Vettel lamenta erro de estratégia da Aston Martin em despedida da F1

Mesmo com ambos os pilotos na zona de pontos, Aston Martin não conseguiu bater a Alfa Romeo na briga pelo sexto lugar do Mundial de Construtores

Sebastian Vettel, Aston Martin, waves to the fans from the grid after the end of his final race in F1

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

O tetracampeão Sebastian Vettel se despediu da Fórmula 1 neste domingo, pondo um fim a uma carreira de 15 anos. Mas mesmo em clima de adeus, o alemão, que terminou em décimo no GP de Abu Dhabi, manteve a competitividade até a bandeira quadriculada, lamentando a estratégia escolhida pela Aston Martin, que lhe custou uma posição final melhor.

Mesmo com os dois pilotos pontuando, tendo Lance Stroll em oitavo, a Aston Martin não conseguiu superar a Alfa Romeo na luta pela sexta posição do Mundial de Construtores.

Leia também:

Após a corrida, Vettel se juntou ao top 3 para ser entrevistado por Jenson Button, campeão de 2009. O alemão, muito aplaudido pelo público, disse se sentir "vazio" após um fim de semana particularmente exaustivo do ponto de vista emocional.

"Me sinto um pouco vazio, para ser honesto, foi um grande fim de semana. Foi um aquecimento diferente para a corrida, mas assim que as luzes se apagaram, foi o mesmo modo corrida. Obviamente não tivemos a melhor estratégia, então é uma pena, porque eu acho que poderíamos ter virado no Mundial de Construtores".

"Mas, no geral, obviamente foi um grande dia e um muito obrigado a todos que me apoiaram, tantas caras sorridentes que fizeram isso muito especial. E sim, tenho certeza que vou sentir mais falta disso do que compreendo agora".

Vettel disse que os últimos dois anos, lutando no pelotão do meio com a Aston Martin, lhe deram uma perspectiva diferente, usando sua plataforma para levantar conscientização para as pautas sociais e ambientais, um legado que ele espera que seus colegas levem adiante.

Sebastian Vettel fazendo zerinhos na reta principal após o fim da corrida

Sebastian Vettel fazendo zerinhos na reta principal após o fim da corrida

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

"Acho que os últimos dois anos foram desapontadores do ponto de vista desportivo, mas úteis e importantes na minha vida. Muitas coisas aconteceram, coisas que eu percebi. É um privilégio estar em uma posição como essa, e isso vem com responsabilidades, então eu espero passar isso para que os outros pilotos sigam com isso adiante, mantendo o bom trabalho".

"É ótimo ver que temos o poder de inspirar com o que fazemos e falamos. Acho que há coisas bem maiores e mais importantes do que correr em círculos. Mas, claro, é isso que amamos fazer, e através disso, se pudermos transferir alguns valores importantes, isso é gigante. E acho que por isso que os últimos dois anos foram fantásticos pra mim".

"Então, obrigado pelo apoio. Obrigado pelas mensagens, as cartas, e o amor em geral. Vou sentir falta disso, mas tem sido uma felicidade enorme ao longo de minha carreira, então obrigado".

PÓDIO: Verstappen vence e LECLERC SEGURA PÉREZ pra ser vice-campeão em Abu Dhabi! VETTEL pontua

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'treta' entre Verstappen e Pérez no GP de São Paulo

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Após vice, Leclerc cobra "passo adiante" da Ferrari para 2023
Próximo artigo Pérez dispara contra Gasly após perder vice da F1 para Leclerc

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil