Verstappen: problema de potência no Q2 "arruinou" ritmo de classificação em Ímola

Piloto da Red Bull largará em terceiro na corrida deste domingo, em Ímola, e relatou problemas no Q2

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16

Mark Sutton / Motorsport Images

Max Verstappen sentiu que uma suspeita de falha na vela de ignição em sua Red Bull "arruinou" sua classificação para o GP da Emília Romagna de Fórmula 1, disputado na manhã deste sábado. Verstappen relatou uma perda de potência em seu carro durante sua primeira corrida com pneus médios no Q2, forçando-o a retornar aos boxes para reparos.

A Red Bull relatou que foi uma suspeita de falha na vela de ignição que causou a perda de potência, mas os mecânicos conseguiram concluir os reparos a tempo de Verstappen retornar à pista antes do final da sessão.

Leia também:

Verstappen passou para o Q3 com pneus médios, mas lutou para igualar o ritmo dos pilotos da Mercedes na fase final da classificação, terminando meio segundo atrás do tempo de volta do pole position Valtteri Bottas, em terceiro lugar.

Verstappen sentiu que a perda de corrida no Q2 levou a suas dificuldades no Q3, já que lhe faltou ritmo na fase final da classificação. “Eu não sei exatamente o que era”, disse Verstappen.

“A carroceria teve de ser aberta e os mecânicos fizeram um trabalho muito bom consertando meu carro. Mas basicamente arruinou um pouco a minha classificação, porque você tem que ir para os [pneus] médios e tentar acertar a volta".

“Conseguimos superar isso, mas a referência estava um pouco errada. Na primeira volta do Q3, os pneus estavam muito frios porque eu estava no meio do trem. Eu realmente nunca entrei em um bom ritmo, sabia que ainda tenho um pouco de tempo, podia dar um pouco a mais. Foi um pouco confuso”.

“Mesmo no Q3, a última volta, eu estava bem, acho que poderíamos ter feito um pouco melhor se tivéssemos apenas uma classificação mais tranquila. Mas se você tem isso no Q2, e então você tem que se classificar com um pneu diferente no meio do caminho, não é ótimo”.

“Eu não esperava, claro, superar [a Mercedes] na classificação, mas queria estar um pouco mais perto e tornar as coisas um pouco mais emocionantes”.

“Hoje foi muito complicado e nunca encontrei aquele ritmo durante a classificação, onde você sabe que pode colocar um pneu novo e saber onde encontrar o tempo de volta”.

"É uma pena, mas ainda assim P3, então de volta para o meu assento”.

Verstappen foi inicialmente instruído a continuar na pista quando relatou a perda de potência, mas mergulhou para dentro dos boxes no final de uma tentativa de volta para que o problema pudesse ser corrigido. “Eu tinha potência, então não, então ele voltou a funcionar, então não”, explicou Verstappen.

“Eles me disseram para continuar, mas eu disse, 'galera, estou perdendo bastante tempo por volta aqui na reta'".

“Em um ponto, eu abortei porque não fazia sentido continuar. Teremos uma visão mais detalhada do que exatamente deu errado. Não é tão lindo, mas felizmente ainda estamos aqui”.

Verstappen estava esperançoso de que o ritmo de corrida da Red Bull lhe daria a chance de desafiar a Mercedes, mas temeu que fosse difícil ultrapassar devido à natureza estreita da pista em Ímola.

“A corrida longa foi boa, então espero que seja um pouco parecido amanhã”, disse Verstappen. “Vamos torcer para que em questão de velocidade máxima, estejamos em uma boa posição amanhã”.

“Não acho que será muito fácil passar de qualquer maneira, mas veremos o que podemos fazer”.

Todas as notícias sobre o GP da Emilia Romagna de F1 você acompanha no Motorsport.com e em nosso canal no YouTube. Fique por dentro de todas as novidades e análises, além de conferir nossos programas e vídeos!

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Q4: Debate sobre a classificação do GP da Emilia Romagna, na volta da F1 a Ímola

PODCAST: É bom negócio ser companheiro de Max Verstappen na Red Bull?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Gasly comemora quarto lugar para GP em Ímola e espera "performance forte" correndo em casa
Próximo artigo F1: Pérez ficaria surpreso se recebesse ordem para ser número dois na Red Bull

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil