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Rio faz acordo de exclusividade para negociar com F1 até novembro

Empresa responsável por construir a pista terá vantagem para fechar contrato com a categoria, mas terá concorrência se não assinar nos próximos quatro meses

Visão aérea do projeto de autódromo no RIo

Visão aérea do projeto de autódromo no RIo

Divulgacao

De acordo com informações apuradas pelo UOL, o consórcio Rio Motorpark, que venceu a concorrência para construir um autódromo no Rio de Janeiro, conseguiu fechar um acordo que garantirá até novembro a exclusividade nas negociações com a Fórmula 1 para receber o GP do Brasil a partir de 2021.

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Quem disputa com o Rio o direito de sediar a prova no Brasil é o autódromo de Interlagos, que só tem contrato com a categoria até 2020. Depois disso, a Liberty Media, empresa que detém os direitos comerciais da F1, vai decidir se a prova continua acontecendo no país e em qual circuito.

A realização do GP do Brasil de F1 tornou o centro de uma disputa entre as duas cidades e o novo autódromo do Rio está cercado de dúvidas sobre sua viabilidade. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, é um forte defensor de que o evento vá para a capital carioca, enquanto o Governador do estado de São Paulo, João Doria, está tentando manter a corrida na capital paulista.

Nas últimas semanas, veículos de imprensa noticiaram que a Rio Motorpark não ofereceu garantias financeiras suficientes para a construção do autódromo e que o presidente da empresa já se envolveu em escândalos de corrupção, além disso, a sede da empresa fica em um estado americano que é considerado um paraíso fiscal.

Confira um raio-x sobre as duas sedes históricas da F1 no Brasil.

Até hoje foram disputados 47 GPs do Brasil de Fórmula 1, de maneira ininterrupta. A edição inaugural, em 1972, vencida pelo argentino Carlos Reutemann, não valeu pontos para o campeonato daquele ano. Na foto, Luiz Pereira Bueno, sexto colocado.

Até hoje foram disputados 47 GPs do Brasil de Fórmula 1, de maneira ininterrupta. A edição inaugural, em 1972, vencida pelo argentino Carlos Reutemann, não valeu pontos para o campeonato daquele ano. Na foto, Luiz Pereira Bueno, sexto colocado.

Foto de: LAT Images

Um dos responsáveis pela vinda da categoria ao Brasil foi Antonio Carlos Scavone, ex-piloto da F3, e que também comentava provas na Rede Globo. Sua morte, em 1973, veio após a queda de um avião para a transmissão do GP da Grã-Bretanha daquele ano, junto com Julio de Lamare, primeiro diretor de esportes da emissora.

Um dos responsáveis pela vinda da categoria ao Brasil foi Antonio Carlos Scavone, ex-piloto da F3, e que também comentava provas na Rede Globo. Sua morte, em 1973, veio após a queda de um avião para a transmissão do GP da Grã-Bretanha daquele ano, junto com Julio de Lamare, primeiro diretor de esportes da emissora.

Foto de: David Phipps

A primeira edição valendo pontos foi em 1973, com triunfo de Emerson Fittipaldi.

A primeira edição valendo pontos foi em 1973, com triunfo de Emerson Fittipaldi.

Foto de: LAT Images

Fittipaldi repetiu o feito em 1974 e na edição seguinte aconteceu o único triunfo de José Carlos Pace, que hoje dá nome ao Autódromo de Interlagos.

Fittipaldi repetiu o feito em 1974 e na edição seguinte aconteceu o único triunfo de José Carlos Pace, que hoje dá nome ao Autódromo de Interlagos.

Foto de: David Phipps

O autódromo de Jacarepaguá foi inaugurado em 1966 com o nome de Nova Caledônia. Ele foi reformado e reinaugurado em 1977, recebendo a F1 em 1978, com nova vitória de Reutemann...

O autódromo de Jacarepaguá foi inaugurado em 1966 com o nome de Nova Caledônia. Ele foi reformado e reinaugurado em 1977, recebendo a F1 em 1978, com nova vitória de Reutemann...

Foto de: LAT Images

...e primeiro pódio da equipe Copersucar.

...e primeiro pódio da equipe Copersucar.

Foto de: David Phipps

Interlagos voltaria a receber a F1 nas duas edições seguintes, em 1979 e 1980, com triunfos franceses, de Jacques Laffite e René Arnoux, respectivamente.

Interlagos voltaria a receber a F1 nas duas edições seguintes, em 1979 e 1980, com triunfos franceses, de Jacques Laffite e René Arnoux, respectivamente.

Foto de: LAT Images

Por falar na França, Alain Prost é o maior vencedor do GP do Brasil, com seis vitórias: cinco em Jacarepaguá e um em Interlagos, na volta do GP a São Paulo.

Por falar na França, Alain Prost é o maior vencedor do GP do Brasil, com seis vitórias: cinco em Jacarepaguá e um em Interlagos, na volta do GP a São Paulo.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Jacarepaguá recebeu o GP regulamente de 1981 a 1989, sendo até palco de treinos de pré-temporada da F1 em algumas ocasiões.

Jacarepaguá recebeu o GP regulamente de 1981 a 1989, sendo até palco de treinos de pré-temporada da F1 em algumas ocasiões.

Foto de: Sutton Motorsport Images

O circuito testemunhou a estreia de Ayrton Senna na Fórmula na edição de 1984.

O circuito testemunhou a estreia de Ayrton Senna na Fórmula na edição de 1984.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 1986 uma corrida histórica, com a dobradinha brasileira, com vitória de Nelson Piquet e segunda colocação de Senna.

Em 1986 uma corrida histórica, com a dobradinha brasileira, com vitória de Nelson Piquet e segunda colocação de Senna.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Após a edição de 1989, o Rio de Janeiro demonstrou interesse em deixar de receber a corrida, o que motivou a volta de Interlagos para o calendário da F1.

Após a edição de 1989, o Rio de Janeiro demonstrou interesse em deixar de receber a corrida, o que motivou a volta de Interlagos para o calendário da F1.

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Piero Gancia, então presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) foi atrás do apoio da Prefeitura de São Paulo e conseguiu o “sim” de Luiza Erundina, então prefeita de São Paulo,  para bancar uma reforma de modernização do circuito paulistano. Senna dava ajuda política dentro da FIA para a volta .

Piero Gancia, então presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) foi atrás do apoio da Prefeitura de São Paulo e conseguiu o “sim” de Luiza Erundina, então prefeita de São Paulo, para bancar uma reforma de modernização do circuito paulistano. Senna dava ajuda política dentro da FIA para a volta .

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mas o antigo traçado de 7.960 metros foi deixado de lado para um novo de 4.325, o que deixa muitos fãs aborrecidos até os dias de hoje.

Mas o antigo traçado de 7.960 metros foi deixado de lado para um novo de 4.325, o que deixa muitos fãs aborrecidos até os dias de hoje.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Desde então, a F1 acontece em Interlagos, com alguns momentos marcantes, como a primeira vitória de Senna no Brasil, em 1991.

Desde então, a F1 acontece em Interlagos, com alguns momentos marcantes, como a primeira vitória de Senna no Brasil, em 1991.

Foto de: Sutton Motorsport Images

A partir de 2004, o GP do Brasil começou a ser realizado na parte final do calendário da F1, o que possibilitou a decisão de alguns títulos, como o bicampeonato de Fernando Alonso (2005 e 2006).

A partir de 2004, o GP do Brasil começou a ser realizado na parte final do calendário da F1, o que possibilitou a decisão de alguns títulos, como o bicampeonato de Fernando Alonso (2005 e 2006).

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Felipe Massa venceu com macacão verde-amarelo, mesmo fazendo parte da Ferrari em 2006.

Felipe Massa venceu com macacão verde-amarelo, mesmo fazendo parte da Ferrari em 2006.

Foto de: Lorenzo Bellanca / Motorsport Images

Em 2008, um dos momentos mais emblemáticos, com a inesquecível disputa entre Massa e Hamilton.

Em 2008, um dos momentos mais emblemáticos, com a inesquecível disputa entre Massa e Hamilton.

Foto de: LAT Images

A edição de 2020 será a última do atual contrato envolvendo São Paulo e F1. Uma pista ainda a ser construída em Deodoro aparece como opção, sendo a preferida do presidente Jair Bolsonaro, e os representantes locais.

A edição de 2020 será a última do atual contrato envolvendo São Paulo e F1. Uma pista ainda a ser construída em Deodoro aparece como opção, sendo a preferida do presidente Jair Bolsonaro, e os representantes locais.

Foto de: Divulgacao

Do outro lado, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas e o governador, João Doria, apostam na manutenção de Interlagos como sede do GP do Brasil.

Do outro lado, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas e o governador, João Doria, apostam na manutenção de Interlagos como sede do GP do Brasil.

Foto de: Carlos Costa

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