lance Stroll Williams Mercedes 33 1'20.012 2.399
15 31 France Esteban Ocon Force India Mercedes 30 1'20.065 2.452
16 2 Belgium Stoffel Vandoorne McLaren Renault 28 1'20.151 2.538
17 11 Mexico Sergio Perez Force India Mercedes 27 1'20.159 2.546
18 36 Italy Antonio Giovinazzi Sauber Ferrari 31 1'20.293 2.680
19 35 Russian Federation Sergey Sirotkin Williams Mercedes 28 1'20.307 2.694
20 9 Sweden Marcus Ericsson Sauber Ferrari 12 1'20.697 3.084

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Análise: Este é o melhor game de F1 da história?
Próximo artigo Michelin destaca dois grandes obstáculos para voltar à F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil