Relato de testes

Vettel lidera quinto dia de testes em Barcelona; Hamilton tem problema no motor

Tetracampeão manteve a liderança do quinto dia de testes em Barcelona, marcado também pela Mercedes de Hamilton parando no meio da pista com problemas no motor

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mesmo com uma rodada na parte da manhã, Sebastian Vettel ainda conseguiu fazer o melhor tempo da primeira sessão desta quinta-feira em Barcelona, na pré-temporada da Fórmula 1. Na parte da tarde, o melhor tempo do alemão não chegou a ser contestado por ninguém e a Ferrari terminou o dia na frente pela primeira vez durante os testes, após uma performance mais tímida na semana anterior.

Além dos dez pilotos que foram à pista pela manhã, apenas três equipes optaram por fazer trocas para a segunda metade do dia: na Red Bull, Alexander Albon assumiu o carro no lugar de Max Verstappen; na Renault, Ricciardo no lugar de Ocon e Hamilton no lugar de Bottas na Mercedes, totalizando 13 pilotos indo para a pista no dia.

Leia também:

As grandes marcas do dia vieram no número de voltas completadas. seis dos 13 pilotos que foram à pista completaram mais de 100 voltas, coincidentemente, os cinco melhores colocados desta quinta-feira, Sebastian Vettel (145), Pierre Gasly (139), Lance Stroll (130), Nicholas Latifi (160) e Lando Norris (113), além de Kevin Magnussen (111), que terminou o dia em nono.

Na Ferrari, apenas Sebastian Vettel esteve a bordo do SF1000 nesta quinta. Este foi o melhor dia de testes para a equipe italiana até aqui. Além da grande quilometragem que o tetracampeão adquiriu, pela primeira vez um dos pilotos conseguiu baixar da casa de 1min18s. Ainda pela manhã, Vettel fez 1min16s841, garantindo sua liderança para o resto do dia.

Atrás de Vettel veio Pierre Gasly com a AlphaTauri. Com o tempo de 1min17s066, foi o melhor tempo da ex-Toro Rosso durante a pré-temporada.

Em terceiro, Lance Stroll com a Racing Point, uma das equipes que mais vem se destacando durante esta pré-temporada. A equipe de Lawrence Stroll está envolvida em uma polêmica devido à direção dada para o carro de 2020, com um projeto muito similar à Mercedes de 2019, mas até agora vem apresentando bons resultados.

Com um tempo de 1min17s118, Stroll ficou a pouco mais de dois décimos do tempo de Vettel, além de ter andando uma distância equivalente a mais de dois GPs da Espanha. Vale destacar ainda que o tempo de Stroll foi marcado usando o composto C3, o mais intermediário da Pirelli, enquanto a volta de Vettel foi feito com um C5, o mais macio.

Uma das grandes surpresas do dia foi a Williams. Pela primeira vez na pré-temporada que o FW43 andou abaixo de 1min18s, assim como a Ferrari. Nicholas Latifi foi o responsável pelo programa do dia e conseguiu marcar como volta mais rápida 1min17s313, usando o composto C5, terminando o dia em quarto.

Outra marca importante para a Williams no dia foi o grande número de voltas completadas: foram 160, o maior número do dia, equivalente a dois GPs da Espanha e meio. Números impressionantes para uma equipe que já está no terceiro motor de três permitidos para os testes de pré-temporada.

A Red Bull ficou no meio do pelotão, com Max Verstappen em sexto, pilotando no período da manhã, e Alexander Albon, responsável pela parte da tarde, em décimo.

Já Lando Norris fechou o Top 5 do dia com sua McLaren e um tempo de 1min17s573 e pouco mais de 110 voltas completadas.

De Esteban Ocon, em oitavo, para baixo, todos os pilotos viraram acima de 1min18s. Na Renault, enquanto Ocon fez 1min18s013, Daniel Ricciardo foi apenas o 11º com 1min18s395. Magnussen, responsável pelos testes da Haas do dia, foi o nono com 1min18s225 e, na Alfa, Antonio Giovinazzi foi o penúltimo, com 1min19s670.

Na Mercedes, a performance foi mais tímida em comparação ao visto nos dias anteriores. Pela primeira vez desde o início da pré-temporada, nenhum de seus pilotos completou mais de 50 voltas e / ou terminou o dia nas primeiras posições. Valtteri Bottas assumiu o carro pela manhã, mas não chegou nem perto do seu tempo de 1min15s732 feito na semana passada, com 1min17s985 e 47 voltas completas.

Durante a tarde, seria a vez de Lewis Hamilton pilotar o W11, mas o programa do hexacampeão foi encerrado bem mais cedo. Com apenas 14 voltas completadas, Hamilton viu seu carro parando no meio da pista. O trabalho de resgate da Mercedes levou a uma bandeira vermelha. Segundo a equipe, a razão para o problema de Hamilton está na unidade de potência, devido à uma "anomalia na pressão do óleo, que levou o motor a parar como uma medida de precaução", conforme anúncio da equipe.

Com isso, o trabalho de Hamilton estava encerrado com mais de duas horas para o fim do dia. O britânico acabou completando apenas 14 voltas e foi o décimo terceiro e último na tabela dos pilotos mais rápidos, com um melhor tempo em 1min22s425.

Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 encerram-se amanhã, com a sessão iniciando às 05 da manhã, horário de Brasília.

Veja os melhores tempos e voltas completadas no dia em Barcelona

Posição Piloto Equipe Volta mais Rápida Voltas Completadas
1 Sebastian Vettel Ferrari 1min16s841 145
2 Pierre Gasly AlphaTauri 1min17s066 139
3 Lance Stroll Racing Point 1min17s118 130
4 Nicholas Latifi Williams 1min17s313 160
5 Lando Norris McLaren 1min17s573 113
6 Max Verstappen Red Bull 1min17s738 31
7 Valtteri Bottas Mercedes 1min17s985 47
8 Esteban Ocon Renault 1min18s013 37
9 Kevin Magnussen Haas 1min18s225 111
10 Alexander Albon Red Bull 1min18s393 61
11 Daniel Ricciardo Renault 1min18s395 59
12 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1min19s670 92
13 Lewis Hamilton Mercedes 1min22s425 14

VÍDEO: Confira uma análise da segunda temporada de Drive to Survive

Veja imagens desta quinta-feira de testes em Barcelona

Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Christian Horner, Red Bull Racing
Christian Horner, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing
Antonio Giovinazzi's Alfa Romeo Racing C39
Esteban Ocon, Renault F1 Team
Esteban Ocon, Renault F1 Team
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Ferrari SF1000
Franz Tost, AlphaTauri
Giorgio Piola e Andrea Stella, McLaren
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20
Lance Stroll, Racing Point
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point RP20, makes a pit stop
Lance Stroll, Racing Point RP20, makes a pit stop
Lando Norris, McLaren
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Marshals recover the car of Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, after a spin into the gravel
Marshals recover the car of Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, after a spin into the gravel
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, inspects his car after spinning into the gravel
Mechanics wheel Nicholas Latifi, Williams FW43 back into the garage
Mercedes AMG F1 W11 brake and front suspension
Mercedes AMG F1 W11 brake and front suspension
Nicholas Latifi, Williams FW43
Nicholas Latifi, Williams FW43
Nicholas Latifi, Williams FW43
Nicholas Latifi, Williams FW43
Nicholas Latifi, Williams FW43
Nicholas Latifi, Williams Racing
Nicholas Latifi, Williams Racing
Nicholas Latifi, Williams Racing
Nose and bodywork detail of Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Nose detail on Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20
Pierre Gasly's AlphaTauri AT01 steering wheel
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Rear wheel and rake detail on Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Red Bull Racing RB16 front wing
Red Bull Racing RB16 front wing
Red Bull Racing RB16 front wing
Red Bull Racing RB16 front wing
Red Bull Racing RB16 front wing and front suspension
Red Bull Racing RB16 rear
Red Bull Racing RB16 side
Red Bull Racing RB16 side
Red Bull Racing RB16 side
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
The rear wing on Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Kevin Magnussen, Haas VF-20
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lando Norris, McLaren MCL35
Lewis Hamilton's Mercedes F1 W11 is returned to the pits
Lando Norris, McLaren MCL35
Lewis Hamilton's Mercedes F1 W11 is returned to the pits
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG Petronas F1
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16
McLAren MCL35 front
Nicholas Latifi, Williams FW43
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out
The Max Verstappen Red Bull Racing RB16 is returned to the pits on the back of a truck
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Kevin Magnussen, Haas F1 Team
Kevin Magnussen, Haas F1 Team
The engine in Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Nicholas Latifi, Williams Racing
Pierre Gasly, AlphaTauri
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Masashi Yamamoto, General Manager, Honda Motorsport and Toyoharu Tanabe, F1 Technical Director, Honda
Red Bull Racing RB 16 engine
115

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Williams: série da Netflix "mostrará a verdade" sobre F1 2019
Próximo artigo F1: Problema de Hamilton aumenta drama de motores da Mercedes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil