Últimas notícias

Verstappen completa 23 anos: relembre vitórias e momento atual do holandês na F1

Apesar de ser um membro da nova geração da F1, piloto da Red Bull já está em sua sexta temporada no grid do Mundial

Race Winner Max Verstappen, Red Bull Racing celebrates in Parc Ferme

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, um dos principais nomes do grid atual da Fórmula 1 celebra seu aniversário: Max Emilian Verstappen, piloto da Red Bull Racing. Um dos nomes mais reconhecidos do esporte a motor na geração atual, o holandês, que nasceu na Bélgica, completa 23 anos.

Mesmo com a idade, ele já acumula grandes números dentro da F1. Até o presente momento, já disputou 112 GPs, vencendo nove deles e subindo ao pódio em 38 ocasiões no total, além de duas pole positons e oito voltas mais rápidas.

Leia também:

Verstappen é muito respeitado dentro e fora das pistas. Em uma live com o Motorsport.com, o ex-engenheiro de motores da Renault na F1, Rico Penteado, elogiou as qualidades do holandês, comparando-o até com Ayrton Senna (veja vídeo completo após a galeria).

"Cara, o moleque é 'pauleira'. Ele é bruto que nem o pai dele, em termos de caráter (personalidade). Não sei se o pessoal viu a live com o [Enrique] Bernoldi, mas é exatamente o que ele falou [sobre Jos Verstappen, pai de Max e companheiro do brasileiro na Arrows em 2001]". 

"Conversei muito com o Max porque eu fui engenheiro dele na Toro Rosso quando ele andou pela primeira vez de F1. Era eu o engenheiro dele, em 2014, no Japão. Conversei muito com ele e com o pai dele, aprendi a conhecer os dois. E tem histórias fenomenais".

"Eles quase saíram na porrada: pai, mãe e os moleques com o [Daniil] Kvyat em coisas de kart, sabe? Então você vê que a galera é mais bruta. Quando conversei com ele em 2014, você via que o moleque tinha não só o talento, mas acho que o Jos fez um trabalho muito bom nele de formação. De saber onde melhorar, de saber priorizar... E uma coisa que marcou muito é que ele é tipo o Ayrton [Senna] no sentido de que nunca vai ser ele que vai 'levantar' o pé".

Na temporada 2020, Verstappen conseguiu subir no degrau mais alto do pódio apenas uma vez, no GP dos 70 Anos, onde foi muito elogiado por saber como superar as Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no momento de fraqueza dos principais rivais, e é muito lembrado como um dos mais regulares do ano subindo ao pódio em sete das dez corridas disputadas até aqui.

Mesmo assim, o relacionamento de Verstappen com a Honda não está no melhor dos momentos. Apesar de terminar em segundo no GP da Rússia, os abandonos em Monza e Mugello levaram o holandês a criticar a montadora japonesa, que prontamente assumiu o erro na unidade de potência.

Posteriormente, Verstappen agradeceu à Honda pela honestidade em admitir o erro. Mas, nesse período, já surgiram notícias da existência de uma cláusula de saída em seu contrato com a Red Bull que pode ser acionado a partir do fim da próxima temporada (confira no final do post uma edição do podcast do Motorsport.com sobre o tema).

Em meio a todas essas questões, Verstappen celebra seus 23 anos consolidando-se como um dos principais pilotos do grid atual da Fórmula 1 e um dos expoentes da futura geração que deve assumir o Mundial nos próximos anos, junto com Charles Leclerc, George Russell, Lando Norris e mais.

GALERIA: Relembre as vitórias espetaculares do holandês Max Verstappen na F1

GP da Espanha de 2016
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.
GP da Espanha de 2016
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.
GP da Espanha de 2016
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.
GP da Espanha de 2016
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.
GP da Espanha de 2016
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.
GP da Malásia de 2017
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.
GP da Malásia de 2017
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.
GP da Malásia de 2017
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.
GP da Malásia de 2017
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.
GP da Malásia de 2017
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.
GP do México de 2017
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.
GP do México de 2017
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.
GP do México de 2017
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.
GP do México de 2017
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
GP do México de 2017
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.
GP da Áustria de 2018
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2018
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.
GP da Áustria de 2018
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.
GP do México de 2018
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.
GP do México de 2018
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.
GP do México de 2018
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.
GP do México de 2018
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.
GP do México de 2018
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.
GP da Áustria de 2019
As coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.
GP da Áustria de 2019
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.
GP da Áustria de 2019
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2019
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês.
GP da Áustria de 2019
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.
GP da Alemanha de 2019
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.
GP da Alemanha de 2019
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.
GP da Alemanha de 2019
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado às boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.
GP da Alemanha de 2019
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.
GP da Alemanha de 2019
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.
GP do Brasil de 2019
O holandês largou na ponta após se afirmar no classificatório e não deu chances para Hamilton.
GP do Brasil de 2019
A batalha passou para a estratégia, mas Max fez valer seu talento e repassou Hamilton após perder a posição nos boxes.
GP do Brasil de 2019
No fim das contas, novo pit stop demoveu Hamilton para quarto, mas o britânico bateu em Albon, tirando o companheiro de Verstappen do pódio. Melhor para Pierre Gasly, que chegou atrás de seu ex-parceiro.
GP do Brasil de 2019
Festa da Red Bull e da Toro Rosso no pódio. Hamilton ainda tomaria punição pela batida e caiu para sétimo, saindo do top-3.
GP do Brasil de 2019
O pódio foi completado por Carlos Sainz, da McLaren. O espanhol foi o primeiro companheiro de Verstappen na F1, ainda na Toro Rosso.
GP dos 70 Anos de 2020
No segundo final de semana da temporada 2020 em Silverstone, a Mercedes chegou preocupada com o desgaste intenso do pneu que havia sofrido na etapa anterior, terminando inclusive com furos para Hamilton e Bottas
GP dos 70 Anos de 2020
E os problemas da Mercedes se confirmaram na corrida. Largando em quarto lugar, a Red Bull do holandês lidava melhor com o desgaste de pneus e, com isso, Verstappen conseguiu quebrar a hegemonia que a equipe alemã vinha construindo em 2020
42

Engenheiro brasileiro de Verstappen o compara a Senna: “Com ele ou você tira o pé ou bate”

PODCAST: Qual é o limite de Max Verstappen na Red Bull?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: CEO da McLaren: “Não deixaria Sainz sair se não acreditasse que teria Daniel”
Próximo artigo Barrichello revela mudança de conduta da FIA sobre recorde de corridas dele com o de Raikkonen

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil