Verstappen é punido e vai largar do fundo do grid no GP da Itália

Piloto holandês da Red Bull terá nova unidade de potência da Honda e precisará galgar posições na corrida deste domingo

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Foto de: Erik Junius

Max Verstappen começará o GP da Itália na parte de trás do grid, já que a Honda, fornecedora de motores da Red Bull, confirmou que o holandês usará uma nova unidade de potência na etapa de Monza da Fórmula 1.

A fabricante japonesa apresentou seu motor Spec -4 durante o GP da Bélgica no fim de semana passado, mas a unidade foi usada apenas pelo novo companheiro de equipe de Verstappen, Alex Albon, e por Daniil Kvyat, da Toro Rosso.

Entretanto, Albon voltou a um motor pré-GP da França para as atividades de sábado e domingo no circuito de Spa-Francorchamps, já que a Honda estava interessada em ter a nova unidade ‘zero’ em Monza.

Leia também:

Nesta quarta-feira, a fabricante confirmou que tanto Verstappen quanto o novo companheiro de Kvyat, o rebaixado Pierre Gasly, receberão uma nova unidade de potência na Itália, o que significa que ambos começarão da parte de trás do grid por punição.

"Na primeira corrida com o Spec-4, Gasly e Verstappen serão penalizados e começarão do final do grid, mas acreditamos que eles ainda possam correr fortemente no domingo”, explicou o diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe.

"Reunimos dados úteis em Spa, que usamos para fazer alterações nas configurações e calibração. Vamos tentar maximizar o potencial do Spec-4 para obter outro resultado positivo”, disse o dirigente.

Confira as principais curiosidades do GP da Itália de F1:

Desde o início da Fórmula 1 como conhecemos hoje, apenas em 1980 o local do GP da Itália não foi em Monza, por estar em reformas. Ímola, que normalmente recebeu o GP de San Marino, foi o local que representou a Itália e viu a vitória de Nelson Piquet.
A primeira edição do GP da Itália foi realizada em 1921 em Montichiari, com vitória do francês Jules Goux.
Michael Schumacher (1996, 1998, 2000, 2003, 2006) e...
Lewis Hamilton (2012, 2014, 2015, 2017 e 2018) são os maiores vencedores do GP da Itália, com cinco triunfos cada um.
Nelson Piquet é o brasileiro que subiu ao pódio mais vezes na Itália, em 1980, 1983, 1986 e 1987.
Rubens Barrichello vem a seguir com três vitórias (2002, 2004 e 2009), Ayrton Senna (foto) com duas (1990 e 1992) e Emerson Fittipaldi ganhou em 1972
- A vitória de Barrichello em 2009 é também a última de um brasileiros na Fórmula 1.
Rubinho também detém o recorde da volta mais rápida em uma prova em Monza com 1min21s046, em 2004, quando estava na Ferrari.
Festa em casa: a Ferrari é a equipe que mais festejou vitórias na Itália, com 18 vitórias desde 1950, mas não consegue tal feito desde 2010, quando Fernando Alonso foi para a galera.
A edição de 1988 foi histórica. Além de ser a única vitória de um carro que não fosse a McLaren de Ayrton Senna ou Alain Prost, Gerhard Berger liderou a dobradinha da escuderia italiana logo após a morte de Enzo Ferrari, que aconteceu no mês anterior.
- Monza é especial para Sebastian Vettel, sendo o local de sua primeira pole position e vitória na Fórmula 1, na edição de 2008, quando ainda atuava pela Toro Rosso.
Monza também já teve um traçado incomum, utilizando a combinação entre misto e oval nos anos de 1955, 1956, 1960 e 1961...
Na última vez, um acidente matou o alemão Wolfgang Von Trips (foto) e mais 10 espectadores, após o carro se chocar em uma barreira com torcedores próximos.
Christian Fittipaldi teve um dos acidentes mais espetaculares da carreira em Monza, no GP de 1993. Já na reta de chegada, a Minardi do brasileiro foi catapultada pela de seu companheiro de equipe, Pierluigi Martini, dando uma volta completa no ar e caindo com as quatro rodas no chão.
Christian saiu do carro caminhando e costuma dizer que no momento em que esteve no ar, viu sua vida passar pelos olhos.
15

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Leclerc coloca Mônaco na galeria das nações vencedoras; entenda a "geopolítica" da F1
Próximo artigo Ferrari e Mercedes enfrentam preocupações de motor em Monza

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil