Últimas notícias

Top-10: Os maiores momentos de pilotos japoneses na história

Após vitória de Sato em Indy, relembre os pontos mais altos do automobilismo japonês em campeonatos mundiais

Winner Takuma Sato, Andretti Autosport Honda celebrates

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Indiscutivelmente o maior momento da história do Japão no automobilismo foi no último domingo, com a vitória de Takuma Sato nas 500 Milhas de Indianápolis. Aos 40 anos de idade, o piloto da Andretti Autosport conquistou 101ª edição da prova mais tradicional dos EUA.

Mas quais foram os grandes momentos do Japão nas pistas até a inesquecível atuação de Takuma no Indianapoilis Motors Speedway?

Relembre:

O 1º ponto na F1, 1987: Em sua segunda prova na F1 como piloto da Lotus, Satoru Nakajima conquistou o primeiro ponto do Japão no mundial sendo sexto em San Marino. Ele foi o primeiro japonês a fazer temporadas inteiras no mundial.
A 1ª volta mais rápida, 1989: Em uma das provas mais chuvosas e doidas da história da F1, Nakajima conquistou seu melhor resultado. Ele foi o quarto e fez a volta mais rápida da corrida.
O 1º pódio na F1, 1990: No dia da dobradinha de Piquet e Moreno na Benetton, Aguri Suzuki conquistou o primeiro pódio do Japão na história, chegando em terceiro em Suzuka de Lola Larrousse.
Quase na pole, 2004: Investimento da Honda, Takuma Sato foi a sensação da temporada de 2004 por sua velocidade e inconstância. No GP da Europa (Nurburgring), ele se tornou o primeiro japonês a largar na 1ª fila na F1, ao lado do pole, Michael Schumacher.
Time totalmente japonês, 2006: Depois da saída de Sato da BAR, a Honda montou a Super Aguri. O time tinha pilotos japoneses, chefe japonês e motor japonês. A equipe durou até a metade da temporada de 2008 após a fabricante desistir da ideia.
Derrotando Alonso, 2007: O auge do time foi no GP do Canadá de 2007, quando Takuma Sato causou espanto de todos ao passar por Fernando Alonso para ficar em sexto no final da prova.
Quase na pole (2), 2012: Na Bélgica em 2012, Kamui Kobayashi ficou a menos de 0s3 da pole de Jenson Button. Foi a segunda de duas vezes que um japonês saiu na primeira fila.
Pódio segurando Button, 2012: Kobayashi se vingou de Button em Suzuka naquele ano, segurando o britânico para conquistar seu primeiro e único pódio na Fórmula 1, em terceiro.
A 1ª vitória na Indy, 2013: Na Indy desde 2010, Takuma Sato conquistou sua primeira vitória no campeonato em Long Beach em 2013. Foi a primeira vitória de um japonês em uma categoria top do automobilismo.
A primeira Indy 500, 2017: Pódio em Indy em 2004 na F1, Takuma Sato se consagrou no último domingo no mesmo local. Ele segurou o tricampeão da prova, Helio Castroneves, para dar o primeiro triunfo ao Japão na corrida mais tradicional dos EUA, a Indy 500.
10

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ericsson culpa freios frios por batida durante Safety Car
Próximo artigo Haas: F1 não deve ser “socialista” na divisão dos lucros

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil