Relato do treino livre

Vencedor em 2014, Rosberg lidera primeiro treino na Alemanha

Piloto alemão supera Lewis Hamilton em primeiro ensaio do final de semana em Hockenheim; Massa é 13º

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1

Daimler AG

Pole positio
Ferrari SF16-H front brake duct detail
Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari
Toro Rosso STR11 sidepod details
Felipe Massa, Williams
Starting gri
Toro Rosso STR11 front brake duct
Atmosphere
Sebastian Vettel, Ferrari with Daniel Ricciardo, Red Bull Racing
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing celebrates his 100th GP with the team
Esteban Ocon, Third Driver, Renault Sport F1 Team

Piloto da casa, Nico Rosberg liderou a primeira sessão de treinos livres deste final de semana em Hockenheim. O piloto da Mercedes, último vencedor do GP da Alemanha, em 2014, cravou o tempo de 1min15s517, ficando 0s326 à frente do companheiro de equipe Lewis Hamilton, líder do campeonato.

Ambos utilizaram pneus supermacios, a exemplo de Sebastian Vettel da Ferrari, que ficou com o terceiro melhor tempo. Kimi Raikkonen foi o quarto. A Red Bull provou ser a terceira força deste TL1, ficando em quinto e sexto com Verstappen e Ricciardo.

Em seguida, vieram McLaren – Alonso e Button – e Toro Rosso – Kvyat e Sainz – fechando o top-10.

Felipe Massa ficou em 13º lugar, a 2s805 do melhor tempo feito por Nico Rosberg e uma posição atrás do parceiro Valtteri Bottas. Já Felipe Nasr ficou grande parte da sessão à frente do companheiro Marcus Ericsson, mas terminou apenas em 19º.

O treino

Com tempo bom, a primeira sessão em Hockenheim foi disputada sem nenhum problema. O aniversariante Fernando Alonso foi o primeiro a marcar tempo, mas foi logo superado nos momentos seguintes.

O espanhol foi batido pelos dois carros da Ferrari e pelos dois na Mercedes. Com 1min17s136, Nico Rosberg foi para o primeiro lugar. Vettel estava logo atrás, com Hamilton, Raikkonen e Ricciardo fechando os cinco melhores.

O alemão da Mercedes melhorou nos momentos seguintes, cravando 1min17s030. Após a primeira meia hora, o treino parou por alguns minutos, e retornou apenas dez minutos depois. Rosberg foi o primeiro a sair, e com pneus supermacios ele anotou 1min15s517.

Com os pneus mais rápidos também, Hamilton ficou a 0s326 do tempo do companheiro. Vettel ficou logo atrás.

Nos últimos minutos, os pilotos retornaram ao circuito com os carros mais pesados ainda que com os pneus supermacios.

A segunda sessão desta sexta-feira tem seu início marcado para as 9h no horário de Brasília.

Treino livre 1

Pos.PilotoChassiMotorVts.TempoDif.Int.
1  Nico Rosberg  Mercedes Mercedes 32 1'15.517    
2  Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes 30 1'15.843 0.326 0.326
3  Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 29 1'16.667 1.150 0.824
4  Kimi Raikkonen  Ferrari Ferrari 23 1'16.852 1.335 0.185
5  Max Verstappen  Red Bull TAG 29 1'16.927 1.410 0.075
6  Daniel Ricciardo  Red Bull TAG 30 1'17.089 1.572 0.162
7  Fernando Alonso  McLaren Honda 18 1'17.183 1.666 0.094
8  Jenson Button  McLaren Honda 15 1'17.612 2.095 0.429
9  Daniil Kvyat  Toro Rosso Ferrari 25 1'18.008 2.491 0.396
10  Carlos Sainz Jr.  Toro Rosso Ferrari 22 1'18.044 2.527 0.036
11  Marcus Ericsson  Sauber Ferrari 28 1'18.198 2.681 0.154
12  Valtteri Bottas  Williams Mercedes 37 1'18.210 2.693 0.012
13  Felipe Massa  Williams Mercedes 33 1'18.322 2.805 0.112
14  Romain Grosjean  Haas Ferrari 20 1'18.589 3.072 0.267
15  Nico Hulkenberg  Force India Mercedes 35 1'18.591 3.074 0.002
16  Sergio Perez  Force India Mercedes 29 1'18.628 3.111 0.037
17  Charles Leclerc  Haas Ferrari 32 1'18.882 3.365 0.254
18  Kevin Magnussen  Renault Renault 35 1'18.933 3.416 0.051
19  Felipe Nasr  Sauber Ferrari 22 1'18.961 3.444 0.028
20  Esteban Ocon  Renault Renault 30 1'18.981 3.464 0.020
21  Rio Haryanto  Manor Mercedes 34 1'19.167 3.650 0.186
22  Pascal Wehrlein  Manor Mercedes 33 1'19.975 4.458 0.808

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior GPDA quer que F1 não se "arrependa amargamente" sobre Halo
Próximo artigo Alonso vê exagero no caso de Rosberg e bandeiras amarelas

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil