Fórmula 1
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
19 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
33 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
61 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
68 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
82 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
96 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
103 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
117 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
124 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
138 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
152 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
180 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
187 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
201 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
208 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
222 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
236 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
243 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
257 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
271 dias

Veja 10 curiosidades do dia em que Senna 'se apresentou' à Fórmula 1

compartilhar
comentários
Veja 10 curiosidades do dia em que Senna 'se apresentou' à Fórmula 1
Por:
, Editor
Co-autor: Felipe Motta
3 de jun de 2019 14:39

No GP de Mônaco de 1984, Ayrton Senna deu show na chuva e por pouco não conseguiu sua primeira vitória na categoria

Foi em 3 de junho de 1984 que o mundo do automobilismo tinha a prévia daquele que seria um dos pilotos mais geniais da história da Fórmula 1.

Leia também:

Nesta data, no Grande Prêmio de Mônaco, Ayrton Senna estava apenas em sua sexta corrida na categoria e deu show no principado debaixo de uma chuva torrencial, mas quando assumiu a liderança a prova foi encerrada precocemente, contabilizando a classificação da volta anterior, e a vitória ficando com Alain Prost.

Mas essa história contada aos brasileiros é quase sabida por todos os fãs de automobilismo. Porém, naquele mesmo GP existem ainda 10 curiosidades que nem todo mundo sabe. Veja abaixo:

Galeria
Lista

Vitória antecipada prejudicou Prost no geral

Vitória antecipada prejudicou Prost no geral
1/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Senna passou Prost na volta 32, não completada, mas o francês ficou com a vitória pois em caso de bandeira vermelha contou a classificação da volta anterior, e metade dos pontos foram dados. Prost perdeu o título daquele ano para Niki Lauda por 0,5 ponto. Se a corrida tivesse continuada, o francês teria feito 9 (1º lugar) ou 6 (2º) e teria sido campeão

Voando na primeira volta

Voando na primeira volta
2/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna largou apenas na 13ª colocação, mas já na primeira volta pulou para nono e foi abrindo caminho no pelotão

O outro Rei da Chuva

O outro Rei da Chuva
3/10

Foto de: LAT Images

A bordo da Tyrrell, o alemão Stefan Bellof, que também estava em sua temporada de estreia na F1, pulou da 20ª para a 11ª posição na primeira volta. Seu motor aspirado levava vantagem na chuva diante dos turbos. Ele completou a prova em terceiro, mas foi desclassificado depois por seu carro estar abaixo do peso. Bellof morreria no ano seguinte em um acidente nos carros de turismo em Spa, na Bélgica

Primeira fila de gala

Primeira fila de gala
4/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost foi o pole position, largando pela primeira vez na ponta com a McLaren. E o segundo no grid era Nigel Mansell, da Lotus. Mansell acabou batendo na 12ª volta e não completou a prova

E o atual campeão?

E o atual campeão?
5/10

Foto de: LAT Images

Campeão de 1983, Nelson Piquet largou até à frente de Senna, saindo em nono, mas abandonou após 12 voltas com problemas elétricos. Piquet não havia conseguido nenhum ponto até aquela altura do campeonato, sofrendo com a confiabilidade da Brabham

Não daria

Não daria
6/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

Muito se diz que a direção de prova tirou a vitória de Senna. Porém, conforme revelado anos mais tarde, os mecânicos da Toleman constataram que o motor estava com superaquecimento e o carro do brasileiro também tinha danos na suspensão, o que impossibilitaria Senna de continuar por muito mais voltas

Adeus, Jacky Ickx

Adeus, Jacky Ickx
7/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

O belga tomou a decisão de dar a bandeirada final na volta 32 para encerrar a prova. Por ter feito isso sem consultar a direção da corrida, o ex-piloto belga, vice-campeão em 1969 e 70, ele não voltou mais a exercer o cargo de controle de prova nas corridas de Fórmula 1.

E Lauda?

E Lauda?
8/10

Foto de: Sutton Motorsport Images

O austríaco seria o campeão daquele ano, mas largou em oitavo e rodou na 23ª volta quando era o segundo colocado. Lauda sairia de Mônaco 10,5 pontos atrás de Prost, o líder do campeonato

Qual país dominava a F1?

Qual país dominava a F1?
9/10

Foto de: LAT Images

A Itália era o país que tinha mais representantes naquele fim de semana, com 7 pilotos: Michele Alboreto, Elio de Angelis, Piercarlo Ghinzani, Riccardo Patrese, Corrado Fabi, Andrea de Cesaris e Mauro Baldi.

A "volta rápida"

A "volta rápida"
10/10

Foto de: XPB Images

Ayrton Senna cravou sua primeira volta rápida da carreira, tendo feito o tempo de 1min54s334, o mais veloz daquele GP.

Próximo artigo
Alonso e Montoya quase formaram time dos sonhos da Porsche em Le Mans

Artigo anterior

Alonso e Montoya quase formaram time dos sonhos da Porsche em Le Mans

Próximo artigo

Chefão da McLaren diz que começa a ver sinais de Mercedes em sua equipe

Chefão da McLaren diz que começa a ver sinais de Mercedes em sua equipe
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP de Monaco
Sub-evento Domingo corrida
Pilotos Alain Prost , Ayrton Senna Compre Agora
Autor Gustavo Faldon