Verstappen: retardo no turbo me custou a pole, foi frustrante

Holandês diz que atraso na resposta do acelerador na saída das curvas de baixa pode ter custado dois décimos de segundo em sua melhor volta

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Mark Sutton / Motorsport Images

Max Verstappen acredita que poderia ter alcançado sua primeira pole position na Fórmula 1, no treino classificatório do GP da Grã-Bretanha. De acordo com o holandês, isso só não foi possível por conta de um atraso na resposta do motor ao acionamento do acelerador.

Leia também:

O piloto da Red Bull vai começar a corrida de Silverstone na quarta posição, após se classificar apenas 183 milésimos atrás do pole, Valteri Bottas. Com o problema na aceleração, Verstappen disse ter perdido cerca de 2 décimos por volta, o que significa que sem a falha, teria sido mais rápido do que o adversário da Mercedes.

“Se olharmos para o fim de semana como um todo, eu não tive um bom equilíbrio no carro para a classificação”, disse Verstappen. “A forma com que resolvemos isso para o treino foi muito boa”.

“Mas eu sofri com um retardo no turbo o dia todo, o que significou que isso me segurou quando eu acelerava, porque só depois é que funcionava. Isso nos custou um ou dois décimos hoje, com certeza, então olhando para o meu tempo final, foi muito frustrante”.

A Red Bull e a Honda estão investigando o equipamento para determinar exatamente o que causou o atraso entre o piloto pressionar o acelerador e o motor entregar a potência. É o terceiro fim de semana de corrida consecutivo em que o holandês reporta essa sensação.

Quando questionado pelo Motorsport.com se este era um problema recorrente ou algo associado à atualização do motor, o piloto disse: “Eu já tive esse problema antes. É só uma questão de ajuste fino, mas não conseguimos apurar isso hoje”.

Para esclarecer o que significava este ajuste fino, Verstappen disse que estava relacionado com a forma com que “o impulso dá o arranque”.

“Normalmente nós conseguimos, hoje não deu certo, então o tempo todo você busca a potência e em algumas curvas as rpm estão baixas, aí existe um atraso. Você pressiona o acelerador e não acontece nada e de repente você recebe o impulso. Isso faz você perder performance, especialmente neste circuito”.

“Temos longas retas na saída da maioria das curvas de baixa velocidade. Com a falha, você perde tempo continuamente”.

A dirigibilidade do motor Honda tem sido um importante ponto adicional para os carros da Red Bull e da Toro Rosso neste ano.

Questionado pelo Motorsport.com se as configurações de aceleração estavam superiores com a Honda do que com a fornecedora anterior da Red Bull, a Renault, Verstappen disse: “Bem, é uma unidade de potência completamente diferente, temos vários benefícios e algumas coisas são obviamente diferentes”.

“Falta apenas mais um pouco de acerto fino. Normalmente conseguimos fazer isso direito. Mudamos algumas coisas aqui e ali e tudo fica certo”.

Confira como ficou o grid de largada completo para o GP da Grã-Bretanha

1 - Valtteri Bottas: 1min25s093

1 - Valtteri Bottas: 1min25s093

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

2- Lewis Hamilton: 1min25s099

2- Lewis Hamilton: 1min25s099

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

3 - Charles Leclerc: 1min25s172

3 - Charles Leclerc: 1min25s172

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

4 - Max Verstappen: 1min25s276

4 - Max Verstappen: 1min25s276

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

5 - Pierre Gasly: 1min25s590

5 - Pierre Gasly: 1min25s590

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

6 - Sebastian Vettel: 1min25s787

6 - Sebastian Vettel: 1min25s787

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

7 - Daniel Ricciardo: 1min26s182

7 - Daniel Ricciardo: 1min26s182

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

8 - Lando Norris: 1min26s224

8 - Lando Norris: 1min26s224

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

9 - Alexander Albon: 1min26s345

9 - Alexander Albon: 1min26s345

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

10 - Nico Hulkenberg: 1min26s386

10 - Nico Hulkenberg: 1min26s386

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

11 - Antonio Giovinazzi: 1min26s519

11 - Antonio Giovinazzi: 1min26s519

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

12 - Kimi Raikkonen: 1min26s546

12 - Kimi Raikkonen: 1min26s546

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

13 - Carlos Sainz Jr.: 1min26s578

13 - Carlos Sainz Jr.: 1min26s578

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

14 - Romain Grosjean: 1min26s757

14 - Romain Grosjean: 1min26s757

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

15 - Sergio Perez: 1min26s928

15 - Sergio Perez: 1min26s928

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

16 - Kevin Magnussen: 1min26s662

16 - Kevin Magnussen: 1min26s662

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

17 - Daniil Kvyat: 1min26s721

17 - Daniil Kvyat: 1min26s721

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

18 - Lance Stroll: 1min26s762

18 - Lance Stroll: 1min26s762

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

19 - George Russell: 1min27s789

19 - George Russell: 1min27s789

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

20 - Robert Kubica: 1min28s257

20 - Robert Kubica: 1min28s257

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images

20

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da Red Bull invadiu Silverstone para conhecer Senna e Mansell
Próximo artigo Rio faz acordo de exclusividade para negociar com F1 até novembro

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil