Análise

Vídeo-análise: o Windscreen 'ativo'

Em uma animação 3D, Giorgio Piola analisa a proposta do designer Enrique Scalabroni para a introdução de um Windscreen 'ativo' nos carros da Fórmula 1

Windscreen rendering

Foto de: Giorgio Piola

No final de semana do GP da Itália, o designer Enrique Scalabroni - com passagens por equipes de Fórmula 1 como a Williams - apresentou um conceito de Windscreen 'ativo'.

Inicialmente visto por Christian Horner, chefe da Red Bull, e por Bernie Ecclestone, a ideia foi revelada posteriormente pelo Motorsport.com, que produziu a animação abaixo para explicar como o conceito pode funcionar.

 

O conceito de Scalabroni aborda as questões de proteção do cockpit de maneira significativamente diferente das ideias apresentadas até o momento, com duas estruturas distintas em vez de uma.

Cobertura de cabeça

Helmet hood rendering
Cobertura da cabeça

Foto: Giorgio Piola

A cobertura de cabeça envolve o capacete, com o objetivo de reduzir as chances de o piloto ser atingido por detritos que possam ir em tal direção.

Talvez o grande complicador de tal dispositivo é o acesso ao piloto em caso de acidente. Obviamente, muitas soluções podem ser aplicadas para facilitar a remoção do piloto, mas a única versão apresentada foi a que está na animação.

Uma solução, por exemplo, poderia ser a integração da cobertura com as laterais do cockpit já existentes - que são removíveis.

Windscreen

Windscreen rendering
Windscreen 

Foto: Giorgio Piola

O Aeroscreen, apresentado pela Red Bull, respondeu a uma das questões levantadas pela categoria após o acidente de Felipe Massa no Gp da Hungria de 2009, quando o piloto foi atingido por uma mola de suspensão que se soltou do carro de Rubens Barrichello.

Uma das ideias apresentadas por Scalabroni foi um Windscreen simples e alongado, que criaria uma rampa para afastar detritos da cabeça dos pilotos. O lado negativo de tal elemento é que pode se criar uma barreira para a visão dos pilotos, especialmente em caso de chuva - situação a qual até o halo ainda precisa ser submetido.

Evidentemente, é uma ideia ainda no estágio inicial. Se desenvolvida e testada em conjunto com os novos chassis, pode ser eficiente.

Windscreen 'ativo'

Actuated flap rendering
Windscreen 'ativo'

Foto: Giorgio Piola

O componente que mais chamou a atenção no projeto apresentado foi o uso de uma espécie de flap ativado hidraulicamente no topo da parte dianteira do chassi em substituição ao Windscreen estático citado acima.

Na proposta de Scalabroni, o flap poderia ser tanto ativado pelo próprio piloto - através de um botão no volante - como automaticamente, através de sensores que seriam instalados no carro e que acionariam o dispositivo em caso de perigo iminente para o piloto.

O tempo de reação do dispositivo é, sem dúvida, a grande preocupação, com o aparato sendo mais eficiente em velocidades baixas do que com detritos que se movam rapidamente.

Com a implantação da proteção de cockpits postergada para 2018, tudo indica que o Halo será a opção adotada, levando em consideração os testes realizados nos treinos livres por várias equipes nas últimas corridas.

Entretanto, os testes e o feedback dado pelos pilotos pode significar o fim para o dispositivo, fazendo com que a categoria tenha de olhar para outras opções para proteger de maneira eficiente a região da cabeça dos pilotos.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton se orgulha de fama: “minha vida mudou muito”
Próximo artigo Vettel diz que Ferrari deve focar no carro, não em contrato

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil