Últimas notícias

Verstappen na pole e Mercedes no fundo! Veja como ficaria grid para classificação do GP da Estíria na proposta da F1

Proposta foi rejeitada em maio por não ter apoio unânime das equipes; com isso, programação do GP segue padrão tradicional

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11 EQ Performance, leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, Alex Albon, Red Bull Racing RB16, Lando Norris, McLaren MCL35, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Performance, and the rest of the field at the start

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11 EQ Performance, leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, Alex Albon, Red Bull Racing RB16, Lando Norris, McLaren MCL35, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Performance, and the rest of the field at the start

Mark Sutton / Motorsport Images

Neste final de semana, a Fórmula 1 segue no Red Bull Ring para a segunda etapa da temporada 2020: o GP da Estíria. E a programação do GP será exatamente a mesma da semana anterior, já que a F1 não conseguiu aprovar seu plano de trocar o treino classificatório por uma corrida.

Nas semanas que antecederam a prova, a F1 propôs às equipes testar um novo formato para a classificação nas segundas provas dos circuitos que receberiam rodadas duplas em 2020, Áustria e Silverstone até o momento. A ideia seria trocar o treino classificatório por uma corrida de 30 minutos, com o grid sendo formado pela inversão da classificação do mundial.

Leia também:

Apesar de ter o apoio da maioria das equipes, a proposta caiu por terra após a Mercedes se mostrar contra, alegando que ela seria a maior prejudicada com o formato. Por ser necessário apoio unânime para a aprovação, o projeto, que já havia sido sugerido no ano passado, voltou para a gaveta.

Se a proposta tivesse sido aprovada, Max Verstappen seria o grande beneficiado após abandonar o GP da Áustria ainda no começo. O holandês largaria na pole position, tendo ao seu lado Daniel Ricciardo.

Na sequência, Lance Stroll com a Racing Point também poderia se beneficiar, por ter um carro forte na frente enquanto a maioria de seus rivais largariam mais para trás. 

Por outro lado, as duplas da Mercedes e McLaren, além de Charles Leclerc, teriam que remar ao longo dos 30 minutos para ganhar o máximo possível de terreno. Para a problemática Ferrari de 2020, esse formato poderia representar um grande problema.

Mas como que ficaria o grid de largada caso a proposta tivesse sido aprovada? Veja abaixo na tabela:

Cla Piloto Equipe
1 Netherlands Max Verstappen Red Bull
2 Australia Daniel Ricciardo Renault
3 Canada Lance Stroll Racing Point
4 Denmark Kevin Magnussen Haas
5 France Romain Grosjean Haas
6 United Kingdom George Russell Williams
7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo
8 Thailand Alex Albon Red Bull
9 Russian Federation Daniil Kvyat AlphaTauri
10 Canada Nicholas Latifi Williams
11 Germany Sebastian Vettel Ferrari
12 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo
13 France Esteban Ocon Renault
14 France Pierre Gasly AlphaTauri
15 Mexico Sergio Perez Racing Point
16 Spain Carlos Sainz Jr. McLaren
17 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes
18 United Kingdom Lando Norris McLaren
19 Monaco Charles Leclerc Ferrari
20 Finland Valtteri Bottas Mercedes

Por ter apenas uma corrida na conta do mundial, o grid de largada para a prova classificatória do GP da Estíria seria basicamente a inversão do resultado do GP da Áustria. Mas, se o projeto tivesse ido adiante, a situação poderia ser bem diferente no GP dos 70 Anos, segunda prova que será disputada em Silverstone no início de agosto.

O que acharam? Tinha potencial para ser uma classificação boa?

As atividades de pista para o GP da Estíria começam nessa sexta-feira com os treinos livres e você acompanha toda a ação nas pistas e a repercussão no Motorsport.com

'Declaração de guerra': veja como o GP da Áustria de F1 gerou uma briga entre Mercedes e Red Bull

PODCAST #057: O início da F1 na Áustria com a participação de Felipe Drugovich

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Renault não planeja colocar Alonso em treinos livres em 2020
Próximo artigo F1: Russell terá novo motor para GP da Estíria após abandono

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil