Relato do treino livre

Vettel quebra recorde da pista e lidera TL3 na Áustria

Alemão da Ferrari bate Mercedes e ponteia último treino livre antes da classificação no Red Bull Ring

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

O último treino livre para o GP da Áustria de Fórmula 1 foi destacado pelo equilíbrio e pela competitividade entre os primeiros colocados. Sebastian Vettel e Lewis Hmailton foram os mais velozes, com Valtteri Bottas logo atrás.

Os três bateram o recorde extraoficial da pista feito no ano passado pelo finlandês da Mercedes na classificação, prometendo uma grande briga pela pole position logo mais.

Mais veloz, Vettel cravou o tempo de 1min04s070, superando por 0s029 o atual campeão Hamilton. Bottas ficou a 0s134 da volta de Vettel.

Kimi Raikkonen ficou na quarta colocação, à frente dos dois carros da equipe Red Bull, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo respectivamente em quinto e sexto lugares. O holandês sofreu uma falha em seu carro a oito minutos do fim na curva 5 e não conseguiu terminar a sessão.

Melhor do resto depois das três equipes grandes, Romain Grosjean ficou em sétimo, à frente de Kevin Magnussen, Charles Leclerc (que parou na pista no fim com problemas mecânicos) e Nico Hulkenberg.

O treino

O primeiro a registrar tempo foi o finlandês Kimi Raikkonen. Ele cravou primeiramente a volta de 1min05s839, depois 1min05s314 e ainda 1min04937 nos primeiros dez minutos da sessão.

Nos primeiros 15 minutos apenas quatro carros marcaram tempos. Em seguida, o treino aqueceu um pouco mais com a vinda da Mercedes e de Vettel à pista. O alemão fez o tempo de 1min04s920 e depois 1min04s699, superando o parceiro Raikkonen.

No entanto, logo em seguida, Lewis Hamilton bateu o tetracampeão com a marca de 1min04s972. Durou pouco, já que Bottas tirou o tempo do inglês com 1min04s594.

Na metade do treino, o top-6 era Bottas, Vettel, Hamilton, Raikkonen, Ricciardo e Verstappen. O melhor do resto era Grosjean, à frente de Sainz e Alonso.

Tentando melhorar seu tempo, Max Verstappen acabou saindo da pista na curva 5, repetindo um erro da sexta-feira. No entanto, ele mais uma vez conseguiu voltar sem maiores problemas. Em seguida, Brendon Hartley pegou na zebra da curva 9 e perdeu um pedaço de sua asa dianteira.

Raikkonen cravou 1min04s470 com 20 minutos para o fim. Vettel o superou com 1min04s159 – recorde extraoficial da pista. O alemão ainda melhorou para 1min04s070. Hamilton tentou, mas só ficou a 0s029 de Sebastian.

No fim da sessão, Verstappen acabou parando seu carro na pista com problemas mecânicos. Leclerc também parou no último minuto.

A classificação terá início às 10h deste sábado.

Volte em instantes.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sainz: "Q3 da Áustria será o mais complicado do ano"
Próximo artigo Bottas surpreende e conquista pole position na Áustria

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil