Últimas notícias

Verstappen alerta Red Bull sobre preparação do carro de 2018

Holandês acredita que uma abordagem menos ambiciosa no lançamento do seu novo carro pode ser a chave para ajudá-lo em 2018

Max Verstappen, Red Bull Racing RB13

Max Verstappen, Red Bull Racing RB13

Zak Mauger / Motorsport Images

Formula 1 2018

The 2018 Formula 1 World Championship is the 69th season of the world’s leading open-wheel single-seater series. Sanctioned by the sport’s governing body, the FIA, its 10 teams and 20 drivers will compete in 21 Grands Prix around the world, beginning in Australia on March 25 and ending in Abu Dhabi on November 25. <p>The French Grand Prix, at Circuit Paul Ricard, returns to the calendar for the first time since 2008. The German Grand Prix, at Hockenheim, reappears after a one-year absence. The Malaysian Grand Prix, run since 1999 at Sepang, has dropped off the 2018 calendar.</p> <p>The main technical change for the new season is the adoption of the Halo cockpit protection system to all cars.</p>

Max Verstappen, Red Bull Racing RB13 passes Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08  for the lead
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13 leads Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08
Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 W08  and Max Verstappen, Red Bull Racing RB13 battle for position
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13
Max Verstappen, Red Bull Racing RB13

A Red Bull tradicionalmente opta por maximizar o tempo de desenvolvimento de seus novos carros durante o inverno, sendo uma das últimas equipes a completar o projeto.

Embora isso, na teoria, dê à equipe um aumento de desempenho extra devido ao tempo adicional no túnel de vento, isso pode causar problemas em termos de preparação para a temporada seguinte.

Em meio a algumas análises, este é um dos motivos pelo qual a Red Bull tradicionalmente não inicia as temporadas com tanta força quanto as concluiu, e Max Verstappen sugeriu que uma mudança de abordagem para o planejamento de novos carros poderia compensar.

Falando sobre o que sentiu que a Red Bull precisava fazer de forma diferente neste inverno para garantir que ele comece 2018 o mais forte possível, o jovem holandês disse: "Acho que apenas algumas coisas diferentes nos procedimentos, talvez não tão tarde com o carro em termos de lançamento."

"Mas, com certeza, eles aprenderam sobre o que aconteceu neste ano também, com os novos regulamentos. Estou muito confiante de que em 2018 já será muito melhor desde o início."

Perguntado se achava que a Red Bull tinha sido excessivamente ambiciosa no passado, deixando as coisas muito atrasadas no carro novo, Verstappen disse: "Sim. Talvez apenas pare um pouco mais cedo no desenvolvimento, mas depois continue, porque você aprende muito na condução do carro."

Lições aprendidas

Com a Red Bull se recuperando bem da primeira parte da temporada, que foram desencadeados por problemas de correlação de túnel de vento, Verstappen disse que o RB13 foi finalmente o carro que ele esperava ter no início da campanha.

"Foi o que desejamos. Mas acho que aprendemos nossas lições e espero que no próximo ano possamos começar bem de imediato, muito competitivos."

"É um carro completamente diferente em termos de equilíbrio. É muito mais completo. As primeiras corridas eram realmente imprevisíveis e realmente, muito difícil de configurar."

"Agora está mais alinhado com o que é previsto, e isso sempre é muito positivo. Você pode ver que estávamos muito atrasados. Algumas corridas ficamos um minuto atrás."

Nova motivação

Depois de uma temporada difícil com a falta de confiabilidade, Verstappen admitiu que o sucesso em Sepang serviu para aumentar sua crença no time mais uma vez.

"Até a Malásia foi realmente uma temporada para esquecer", disse ele. "Agora, pelo menos, é um pouco positiva, apesar de ainda perdermos muitos pontos."

"Em geral, estamos indo na direção certa e no próximo ano tudo deve estar em um lugar melhor. Deveríamos estar mais competitivos imediatamente."

Perguntado sobre a diferença que fez em sua mentalidade em comparação com os problemas do início da temporada, Verstappen disse: "Isso apenas me motiva de novo e mostra novamente que, quando tudo corre bem, há um bom resultado".

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Para Alonso, vitória da Red Bull joga pressão na McLaren
Próximo artigo Ericsson: Desvantagem de peso me custa 0s4 a Wehrlein

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil