Vettel aponta principal fraqueza da Ferrari frente às rivais
Para o tetracampeão, o SF1000 tem arrasto demais, deixando a equipe com uma velocidade de reta menor que seus rivais
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Mark Sutton / Motorsport Images
Nesta quinta-feira, Sebastian Vettel terminou sua participação nos testes de pré-temporada da Fórmula 1 com o carro de 2020 da Ferrari. Somente hoje o alemão completou 144 voltas, além de fazer o melhor tempo que a equipe italiana fez nesta pré-temporada. Mesmo assim, ainda ficou mais de um segundo atrás da melhor volta até aqui, de Valtteri Bottas na última sexta.
A Ferrari diminuiu suas expectativas para o início da temporada durante os testes, afirmando estar um passo atrás da Mercedes e da Red Bull. O foco da equipe foi melhorar a habilidade de fazer curvas com o novo carro - um dos problemas do ano passado - mas com isso, a velocidade de reta também foi comprometida.
Leia também:
Perguntado pelo Autosport / Motorsport.com sobre a performance em curvas, Vettel explicou que, enquanto o carro melhorou nesta área, agora está atrás na velocidade de reta.
"Posso sentir que o carro está melhor. Acho que o Setor 3 está melhor", disse Vettel. "Nós sabemos também que para melhorar nisso, perdemos em outra área. Temos algum trabalho para fazer, estamos mais devagar do que queremos nas retas porque temos arrasto demais".
"Estamos cientes disso, mas o objetivo era trazer mais downforce para o carro, o que acho que conseguimos. O terceiro setor parece melhor, mas obviamente saindo dali para a Curva 1 não parece tão bom quanto no ano passado".
"Certamente nas curvas é onde sinto a diferença, e onde melhoramos, mas parece que os outros estão ainda mais rápidos. Acho que esse é o ponto que estamos. Há muito trabalho para fazer".
Vettel disse que a decisão de favorecer um carro com mais downforce tem o objetivo de melhorar a performance da Ferrari nas corridas. A equipe teve nove pole positions ano passado, mas venceu apenas três vezes.
"Nós trabalhamos muito durante as férias e acho que nosso carro evoluiu. Atualmente tem mais arrasto, mas acho que estamos alertas", disse Vettel. "Estamos nos esforçando para nos livrarmos do arrasto e tornar o carro mais eficiente. Mas também acreditamos que em dias de corrida, nos dará uma vantagem. Acho que será essencial desenvolver o carro, porque não estamos muito rápidos agora".
A Mercedes chegou a afirmar que a Ferrari estaria subutilizando sua unidade de potência - algo que a equipe negou - para esconder seu ritmo real. Enquanto Vettel concordou que é muito dfícil comparar as equipes da frente devido aos programas de testes variados, ele disse que a performance da Ferrari ainda não impressionou o paddock da F1.
"Eu acho que se você olhar para as grandes equipes, ninguém está tentando fazer algo muito grande", disse. "Acho que a maior parte do trabalho é feito nos bastidores e você realmente não vê".
"Estou curioso para ver onde estaremos na Austrália. Mas, com certeza, não estamos deixando a melhor impressão agora. Não estou preocupado e se realmente estiver assim, vamos saber em algumas semanas - não agora, nem amanhã".
Veja imagens da quinta-feira em Barcelona
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Christian Horner, Red Bull Racing
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Christian Horner, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Antonio Giovinazzi's Alfa Romeo Racing C39
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Esteban Ocon, Renault F1 Team
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Esteban Ocon, Renault F1 Team
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Ferrari SF1000
Foto de: Giorgio Piola
Franz Tost, AlphaTauri
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Giorgio Piola e Andrea Stella, McLaren
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP20
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP20
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP20
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP20
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP20, makes a pit stop
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP20, makes a pit stop
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Marshals recover the car of Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, after a spin into the gravel
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Marshals recover the car of Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, after a spin into the gravel
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, inspects his car after spinning into the gravel
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Mechanics wheel Nicholas Latifi, Williams FW43 back into the garage
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Mercedes AMG F1 W11 brake and front suspension
Foto de: Giorgio Piola
Mercedes AMG F1 W11 brake and front suspension
Foto de: Giorgio Piola
Nicholas Latifi, Williams FW43
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Nicholas Latifi, Williams FW43
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Nicholas Latifi, Williams FW43
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Nicholas Latifi, Williams FW43
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Nicholas Latifi, Williams FW43
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Nicholas Latifi, Williams Racing
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Nicholas Latifi, Williams Racing
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Nicholas Latifi, Williams Racing
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Nose and bodywork detail of Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Nose detail on Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pierre Gasly's AlphaTauri AT01 steering wheel
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Rear wheel and rake detail on Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Red Bull Racing RB16 front wing
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB16 front wing
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB16 front wing
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB16 front wing
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB16 front wing and front suspension
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB16 rear
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB16 side
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB16 side
Foto de: Giorgio Piola
Red Bull Racing RB16 side
Foto de: Giorgio Piola
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
The rear wing on Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Kevin Magnussen, Haas VF-20
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP20
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP20
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Lance Stroll, Racing Point RP20
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton's Mercedes F1 W11 is returned to the pits
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren MCL35
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Lewis Hamilton's Mercedes F1 W11 is returned to the pits
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG Petronas F1
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
McLAren MCL35 front
Foto de: Giorgio Piola
Nicholas Latifi, Williams FW43
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
The Max Verstappen Red Bull Racing RB16 is returned to the pits on the back of a truck
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Kevin Magnussen, Haas F1 Team
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Kevin Magnussen, Haas F1 Team
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
The engine in Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Nicholas Latifi, Williams Racing
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pierre Gasly, AlphaTauri
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Masashi Yamamoto, General Manager, Honda Motorsport and Toyoharu Tanabe, F1 Technical Director, Honda
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Red Bull Racing RB 16 engine
Foto de: Giorgio Piola
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Hamilton revela participação na escolha de coadjuvante de filme com Brad Pitt sobre F1
F1: “Exigente" Alonso vem surpreendendo cúpula da Aston Martin nos primeiros dias de equipe
F1: Ocon revela que ficou "muito doente" nas férias devido a vírus pulmonar
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments