Últimas notícias

VÍDEO: Emerson Fittipaldi conta histórias de seus títulos e de grandes rivais

Primeiro campeão brasileiro da história da F1, Emerson falou sobre sua trajetória no mundo do automobilismo

Emerson Fittipaldi attends the the Laureus Sport for Good Run prior

Foto de: Getty Images

Considerado o 'pai de todos' por muitos envolvidos com o esporte a motor no Brasil, Emerson Fittipaldi tem uma grande trajetória no mundo do automobilismo. Sua história começou ainda nos anos 60 e segue até os dias de hoje. E o brasileiro contou alguns dos episódios acumulados ao longo desses anos em uma conversa com o Motorsport.com.

Leia também:

O papo rolou durante uma live no Instagram do Motorsport.com, comandada por Felipe Motta. Emerson falou sobre sua trajetória no automobilismo, desde o início da carreira até sua aposentadoria na IndyCar, passando pelas categorias de base na Europa, o período na Fórmula 1, os títulos e a Copersucar. Ele falou também sobre sua amizade com o Beatle George Harrison.

Muita história para contar

Emerson dividiu com Felipe Motta e o público muitas histórias sobre sua fase na F1, incluindo os títulos conquistados com a Lotus e a McLaren, além do projeto da Copersucar, que correu por oito anos no grid da principal categoria do automobilismo mundial.

O brasileiro também dividiu histórias que viveu ao lado de George Harrison, membro de uma das bandas mais importantes da história da música: os Beatles.

GALERIA: Veja 10 curiosidades sobre Emerson Fittipaldi

Emerson nasceu em uma família que respirava velocidade: seu pai, Wilson, e sua mãe, Juzy, correram de moto e carro e foram figuras importantes no início do automobilismo brasileiro.
Ao contrário do que se diz, Emerson não foi o fator decisivo no título póstumo de Rindt em 1970. Seu triunfo nos EUA se deveu a um problema de Jacky Ickx – que devia vencer todos 3 GPs restantes para ser campeão.
Fittipaldi foi o único a terminar uma corrida na F1 com o Lotus 56B, na Itália em 1971. O carro era movido por uma turbina de helicóptero e não tinha nem câmbio e nem freio-motor. Mesmo tendo 150 cv a mais que os outros F1s da época, ele era ruim em curvas
Campeã oito vezes entre equipes e 12 vezes entre pilotos, a McLaren viu seus dois primeiros mundiais vindos pelas mãos de Emerson Fittipaldi, no ano de 1974.
O último pódio de Emerson na Fórmula 1 pode ser tido como uma bela passagem de bastão entre dois ídolos do automobilismo brasileiro. Aquela prova em Long Beach no ano de 1980 foi marcou a primeira vitória de Nelson Piquet.
Para ir ao funeral de Ayrton Senna, Emerson precisou se ausentar dos primeiros treinos livres para a 500 Milhas de Indianápolis de 1994.
Em 1995, o piloto acabou não se classificando para a Indy 500 após o carro da Penske não ter se adaptado bem à pista. Ele ainda tentou se garantir na prova com um carro da equipe Rahal, mas perdeu a vaga no grid para Stefan Johansson no Bump Day.
Após seu grave acidente em Michigan em 1996, que o fez encerrar a carreira na Indy, o ex-Beatle George Harrison gravou uma versão de Here Comes The Sun com letra dedicada a Emerson.
A última corrida disputada por Emerson na carreira foi em 2014. Ele andou na Ferrari #61 da AF Corse com o italiano Alessandro Pier Guidi e o norte-americano Jeff Segal.  O time finalizou em sexto e último na LMGTE-Am.
O clã Fittipaldi no automobilismo ainda segue. Pietro e Enzo, netos de Emerson, já competem nos carros, enquanto que seu filho mais novo, Emmo, atualmente inicia sua carreira no kart.
10

PODCAST Motorsport.com: Será o fim de Sebastian Vettel na Fórmula 1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe da Red Bull corneta Renault por saída de Ricciardo; veja
Próximo artigo Leclerc fala sobre papel na Ferrari após chegada de Sainz

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil