Vettel: "Pódio de Leclerc é a única satisfação" da Ferrari na França

Tetracampeão diz que, além de seu ponto extra pela volta mais rápida, terceiro lugar do monegasco é o único ponto positivo para a equipe

Sebastian Vettel, Ferrari

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Sebastian Vettel admitiu que a Ferrari não atingiu seu objetivo no GP da França da Fórmula 1 (veja fotos na galeria no fim desta matéria). Para o alemão, além de seu ponto extra pela volta mais rápida da prova, o pódio do companheiro monegasco Charles Leclerc é o único motivo de alegria para a equipe em Paul Ricard.

Leia também:

Na etapa anterior, no Canadá, Vettel deu uma vitória à Ferrari na pista. Entretanto, uma punição polêmica por retorno perigoso à pista após escapada em Montreal renderam adição de 5s no tempo de prova do alemão, que caiu para segundo, atrás do rival Lewis Hamilton.

Na França, o tetracampeão e a escuderia tinha o objetivo de se redimirem, mas em nenhum momento conseguiram competir com as dominantes Mercedes, mesmo com atualizações aerodinâmicas no SF90. No fim das contas, o time de Maranello deixa Paul Ricard em uma situação bem pior do que chegou.

Após problemas no treino classificatório, Vettel largou apenas em sétimo e foi para uma corrida de recuperação. Entretanto, após ultrapassar os dois carros da McLaren, o alemão estacionou no quinto posto, incapaz de superar a Red Bull de Max Verstappen.

"O ritmo do terceiro para o quinto colocados foi bastante semelhante, por isso foi bastante difícil", explicou o tetracampeão. "Eu fiquei isolado no quinto lugar. O primeiro stint foi muito bom, acho que estávamos nos aproximando de Charles e Max, mas no segundo eu sofri um pouco mais com o equilíbrio”.

Em geral, o meu ritmo e os de Charles e Max foram praticamente o mesmo durante toda a corrida. Mesmo que eu tivesse alcançado o Max, teria sido muito difícil passar por ele", ponderou o alemão.

Incapaz de ultrapassar a Red Bull, o objetivo de Vettel era conseguir o ponto extra pela volta mais rápida. Após trocar para pneus macios na última volta, o tetracampeão obteve êxito na empreitada.

Ele explicou porquê optou por fazê-lo no último momento. "Bem, nós tivemos que fazer isso, se tivéssemos tentado antes, obviamente Max também teria tentado”, esclareceu o piloto do carro #5.

Em relação ao geral da prova, Vettel disse que ultrapassar Norris e Sainz nos estágios iniciais foi o momento mais divertido. No entanto, o tetracampeão admitiu que o time de Maranello falhou no objetivo.

"Queríamos chegar perto da Mercedes e não o fizemos. Então, nesse sentido, temos de ser honestos: nós falhamos. O objetivo principal era vir aqui e diminuir a diferença para eles, e infelizmente nossas peças não funcionaram como esperávamos", lamentou.

No próximo fim de semana, acontece a etapa da Áustria. O intervalo curto entre as prova impede grandes evoluções no carro da Ferrari, mas o alemão espera que o circuito austríaco seja mais favorável ao SF90 do que Paul Ricard. “O carro que tivemos na França será o mesmo do próximo fim de semana, mas espero que as características da pista nos ajudem”.

GALERIA: Melhores imagens do GP da França da Fórmula 1

Os pilotos reunidos antes da prova
Sir Jackie Stewart que completou 80 anos no dia 11 de junho e Nico Rosberg
Jean Todt, President da FIA, e vários outros, homenagearam Stewart antes da prova
Homenagem a Jackie Stewart
Homenagem a Jackie Stewart
Jackie Stewart Birthday photograph with drivers and team principles
Gunther Steiner e Toto Wolff na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
Franz Tost, Mattia Binotto, e Zak Brown na homenagem a Jackie Stewart
Foto oficial na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
Foto oficial na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
David Coulthard, Mark Webber, Sebastian Vettel, Daniil Kvyat, Kevin Magnussen e Romain Grosjean na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
Largada do GP da França
Lewis Hamilton sempre esteve à frente de seu companheiro de equipe.
No final, mais uma dobradinha da Mercedes, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, com Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro
14

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior McLaren destaca "sobrevivência" espetacular de Norris no GP da França
Próximo artigo GP da França: FIA rebate pilotos e diz que largada seguiu as regras

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil