Conteúdo especial

F1: Vitória dividida e acidente de Webber e Alonso no Brasil-2003

Interlagos sediava uma das provas mais aleatórias da história recente da Fórmula 1 há 17 anos

Fernando Alonso, Renault Renault F1 Team R23, gets put into an ambulance on a strecher

Fernando Alonso, Renault Renault F1 Team R23, gets put into an ambulance on a strecher

LAT Images

Nesta segunda-feira, o GP do Brasil de 2003 completa exatos 17 anos. A prova realizada em Interlagos foi uma das mais movimentadas da Fórmula 1 moderna, com alteração do vencedor e um final completamente atribulado.

Além de tudo, a corrida de São Paulo foi a 700ª da história da categoria máxima do automobilismo mundial. E tudo isso em meio à tradicional chuva paulistana naquele fatídico 6 de abril. É o que o Motorsport.com relembra nesta matéria especial.

Leia também:

A etapa foi a terceira da temporada 2003 e teve o brasileiro Rubens Barrichello na pole position com a Ferrari. Entretanto, a água começou a cair já no começo daquele domingo e a largada foi dada com o safety car.

O líder do campeonato era o finlandês Kimi Raikkonen, então na McLaren. O time de Maranello, por sua vez, tinha que minimizar o prejuízo, já que estava utilizando o carro de 2002 e só teria o novo monoposto no GP da Espanha.

A McLaren não tinha nada a ver com isso e viu o escocês David Coulthard assumir a ponta após a saída do carro de segurança, na sétima volta. Entretanto, a 'normalidade' da corrida durou pouco, já que uma série de acidentes estava por vir. 

Na volta 18, Ralph Firman teve quebra de suspensão e atingiu Olivier Panis, causando nova entrada do carro de segurança. No 25º giro, o brasileiro Antônio Pizzonia bateu na Curva do Sol com Juan Pablo Montoya.

Duas voltas depois, a vítima foi o então pentacampeão Michael Schumacher. No giro de nº 33, foi a vez de Jenson Button também bater na Curva do Sol. Doze voltas mais tarde, Barrichello passou Coulthard e reassumiu a ponta, mas abandonou com pane seca no 47º giro.

Na volta 52, o escocês ainda liderava, mas precisou fazer um pit stop e Raikkonen assumiu a ponta. Entretanto, logo na sequência, o Homem de Gelo errou e permitiu que o italiano Giancarlo Fisichella fosse para a liderança com a Jordan.

Em terceiro, quem aparecia era Fernando Alonso, que fazia grande prova de recuperação após largar em 10º com a Renault. O que o espanhol não esperava, porém, era a sequência de batidas que aconteceria em breve.

A primeira delas ocorreu no 54º giro, quando o australiano Mark Webber bateu forte com a Jaguar. Na volta seguinte, Alonso estava em alta velocidade e não conseguiu desviar dos detritos, chocando-se com violência contra o carro adversário e causando ainda mais estrago.

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Sutton Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: LAT Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: LAT Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: LAT Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Sutton Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: LAT Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Sutton Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: LAT Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: LAT Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Sutton Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Sutton Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Caos no GP do Brasil de 2003 com acidentes de Webber e Alonso

Foto de: Sutton Motorsport Images

18

Depois da batida, a bandeira vermelha tremulou e a prova teve seu encerramento decretado, o que acabou garantindo o pódio a Alonso. Entretanto, a confusão de resultados se deu mais à frente, já que Raikkonen e Fisichella haviam trocado posições logo antes do acidente.

No fim das contas, a Jordan de Fisichella pegou fogo após a batida de Webber e Alonso e o italiano teve que parar, devolvendo a ponta a Raikkonen. O finlandês foi declarado vencedor e 'Fisico' o segundo colocado, mas não por muito tempo.

Revendo a sequência dos fatos após o GP, os comissários decidiram que Fisichella deveria ficar com a vitória, já que ele liderava a prova duas voltas antes do acidente. De acordo com os regulamentos, o líder da corrida dois giros antes da batida seria o real vencedor.

Na etapa seguinte, então, um dos fatos mais inusitados da história recente da F1 aconteceu: antes do GP de San Marino, em cerimônia não-oficial em Ímola, um sorridente Raikkonen entregou o troféu do triunfo em Interlagos para Fisichella, vencedor pela primeira vez.

Raikkonen como vencedor no pódio em Interlagos, com Fisichella em segundo

Raikkonen como vencedor no pódio em Interlagos, com Fisichella em segundo

Foto de: XPB Images

Raikkonen entrega o troféu do GP do Brasil de 2003 para Fisichella em cerimônia não-oficial em Ímola

Raikkonen entrega o troféu do GP do Brasil de 2003 para Fisichella em cerimônia não-oficial em Ímola

Foto de: LAT Images

2

TABELA: Veja o resultado completo do GP do Brasil de F1 de 2003

 Pos Piloto Carro Voltas
1 Italy Giancarlo Fisichella Jordan/Ford 54
2 Finland Kimi Räikkönen McLaren/Mercedes 54
3 Spain Fernando Alonso Renault 54
4 United Kingdom David Coulthard McLaren/Mercedes 54
5 Germany Heinz-Harald Frentzen Sauber/Petronas 54
6 Canada Jacques Villeneuve BAR/Honda 54
7 Germany Ralf Schumacher Williams/BMW 54
8 Italy Jarno Trulli Renault 54
9 Australia Mark Webber Jaguar/Cosworth 53
10 Brazil Cristiano da Matta Toyota 53
DNF Brazil Rubens Barrichello Ferrari 46
DNF United Kingdom Jenson Button BAR/Honda 32
DNF Netherlands Jos Verstappen Minardi/Cosworth 30
DNF Germany Michael Schumacher Ferrari 26
DNF Colombia Juan Pablo Montoya Williams/BMW 24
DNF Brazil Antônio Pizzonia Jaguar/Cosworth 24
DNF France Olivier Panis Toyota 17
DNF Ireland Ralph Firman Jordan/Ford 17
DNF United Kingdom Justin Wilson Minardi/Cosworth 15
DNF Germany Nick Heidfeld Sauber/Petronas 8

VÍDEO: Editor-chefe do Motorsport.com elege as maiores atuações que viu in loco

PODCAST: Quem são os maiores comunicadores de automobilismo na TV brasileira?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Rosberg elege Hamilton o 4º melhor da história da F1; veja o top-5
Próximo artigo Vettel diz que batalha com Leclerc é menos importante que desenvolvimento com Ferrari

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil