Últimas notícias

Tufão em Suzuka: pilotos querem definição sobre quali até sexta

Competidores da Fórmula 1 se manifestaram sobre o treino classificatório para o GP do Japão

 Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W05 leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W05 at the start of the race

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W05 leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W05 at the start of the race

Sutton Motorsport Images

Os pilotos da Fórmula 1 esperam que haja uma definição sobre o treino classificatório para o GP do Japão até sexta-feira. O impasse se deve à possibilidade de o tufão Hagibis atingir o circuito de Suzuka.

O fenômeno meteorológico está se aproximando após uma rápida intensificação no oceano Pacífico e, embora seja difícil definir seu caminho exato, deve causar um forte impacto em Suzuka na tarde de sábado.

Leia também:

Com as atualizações da previsão do tempo para o fim de semana, a possibilidade de a classificação ser adiada de sábado para domingo aumentou, já que o tufão deve se afastar no domingo, o que permitiria a definição do grid de largada e a corrida no mesmo dia.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) informou que segue acompanhando os desdobramentos. Ventos e chuvas extremos tornariam inseguras a atividade na pista e a presença de fãs, de modo que a F1 e o órgão estão controlando a situação.

Uma das medidas oficiais já divulgadas é o cancelamento das atividades da Fórmula 4 japonesa. O objetivo é flexibilizar a programação do fim de semana. Por enquanto, as atividades de sexta-feira da F1 parecem não estar sob risco.

Para o primeiro treino livre, às 10h (22h de quinta-feira pelo horário de Brasília), a previsão é de céu nublado e apenas 45% de chances de chuva. Na segunda sessão prática, o risco de chuva passa para 60%.

A maioria dos pilotos da F1 acredita que será uma decisão fácil abortar a sessão final de treinos planejada para o sábado e fazer a qualificação no domingo se a previsão de chegada do tufão permanecer a mesma.

Uma forte chuva deve chegar à região por volta das 19h (horário local, 7h de Brasília) de sexta-feira. No sábado, a ventania deverá chegar a aproximadamente 160 km/h, ainda com chuva violenta, o que certamente impediria a realização do terceiro treino livre e da classificação.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

"Se for esse o caso, não acho seguro estar na pista, nas arquibancadas ou em qualquer outro lugar do autódromo", disse o francês Romain Grosjean, piloto da Haas e diretor da Associação de Pilotos de GPs.

"Acho que não há motivo para discutir isso. Acredito que eles tomarão a melhor decisão. Obviamente, um tufão pode mudar de direção e assim por diante, mas até agora parece que está chegando aqui”, ponderou.

"Eu pratico bastante kitesurf, então olho para meus aplicativos e dá para ver o vento e onde ele estará. A decisão precisará ser tomada na noite de sexta-feira, tendo em vista todos os espectadores que estão chegando".

Daniel Ricciardo, da Renault, concorda: "Na sexta-feira, em algum momento, eles devem tomar uma decisão. Não dá para esperar até sábado. Acho que eles entenderão o suficiente sobre o que vai acontecer, então acho que sexta à noite é o suficiente”.

Saquê

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team

Photo by: Simon Galloway / Sutton Images

O carismático piloto australiano ainda brincou com a possibilidade de não ter que ir à pista no sábado: "Se for esse o caso, o saquê vai rolar solto na sexta à noite e a gente dorme no sábado... mas eu não gosto de saquê!”.

Sebastian Vettel também crê que haverá informações suficientes para tomar uma decisão antes do sábado. O alemão disse que a segurança é a "principal prioridade" dos pilotos e espectadores, mas o piloto da Ferrari - e seu ex-companheiro de equipe Kimi Raikkonen, atualmente na Alfa Romeo - sugeriram que seria imprudente apressar uma decisão.

"É responsabilidade dos organizadores decidirem com antecedência suficiente", disse Vettel. "Por outro lado, esta previsão pode mudar. Tomar decisões muito cedo também certamente seria errado”.

Já Raikkonen admitiu que, "se chover como previsto, ficará bastante claro que não haverá qualificação no sábado". O finlandês disse ainda que o tempo está "fora do alcance das mãos de qualquer um".

O campeão mundial de 2007 acrescentou: "Todo mundo diz que vai ser feio. Eu estive aqui no passado quando eles cancelaram o quali e depois estava completamente ensolarado no dia em que cancelaram. É muito difícil acertar”.

Charles Leclerc, que se classificou na pole nas últimas quatro corridas, disse: "É bastante claro que, se o tufão chegar aqui, não há como pilotar no sábado”. No entanto, o monegasco da Ferrari apoiou os organizadores a tomar a decisão certa.

Outro piloto a se manifestar, o alemão Nico Hulkenberg, da Renault, foi ponderado: “Precisamos tentar fazer este fim de semana acontecer, mas obviamente precisamos ver o que ocorre e estamos à mercê do clima”.

Nas temporadas de 2004 e 2010, o treino de classificação do GP do Japão foi disputado no mesmo dia da corrida, domingo. Nas ocasiões, os vencedores foram Michael Schumacher, da Ferrari, e Sebastian Vettel, então na Red Bull.

GALERIA: Curiosidades sobre o GP do Japão de Fórmula 1

Esta será a 35ª edição do GP do Japão de F1. No mundial desde 1976, foram realizadas 30 corridas em Suzuka e quatro em Fuji. Mario Andretti, de Lotus, foi o primeiro vencedor.

Esta será a 35ª edição do GP do Japão de F1. No mundial desde 1976, foram realizadas 30 corridas em Suzuka e quatro em Fuji. Mario Andretti, de Lotus, foi o primeiro vencedor.

Foto de: LAT Images

E foi nesta edição, em Fuji, que aconteceu a famosa prova que deu o título mundial a James Hunt, com o abandono de Niki Lauda, sob muita chuva. O episódio foi retratado brilhantemente no filme

E foi nesta edição, em Fuji, que aconteceu a famosa prova que deu o título mundial a James Hunt, com o abandono de Niki Lauda, sob muita chuva. O episódio foi retratado brilhantemente no filme "Rush - No limite da emoção"

Foto de: LAT Images

Suzuka é a única pista de todo o calendário da F1 com a primeira metade no sentido anti-horário e a segunda no sentido horário.

Suzuka é a única pista de todo o calendário da F1 com a primeira metade no sentido anti-horário e a segunda no sentido horário.

Foto de: Ferrari Media Center

Em 30 edições, o GP do Japão em Suzuka foi vencido pelo pole position em 16 delas.

Em 30 edições, o GP do Japão em Suzuka foi vencido pelo pole position em 16 delas.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Michael Schumacher é o maior vencedor do GP do Japão, com seis triunfos: 1995, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2004.

Michael Schumacher é o maior vencedor do GP do Japão, com seis triunfos: 1995, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2004.

Foto de: Bridgestone Corporation

Mas Lewis Hamilton pode igualar o feito do alemão neste ano, já que possui cinco vitórias: 2007, 2014, 2015, 2017 e 2018.

Mas Lewis Hamilton pode igualar o feito do alemão neste ano, já que possui cinco vitórias: 2007, 2014, 2015, 2017 e 2018.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A McLaren é a equipe que mais venceu no Japão, com nove vitórias, mas a Mercedes venceu em todas as edições desde o início da era híbrida da F1.

A McLaren é a equipe que mais venceu no Japão, com nove vitórias, mas a Mercedes venceu em todas as edições desde o início da era híbrida da F1.

Foto de: XPB Images

Ayrton Senna é o brasileiro com mais vitórias no país, vencendo em 1988 e 1993. Nelson Piquet ganhou em 1990 e Rubens Barrichello em 2003.

Ayrton Senna é o brasileiro com mais vitórias no país, vencendo em 1988 e 1993. Nelson Piquet ganhou em 1990 e Rubens Barrichello em 2003.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Durante muito tempo o GP do Japão era a penúltima etapa da temporada da F1, por isso acabou sendo palco de 12 decisões de título. A primeira com James Hunt, em 1976, e a última em 2011, com Sebastian Vettel, já com a corrida em Suzuka não sendo mais a penúltima daquele ano.

Durante muito tempo o GP do Japão era a penúltima etapa da temporada da F1, por isso acabou sendo palco de 12 decisões de título. A primeira com James Hunt, em 1976, e a última em 2011, com Sebastian Vettel, já com a corrida em Suzuka não sendo mais a penúltima daquele ano.

Foto de: XPB Images

Em uma delas, em 1989, aconteceu um dos mais polêmicos finais de campeonato, com Ayrton Senna e Alain Prost batendo, com o francês abandonando e o brasileiro conseguindo voltar, para vencer. Logo em seguida, Senna foi desclassificado, com o título caindo no colo de Prost.

Em uma delas, em 1989, aconteceu um dos mais polêmicos finais de campeonato, com Ayrton Senna e Alain Prost batendo, com o francês abandonando e o brasileiro conseguindo voltar, para vencer. Logo em seguida, Senna foi desclassificado, com o título caindo no colo de Prost.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Mas Suzuka viu os três campeonatos de Ayrton Senna serem decididos lá.

Mas Suzuka viu os três campeonatos de Ayrton Senna serem decididos lá.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 1988...

Em 1988...

Foto de: LAT Images

1990 (no 'troco' sobre Prost)

1990 (no 'troco' sobre Prost)

Foto de: Jean-Francois Galeron

E 1991.

E 1991.

Foto de: Sutton Motorsport Images

14

Equipes chegam cheias de novidades:

Mercedes e Red Bull buscam chegar no mesmo nível da Ferrari para acirrar a disputa das últimas corridas. Enquanto isso, a Renault leva um novo bico para tentar superar a McLaren na briga pelo quarto lugar no mundial de construtores.

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10 technical detail

Mercedes F1 AMG W10 technical detail

Foto de: LAT Images

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing

Mercedes AMG F1 W10, detail front wing

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail

Mercedes F1 AMG W10 front wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, cover

Mercedes F1 AMG W10, cover

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes F1 AMG W10, rear

Mercedes F1 AMG W10, rear

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull RB15

Red Bull RB15

Foto de: Motorsport.com / Japan

Front suspension of Red Bull Racing RB15

Front suspension of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Front Suspension of Red Bull Racing RB15

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing

Front wing of Red Bull Racing

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Red Bull Racing RB15

Front wing of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing pit stop practice

Red Bull Racing pit stop practice

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Red Bull Racing RB15 rear wing detail

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15 front detail

Red Bull Racing RB15 front detail

Foto de: Giorgio Piola

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front Wing of Renault R.S.19

Front Wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Front wing of Renault R.S.19

Front wing of Renault R.S.19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso

山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso

Foto de: Motorsport.com / Japan

Naoki Yamamoto,Toro Rosso

Naoki Yamamoto,Toro Rosso

Foto de: Tomohiro Yoshita

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14

Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14

Foto de: Motorsport.com / Japan

McLaren MCL34, rear detail

McLaren MCL34, rear detail

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34 rear detail

McLaren MCL34 rear detail

Foto de: Giorgio Piola

Front wing of McLaren MCL34

Front wing of McLaren MCL34

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Front wing of Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38

Front suspension of Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Mercedes F1 AMG W10

Mercedes F1 AMG W10

Foto de: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB15

Red Bull Racing RB15

Foto de: Giorgio Piola

McLaren MCL34

McLaren MCL34

Foto de: Giorgio Piola

Haas F1 Team VF-19

Haas F1 Team VF-19

Foto de: Giorgio Piola

Engine Cover of Red Bull Racing RB15

Engine Cover of Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19

Car of Sergio Perez, Racing Point RP19

Foto de: Giorgio Piola

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Giorgio Piola

56

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton: Ferrari erra ao forçar Leclerc como piloto número um
Próximo artigo Mercedes, Red Bull e Renault lideram atualizações das equipes no Japão

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil