Villeneuve: "Vettel estava mais rápido e merecia ficar à frente"
Campeão da Fórmula 1 em 1997, ex-piloto canadense criticou o esquema da escuderia italiana em Sochi: "Carma puniu"
Marc Gene, Ferrari and Jacques Villeneuve, Sky Italia
Mark Sutton / Motorsport Images
A controversa estratégia da Ferrari no GP da Rússia de Fórmula 1 segue gerando polêmica. Agora, foi a vez de Jacques Villeneuve criticar a escuderia pela forma como administrou o esquema que deixou Sebastian Vettel à frente do pole Charles Leclerc após a largada.
O ex-piloto, campeão da categoria máxima do automobilismo mundial em 1997 pela Williams, detonou o time de Maranello pelo "acordo" em Sochi. Segundo o canadense, o "carma puniu" a equipe vermelha.
Leia também:
"Não gostei de como a Ferrari administrou a estratégia. Eles não precisavam dizer a Vettel para devolver a posição imediatamente e passaram o resto da corrida pensando em como colocar Leclerc de volta na frente", disse Villeneuve, comentarista da TV italiana Sky Sports.
O canadense seguiu na explicação. "Depois, o carma os puniu", afirmou o ex-piloto, mencionando a quebra de Vettel, que ocasionou safety car virtual. O incidente permitiu que Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ultrapassassem Leclerc 'nos boxes' e confirmassem a dobradinha da Mercedes.
De acordo com o campeão mundial de 1997, o tetracampeão tinha ritmo para ficar na ponta após a largada do GP da Rússia. "Vettel estava mais rápido e merecia ficar à frente", opinou o sempre polêmico Villeneuve.
Relembre todas as vitórias de Vettel na F1:
GP da Itália de 2008
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da China de 2009
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da Grã-Bretanha de 2009
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2009
Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2009
Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2010
Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2010
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2010
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Brasil de 2010
Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2010
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Austrália de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Turquia de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Espanha de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Mônaco de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Bélgica de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2011
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2011
Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2011
Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2012
Foto de: XPB Images
GP de Singapura de 2012
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2012
Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2012
Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2012
Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2013
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Bahrein de 2013
Foto de: XPB Images
GP do Canadá de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Alemanha de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Coreia de 2013
Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Índia de 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Abu Dhabi de 2013
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP dos Estados Unidos de 2013
Foto de: XPB Images
GP do Brasil de 2013
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Malásia de 2015
Foto de: XPB Images
GP da Hungria de 2015
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2015
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Austrália de 2017
Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2017
Foto de: LAT Images
GP de Mônaco de 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Hungria
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Brasil de 2017
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Austrália de 2018
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Bahrein de 2018
Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá de 2018
GP da Grã-Bretanha de 2018
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
GP da Bélgica de 2018
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP de Singapura de 2019
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Últimas notícias
Bandsports é a casa das corridas da plataforma TCR na televisão brasileira
F1: Liberty Media se aproxima de acordo para compra da Dorna Sports, dona da MotoGP
F1: Norris revela fraqueza do carro da McLaren em 2024
Pista tradicional na NASCAR tem suposta destilaria clandestina descoberta; entenda
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments