Últimas notícias

Sem Allison, Ferrari adota estrutura técnica da McLaren

Após recusas para vaga de diretor-técnico, Ferrari decide ter estrutura mais horizontalizada, com maior participação dos engenheiros

Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H

Foto de: XPB Images

Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
James Allison, Ferrari Chassis
James Allison, Ferrari Chassis Technical Director
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal
Sebastian Vettel, Ferrari with Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal on the grid

Pressionada pela perda da segunda colocação do mundial de construtores para a Red Bull e ainda assimilando a saída de James Allison, ex-diretor técnico, a Ferrari planeja uma alteração na estrutura.   

Ainda que Mattia Binotto tenha assumido o cargo de Allison, ele não possui ampla experiência de desenvolvimento de chassi nem de aerodinâmica.

"Ele (Binotto) vai trabalhar com a equipe para ajudar a melhorar o carro. Todos os técnicos falam entre si, mas haverá uma diferença importante, não será mais o carro de uma só pessoa", disse Maurizio Arrivabene, chefe do time.

"Teremos um carro que será o resultado da cooperação entre todos os grupos de trabalho que participam do projeto". 

Olhar para dentro

Apesar de ter mostrado interesse em contratar Ross Brawn e James Key, da Toro Rosso, o dirigente teve de lidar com respostas negativas, já que nenhum dos dois quis se unir à equipe de Maranello.  

Arrivabene explicou que o plano agora é buscar uma maneira diferente de trabalho. Ele quer aumentar a participação de todos os seus engenheiros.  

Com isso, a estrutura se torna mais horizontal, sendo a operação técnica encabeçada por várias figuras-chaves, similar ao que a McLaren tem com Peter Prodromou, Tim Goss e Matt Morris.

"Estamos modificando nossa estrutura técnica, mas vamos a completar essa operação somente quando entendermos que já temos na equipe engenheiros com capacidades não-exploradas", disse Arrivabene.  

"Creio que temos certos talentos. A pergunta que faço é 'por que se temos pessoas capacitadas esses talentos não brilham?' Se você tem bons engenheiros mas se eles passam o tempo em trabalhos menos importantes, então está claro que você está perdendo oportunidades." 

"Nosso papel é mostrar o objetivo e assegurar que o alcancem. Se os conceitos são claros, creio que não é necessário buscar fora de Maranello novos engenheiros. Não estamos buscando um mega-talento. Quando há uma figura assim, é normal que toda a equipe técnica siga o que ele diz. Estamos trabalhando em uma nova estrutura horizontal e o coordenador é Mattia Binotto", completou.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton: “nem cheguei perto do limite do motor na Alemanha"
Próximo artigo Mazepin: "Em vez de cedo, é crucial chegar à F1 pronto"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil