Últimas notícias

Sainz: falta de ganho no motor explica queda da Renault

Carlos Sainz acredita que a falta de progresso no motor na segunda parte da temporada explica a queda de rendimento da Renault na F1.

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Manuel Goria / Motorsport Images

A fabricante francesa foi uma competidora constante na parte da frente do pelotão intermediário, mas perdeu terreno nas prova recentes com o desenvolvimento das outras equipes.

Mas, por mais que algumas dificuldades da Renault tenham sido graças ao carro em si, Sainz acredita que a falta de atualização no motor na segunda parte da temporada também prejudicou.

A Renault optou por não adotar a especificação C, já que havia preocupações com a confiabilidade, mesmo que a Red Bull tenha mostrado que há ganhos de performance.

“Acho que houve um grande revés provavelmente do lado do motor”, disse Sainz ao Motorsport.com. “Não esperávamos que Ferrari e Mercedes dessem um passo tão grande durante o ano.”

“Pensamos que a especificação B seria suficiente, mas vimos no momento que não é. Trouxemos novidades ao chassi – provavelmente o chassi não é tão ruim, mas em velocidade final não estamos onde gostaríamos.”

Questionado se, analisando em retrospecto, seria melhor a Renault ter adotado a especificação C, Sainz respondeu: “Se ele vem sem confiabilidade, não.”

“A equipe está totalmente certa de que, com nosso combustível, ele não é confiável o suficiente. Então, apoio totalmente a equipe em qualquer decisão que eles tomarem.”

“Acho que precisamos de mais potência, o que não temos, e não temos por qualquer razão. Se quiséssemos estar no Q3 no Japão, precisávamos de mais potência, a e Honda mostrou que isso é possível.”

Sainz acredita que a Renault precisa fazer uma análise mais profunda do que aconteceu para entender exatamente por que os outros deram um passo maior.

“Sinto que houve uma grande corrida de desenvolvimento durante o ano”, disse.

“Vi a equipe se esforçando bastante para trazer peças [novas] em todas as corridas. Trouxemos muitas coisas durante o ano, mas provavelmente não tivemos tanto quanto os outros em termos de performance na pista.”

“Precisamos entender por quê. Precisamos analisar por quê. Mas, definitivamente, vemos isso no momento. Estamos longe demais para sermos postulantes ao Q3 em toda corrida.”

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

Photo by: Manuel Goria / Sutton Images

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton: “A mídia precisa mostrar mais respeito por Vettel”
Próximo artigo Análise: Ferrari continua com seu desenvolvimento técnico

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil