Verstappen critica “entediante” e “inútil” GP da Austrália

Holandês diz que teria desligado a televisão se fosse um fã e acredita que falta de ultrapassagens é mais problema dos carros do que do circuito

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-18 Ferrari, leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18 Ferrari, and Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-18 Ferrari, leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18 Ferrari, and Nico Hulkenberg, Renault Sport F1 Team R.S. 18

Zak Mauger / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, strikes up sparks
Max Verstappen, Red Bull Racing, in the drivers parade
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Fernando Alonso, McLaren MCL33
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-18 Ferrari, and Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, leads Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18 Ferrari
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-18 leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-18 leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 at the start of the r
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 Tag Heuer, strikes up sparks
Max Verstappen, Red Bull Racing, in the drivers parade

Piloto da Red Bull, Max Verstappen afirmou que teria desligado a televisão durante o “completamente inútil” GP da Austrália se estivesse assistindo à prova como fã.

A abertura da temporada em Melbourne teve pouca ação não só em relação a ultrapassagens concretizadas, mas também em batalhas roda a roda, com apenas cinco manobras acontecendo após a primeira volta.

A potencial luta pela vitória ficou frustrada já que Lewis Hamilton não conseguiu se aproximar o suficiente para desafiar Sebastian Vettel, algo frequentemente mencionado pelos pilotos pelo fato de os carros com mais pressão aerodinâmica não serem aptos a seguir os rivais de perto no circuito de Albert Park.

Verstappen teve uma corrida particularmente frustrante, afirmando que achou a prova “muito entediante”.

Questionado como a corrida teria sido para os fãs, Verstappen respondeu sem rodeios: “Completamente inútil. Eu teria desligado a TV.”

“Foi muito entediante. Você faz o seu melhor para tentar algo, eu estava na distância de DRS o tempo inteiro, mas não há nada que você possa fazer.”

Verstappen passou quase que a corrida inteira preso atrás de carros mais lentos, já que foi ultrapassado por Kevin Magnussen, da Haas, após a largada.

Ele seguiu de perto o dinamarquês pelas primeiras voltas, mas não conseguiu a ultrapassagem. Depois, ele rodou na Curva 1, algo causado por um dano pelo que acredita o próprio piloto e a equipe.

Isso o fez ficar atrás de Nico Hulkenberg, a quem ele também não conseguiu passar. Contudo, ele acabou se recuperando graças ao safety car e terminou em sexto, embora tenha ficado preso atrás de Fernando Alonso por 27 voltas.

Seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, conseguiu uma manobra sobre Hulkenberg no começo da corrida, mas ficou preso atrás da Haas de Romain Grosjean e da Ferrari de Kimi Raikkonen.

Verstappen disse: “[Os carros da Haas] Eram 1s mais lentos que a Ferrari. Eles tiveram sorte de ficar em nossa frente.”

“E aqui você não consegue ultrapassar. Olhe Hamilton e Vettel. E foi a mesma história com Alonso. Eles eram muito mais lentos, mas não dá para ultrapassar. Você tenta, mas não faz diferença alguma.”

“Mesmo que você esteja 1s5 mais rápido, ainda assim não é possível ultrapassar.”

A FIA previu que ultrapassagens seriam difíceis em Albert Park e acrescentou uma terceira zona de DRS para a corrida, mas Verstappen insistiu que isso “não ajudaria” a resolver o problema.

Ele afirmou que a questão não é o circuito: “É mais em relação aos carros, porque aqui não havia problemas com ultrapassagens.”

Reportagem adicional de Erwin Jaeggi

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Engenheiro foi peça fundamental na vitória de Vettel
Próximo artigo Haas culpa a falta de prática por erros de pitstop

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil