Toro Rosso confirma japonês no 1º treino livre do GP do Japão de F1
Ídolo local é apoiado pela Honda, fornecedora de motores da equipe e proprietária do autódromo de Suzuka
山本尚貴(#1 RAYBRIG NSX-GT)
Masahide Kamio
O japonês Naoki Yamamoto fará sua estreia em um fim de semana de Fórmula 1 pilotando pela Toro Rosso na primeira sessão de treinos de sexta-feira para o GP do Japão, como previsto pelo Motorsport.com.
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A Toro Rosso confirmou nesta segunda-feira o que já era imaginado. Na última sexta, um vídeo com declarações de Yamamoto comentando a oportunidade foi publicado antes da hora pela própria STR, que rapidamente apagou as imagens.
“Olá, pessoal. Meu nome é Naoki Yamamoto, do Japão, e eu corro na Super Fórmula e Super GT. Não ano passado, eu venci o campeonato em ambas as categoria, um momento incrível. Primeiro eu gostaria de agradecer STR, RBR e Honda pela incrível oportunidade de guiar um Fórmula 1 em Suzuka, que é minha corrida em casa. Estou muito contente e ansioso para guiar um F1. Hoje mesmo eu estava fazendo o meu banco na fábrica da STR. Torço para ver os fãs japoneses e da Honda em Suzuka”, disse o piloto no vídeo.
Motivações
O teste de Yamamoto também se deve ao fato de que, hoje, o programa de jovens pilotos da Red Bull e da Toro Rosso não tem nomes jovens à disposição para substituir um dos representantes titulares do grupo na F1. O japonês é apoiado pela Honda, que fornece motores para a Toro Rosso desde a temporada do ano passado, além de ser proprietária da pista de Suzuka.
Yamamoto vai substituir o francês Pierre Gasly, que foi rebaixado da Red Bull ao longo do ano e retomará o carro nas demais sessões do fim de semana. Na galeria abaixo, você relembra a história dos pilotos de Red Bull e Toro Rosso:
Pierre Gasly estreou na Red Bull em 2019, após boa temporada com a Toro Rosso.
Foto de: Sutton Motorsport Images
Campeão da GP2 em 2016, o francês ficou a meio ponto de conquistar a Super Fórmula em 2017. Naquele ano, estreou pela Toro Rosso, substituindo Daniil Kvyat no GP da Malásia.
Depois de um bom 2018 com a Toro Rosso, Gasly foi promovido. Entretanto, o francês não convenceu na Red Bull e foi rebaixado para dar lugar a Alexander Albon a partir do GP da Bélgica. A troca é a última de uma histórica dança das cadeiras entre equipe principal e júnior na F1.
Foto de: XPB Images
A primeira 'troca' do grupo aconteceu antes mesmo da criação da Toro Rosso. Foi em 2005, na primeira temporada da Red Bull. Companheiro do escocês David Coulthard, o austríaco Christian Klien foi substituído pelo italiano Vitantonio Liuzzi em quatro GPs na metade do ano.
Foto de: Red Bull Racing
Em 2006, na primeira temporada da Toro Rosso na F1, Liuzzi fez dupla com o norte-americano Scott Speed (direita). Na Red Bull, Coulthard seguiu tendo Klien como parceiro, mas o austríaco foi substituído pelo holandês Robert Doornbos a quatro provas do fim do ano.
Foto de: XPB Images
No ano seguinte, o australiano Mark Webber foi contratado para correr ao lado de Coulthard na Red Bull.
Foto de: XPB Images
2007 foi um ano cheio de mudanças na Toro Rosso. Speed deixou a equipe depois de um ano e meio, após discutir com o chefe da escuderia, Franz Tost, no GP da Europa.
Foto de: XPB Images
Com a saída de Speed, um jovem chamado Sebastian Vettel assumiu a vaga. A então promessa alemã havia estreado pontuando com a BMW nos Estados Unidos. Vettel disputou as últimas sete corridas de 2007 com a STR, chegando em quarto na China, enquanto Liuzzi foi o sexto.
Foto de: XPB Images
Na temporada seguinte, Coulthard e Webber seguiram como pilotos titulares da Red Bull.
Foto de: XPB Images
Liuzzi deu lugar ao francês Sebastien Bourdais na Toro Rosso em 2008. Já Vettel conquistou sua primeira vitória, e a única da equipe, ao triunfar no GP da Itália.
Foto de: XPB Images
Em 2009, Coulthard se aposentou e Vettel foi promovido.
Foto de: James Moy
Quem assumiu a vaga do alemão na Toro Rosso foi o suíço Sebastien Buemi, novo companheiro de Bourdais.
Foto de: XPB Images
O francês, porém, não rendeu como o esperado e acabou substituído no meio da temporada. Quem assumiu foi o espanhol Jaime Alguersuari.
Foto de: XPB Images
Alguersuari e Buemi foram companheiros por duas temporadas e meia, entre os anos de 2009 e 2011.
Foto de: XPB Images
Para 2012, entretanto, a Toro Rosso dispensou a dupla. Os substitutos foram Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne. Buemi seguiu como piloto de testes na Red Bull e mais tarde rumaria para a Fórmula E, na qual tem um título. Alguersuari largou o automobilismo e hoje se dedica à carreira de DJ.
Foto de: XPB Images
Em 2014, Webber se aposentou e foi substituído por Ricciardo na Red Bull.
Foto de: XPB Images
Com isso, Kvyat assumiu o posto de piloto da Toro Rosso ao lado de Vergne.
Foto de: XPB Images
Em 2015, Vettel foi para a Ferrari e foi substituído por Kvyat. Já Vergne foi dispensado e também foi para a F-E, na qual é o atual bicampeão.
Foto de: XPB Images
Com as saídas de Kvyat e Vergne, Max Verstappen e Carlos Sainz assumiram as vagas da Toro Rosso. Eles foram companheiros durante um ano e meio.
Foto de: XPB Images
Em maio de 2016, Verstappen foi promovido para a Red Bull e venceu logo em sua primeira corrida, na Espanha. Kvyat, em má fase, foi rebaixado para a Toro Rosso.
Foto de: XPB Images
Em 2017, Ricciardo e Verstappen seguiram na Red Bull. Eles foram companheiros até o fim de 2018.
Kvyat conseguiu manter sua vaga na Toro Rosso em 2017, mas foi amplamente batido por Sainz. Gasly, então, assumiu a vaga do russo. Sainz se transferiu para a Renault antes do fim do ano, sendo substituído pelo neozelandês Brendon Hartley.
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Hartley e Gasly se mantiveram na equipe em 2018. No fim do ano passado, porém, o anúncio da ida de Ricciardo para a Renault provocou novas mudanças.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Gasly foi o escolhido para a vaga do australiano, enquanto Hartley foi dispensado e foi para a Ferrari como piloto de simulador, antes de assinar pela Dragon na F-E e correr no WEC. Em seus lugares, a Toro Rosso contratou Albon e Kvyat, que recebeu nova chance na F1.
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Na terceira passagem pela Toro Rosso, o russo conquistou o segundo pódio da história da equipe. Ele terminou em terceiro no GP da Alemanha. Não foi o suficiente, porém, para se credenciar a um retorno para a Red Bull.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A contratação de Albon pela Toro Rosso também teve suas complicações. Ele tinha acabado de assinar com a Nissan na F-E, mas voltou atrás para aceitar a proposta da STR.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
O novato tailandês tomou o posto de Gasly na Red Bull a partir do GP da Bélgica, ao passo que o francês retornou para sua ex-equipe após 12 provas fracas pelo time principal.
Foto de: Dom Romney / Motorsport Images
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