Reações

Sainz: “Há 20 anos, o problema era a segurança, hoje é o espetáculo”

Espanhol da McLaren fez comentários sobre o que a Fórmula 1 precisa fazer para ser mais atrativa para fãs e pilotos

Carlos Sainz Jr., McLaren, on the grid

Carlos Sainz Jr., McLaren, on the grid

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Piloto da McLaren, Carlos Sainz expressou sua opinião sobre o futuro da Fórmula 1 a partir de 2021. O espanhol enfatizou que a competitividade precisa ser aumentada, de forma similar ao que aconteceu na MotoGP, e diz ainda que não faz bem ao esporte que bons pilotos passem tanto tempo na categoria sem chances de vitória (confira quais nomes têm mais corridas sem triunfos na F1 em galeria especial no fim desta matéria).

Leia também:

O Motorsport.com questionou Sainz sobre sua sua opinião quanto ao futuro da F1, depois da reunião em Paris em que estiveram presentes os chefes de equipe, a Liberty Media, empresa que detém o controle da F1, e vários pilotos, inclusive representantes da GPDA (Associação de Pilotos de Grandes Prêmios, em inglês).

“Na GPDA estamos nos entendendo melhor, estamos mais unidos e vamos mais diretamente aos pontos em que podemos ter influência. Creio que os pilotos de F1 são os únicos capazes de sentir um carro desses e saber o que está acontecendo para dar informações para a FIA e para a Liberty Media a respeito do que fazer para melhorar as ultrapassagens e o espetáculo", disse Sainz.

“Obviamente a última palavra é deles, mas podemos dar um feedback e ajudá-los. Não sei por que não usaram essa ajuda no passado. Há 20 anos, o problema era a segurança, agora é o espetáculo. A GPDA se concentra naquilo que preocupa os pilotos para o futuro da categoria. Não é uma questão de criticar a F1, mas sim de buscar melhorar a modalidade para os pilotos do futuro e para que nós estejamos entre eles”, completou o espanhol.

O domínio da Mercedes na era dos motores híbridos diminuiu a emoção das corridas. Sainz considera “insustentável” que pilotos como Pérez e Hulkenberg não tenham vencido nenhuma prova das 164 e 165 que disputaram, respectivamente.

“Quando vemos pessoas como Marcus Ericsson indo para outras categorias e sendo rapidamente competitivos, ganhando corridas ou subindo ao pódio enquanto você está na Fórmula 1 sempre em sétimo... É algo que não me incomoda, porque esta é apenas a minha quinta temporada na F1, mas pense em Pérez ou Hulkenberg, que estão aqui há muitos anos. É insustentável”.

“Não é algo que um piloto esteja disposto a aguentar para sempre. É algo que precisa mudar o quanto antes e espero que isso aconteça em 2021”, ponderou Sainz, que já passou por Toro Rosso e Renault antes de ir para a McLaren.

Ele considera que um ponto chave para a F1 é aumentar a competitividade entre as equipes, o que foi realizado na MotoGP sob a liderança de Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, empresa que controla a categoria. Apesar da comparação, o espanhol reconhece que a MotoGP e a F1 são muito diferentes.

“Conheço muito bem o Ezpeleta da MotoGP e conversamos muitas vezes sobre o que ele fez na categoria, sobre como lidaram com os fabricantes quando as regras começaram a apertá-los, e que agora estão mais contentes do que nunca porque seguem vencendo, mas com mais pessoas e mais competitividade".

"É um exemplo muito bom e é algo que eu gostaria de ver na F1 em breve. A Fórmula 1 é uma categoria muito diferente, porém espero que possamos convergir no futuro para algo mais dependente do piloto e não dependente da Mercedes”.

Os 25 pilotos com mais provas sem vitórias na F1:

28. Vitantonio Liuzzi (80 corridas)

28. Vitantonio Liuzzi (80 corridas)

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

27. Daniil Kvyat (81 corridas)

27. Daniil Kvyat (81 corridas)

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

26. Marc Surer (81 corridas)

26. Marc Surer (81 corridas)

Foto de: Jean-Philippe Legrand

25. Jonathan Palmer (83 corridas)

25. Jonathan Palmer (83 corridas)

Foto de: LAT Images

24. Carlos Sainz (90 corridas)

24. Carlos Sainz (90 corridas)

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

23. Kevin Magnussen (90 corridas)

23. Kevin Magnussen (90 corridas)

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

22. Takuma Sato (90 corridas)

22. Takuma Sato (90 corridas)

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

21. Timo Glock (91 corridas)

21. Timo Glock (91 corridas)

Foto de: Sutton Motorsport Images

20. Ivan Capelli (93 corridas)

20. Ivan Capelli (93 corridas)

Foto de: LAT Images

19. Ukyo Katayama (95 corridas)

19. Ukyo Katayama (95 corridas)

Foto de: LAT Images

18. Chris Amon (96 corridas)

18. Chris Amon (96 corridas)

Foto de: LAT Images

17. Marcus Ericsson  (97 corridas)

17. Marcus Ericsson (97 corridas)

Foto de: Sutton Motorsport Images

16. Pedro Diniz (98 corridas)

16. Pedro Diniz (98 corridas)

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

15. Pedro de la Rosa (105 corridas)

15. Pedro de la Rosa (105 corridas)

Foto de: LAT Images

14. Jos Verstappen (107 corridas)

14. Jos Verstappen (107 corridas)

Foto de: LAT Images

13. Philippe Alliot (109 corridas)

13. Philippe Alliot (109 corridas)

Foto de: LAT Images

12. Mika Salo (110 corridas)

12. Mika Salo (110 corridas)

Foto de: LAT Images

11. Pierluigi Martini (118 corridas)

11. Pierluigi Martini (118 corridas)

Foto de: LAT Images

10. Adrian Sutil (128 corridas)

10. Adrian Sutil (128 corridas)

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

9. Eddie Cheever (132 corridas)

9. Eddie Cheever (132 corridas)

Foto de: Giorgio Piola

8. Jean-Pierre Jarier (134 corridas)

8. Jean-Pierre Jarier (134 corridas)

Foto de: Sutton Motorsport Images

7. Derek Warwick (146 corridas)

7. Derek Warwick (146 corridas)

Foto de: LAT Images

6. Romain Grosjean (152 corridas)

6. Romain Grosjean (152 corridas)

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

5. Martin Brundle (158 corridas)

5. Martin Brundle (158 corridas)

Foto de: LAT Images

4. Sergio Pérez (164 corridas)

4. Sergio Pérez (164 corridas)

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

3. Nico Hulkenberg (165 corridas)

3. Nico Hulkenberg (165 corridas)

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2. Nick Heidfeld (183 corridas)

2. Nick Heidfeld (183 corridas)

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

1. Andrea de Cesaris (208 corridas)

1. Andrea de Cesaris (208 corridas)

Foto de: LAT Images

28

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Vettel na Mercedes? Testamos se o mercado de pilotos é realista no game F1 2019
Próximo artigo F1: Chefe da Red Bull diz que Verstappen é melhor que Hamilton

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil