Vettel: quantidade "ridícula" de downforce não compensa carros tão pesados na F1
O tetracampeão afirmou que a quantia "ridícula" de downforce não compensa o peso excessivo dos carros atuais
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Mark Sutton / Motorsport Images
O peso do carro da Fórmula 1 subiu consideravelmente durante a era do tubo híbrido, e a chegada do halo colaborou com isso, com os carros pesando atualmente 746 quilos. E enquanto a força e a performance do carro estão ajudando a reduzir consideravelmente os recordes de tempos de volta, o tetracampeão Sebastian Vettel acha que o peso precisa ser reduzido.
"Acho que os carros são fenomenais em termos de downforce: e é ridículo quanto downforce temos e quão rápidos os carros são em velocidade média, curvas de alta", disse Vettel em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.
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"Mas na velocidade baixa podemos sentir o peso. Isso é algo que percebemos quando mexemos o carro de um lado para o outro em chicanes ou hairpins. Os carros, na minha opinião, são muito pesados. Acho que podemos nos livrar de uma parte da downforce, não precisamos de tudo isso, mas com isso podemos ter carros mais leves. no geral, teríamos o mesmo tempo de volta, talvez até mais rápidos".
Vettel acha que mesmo não removendo algumas das melhorias de segurança que foram introduzidas na F1, seria possível trazer os carros para perto de 600 kg, como eram há uma década.
"É a direção que foi tomada porque a unidade de potência e todos os elementos extras que traz", disse. "Obviamente algumas da medidas de segurança você não quer voltar atrás, e isso é certo. Mas o halo sozinho pesa 10 quilos. Você pode ter ele um pouco mais leve e tão forte quanto".
"O que estou dizendo é que algumas dessas coisas devem ficar. Outras? Podemos debater. Mas vale lembrar a ótima sensação que tínhamos com carros de 600 - 620 quilos. Agora o mínimo é 750".
Vettel afirma que ele gostaria de ter uma sensação com a F1 próxima da facilidade de manobrar os karts.
"É algo completamente diferente, sabe", disse. "Se você entrar em um kart, o que te surpreende mais - porque você não tem muita força - é o peso. O fato de ser tão leve é que você pode manobrar o kart e estar... em comparação, muito rápido".
"Obviamente você não tem aerodinâmica, então você não vai tão rápido assim. Mas é um pouco do que precisamos. Porque tem a inércia da massa e você simplesmente consegue sentir isso".
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1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: Ferrari
2020: Ferrari SF1000
Foto de: motosport.com
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