Verstappen 'dá recado' sobre competitividade na F1: "Se não estiver preparado é melhor parar"

Holandês, no entanto, preza por temporadas 'mistas', visando não passar pelo estresse vivido em 2021 todo ano

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates World Championship victory with his team

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates World Championship victory with his team

Andy Hone / Motorsport Images

O bicampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, acredita que os pilotos devem 'desistir' se não estiverem preparados para viver a intensidade das batalhas intensas pelo título mundial ano após ano.

O holandês teve um final precoce em 2022, onde seu desempenho dominante na segunda metade da temporada significou a ele a coroação como campeão no GP do Japão, enquanto ainda restavam quatro corridas para o fim do calendário.

Leia também:

Isso contrastou fortemente com seu primeiro título em 2021 - um final tenso em Abu Dhabi - que terminou em circunstâncias controversas sobre a maneira como a FIA lidou com o reinício do safety car no final da corrida.

Verstappen disse após a luta pelo título de 2021 com Lewis Hamilton que não poderia enfrentar o estresse de uma disputa tão acirrada o tempo todo. Falando ao The Guardian, ele destacou: “Você não pode ter esse drama todos os anos, com certeza. Não é bom para mim, não é saudável para ninguém da equipe – ambas as equipes”.

Mas enquanto a F1 se prepara para um calendário de 24 corridas em 2023, o holandês está ciente de que o estresse e a tensão dos pilotos têm todas as chances de aumentar. Questionado se estava preparado para o que poderia estar por vir, o bicampeão alegou que não estava preocupado com as complicações de um desafio maior – ou que precisava estar preparado para dificuldades maiores.

“Se você não está preparado, então é melhor parar já, certo?” ele disse. “Quero dizer, acho que somos todos pilotos e amamos correr.

“Claro que é bom ter uma temporada como a do ano passado, mas também é bom ter uma temporada como a deste ano. Seria muito difícil se você tivesse isso todos os anos, sabe, o ano que eu tive no ano passado, mas isso também não acontece na Fórmula 1, então deve estar tudo bem.”

World Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

World Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Red Bull Content Pool

O rival mais próximo de Verstappen, Charles Leclerc, concordou que não havia escolha a não ser estar pronto para temporadas maiores e mais intensas pela frente.

“Acho que estamos todos preparados para temporadas mais longas”, disse ele. “Espero que seja apertado. É sempre bom ter uma luta até o fim. Mas sim, estou preparado para mais corridas e para uma luta mais longa, espero."

Embora a Red Bull tenha dominado este ano, uma vez que superou a desvantagem de peso de seu RB18, o holandês não acredita que sua margem sobre os rivais continue até 2023.

“Eu acho que será mais perto”, disse ele. “As pessoas estão entendendo muito mais os carros e, com o tempo, todas as equipes vão se aproximando."

Sabemos durante o inverno que realmente temos que continuar pressionando e tentando encontrar desempenho e não apenas desempenho: entender possivelmente os pneus ainda mais, porque eles vão mudar um pouco no próximo ano. Então, sim, vamos ver como vamos administrar tudo isso.”

VÍDEO: Ricciardo será sombra para Pérez na Red Bull?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'treta' entre Verstappen e Pérez no GP de São Paulo

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Coincidências em estreia na Aston Martin fazem Alonso lembrar de teste com Jaguar; entenda
Próximo artigo F1: Entenda como escolha da Haas por Hulkenberg é indício da possível saída de Binotto da Ferrari

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil