Últimas notícias

Vitórias em Le Mans, frustração na Indy, aventura no Dakar: Alonso usou anos fora da F1 para se aventurar pelo automobilismo

Espanhol não ficou parado nos dois anos que esteve fora da F1 e ainda tem provas por vir em 2020

#310 Toyota Gazoo Racing: Fernando Alonso

#310 Toyota Gazoo Racing: Fernando Alonso

A.S.O.

Fernando Alonso está de volta à Fórmula 1! Após sair do mundial no final de 2018, ele confirmou seu retorno nesta quarta (08), assinando com a Renault para correr a partir de 2021 por "múltiplas temporadas". Mas, nesses dois anos fora da F1, o espanhol não ficou parado, correndo por diversas categorias do mundo do automobilismo.

Antes mesmo de sua saída da F1, Alonso já estava correndo fora da categoria. Ele participou da temporada 2018/19 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) como piloto titular da Toyota. E, apesar de breve, sua passagem foi bem sucedida, sendo campeão da categoria e conquistando duas vezes as 24 Horas de Le Mans.

Leia também:

Além disso, Alonso teve mais uma passagem pela Indy, bem diferente da de 2017, além de sua estreia no mundo do rali, indo direto para uma das provas mais difíceis do mundo: o Dakar.

Veja na galeria abaixo como foram os dois "anos sabáticos" de Fernando Alonso, detalhando ainda o que vem por aí nos próximos meses.

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Art Fleischmann

O time do Cadillac #10, formado por Renger Van Der Zande, Jordan Taylor, Fernando Alonso e Kamui Kobayashi, se classificou na sexta posição para o grid de largada.
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Em seu primeiro turno de pilotagem, Alonso assumiu o carro na quinta posição e superou um a um os adversários para assumir a liderança e ainda abrir 21s de vantagem para o Konica Minolta Cadillac #10
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Sob forte chuva, o espanhol acelerou para retomar a liderança da prova em seu segundo turno ao volante do Cadillac #10. Ele ainda abriu 55s de vantagem para o segundo colocado.
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Art Fleischmann

Em seu terceiro e último turno, Alonso assumiu o volante na segunda posição e se aproveitou de um erro de Felipe Nasr para retomar a ponta e cruzar a bandeirada em primeiro.

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Foi a primeira vitória do Príncipe das Astúrias em Daytona. Em 2018 ele havia abandonado a corrida com problemas mecânicos depois de largar na 13ª posição.

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Em fevereiro a McLaren anunciou que o espanhol assumiria um cargo de embaixador da marca e que testaria o carro de 2019 em algum momento da temporada
Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Em abril, Alonso assumiu o volante do carro da equipe de Woking e apoiou o time nos testes de pneus da Pirelli

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O espanhol deu 64 voltas no primeiro dia de treinos e mais 69 no segundo, acumulando quilometragem e ajudando a equipe a compreender melhor a próxima geração de pneus da marca italiana.

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Como o objetivo da equipe avaliar os novos compostos, os tempos de volta foram considerados pouco relevantes.
Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Depois da experiência, o espanhol afirmou que se considerava o melhor piloto do mundo.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Foto de: Alexander Trienitz

Em 2018 os pilotos do carro #8 da Toyota, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi já haviam conquistado vitórias em Spa e Le Mans, além de dois segundos lugares, no Japão e na China. Em Sebring, largaram na pole.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Foto de: Alexander Trienitz

E os pilotos do carro #8 não deram margem aos rivais e venceram a corrida em Sebring, em março.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Foto de: JEP / Motorsport Images

Na corrida seguinte, o trio de Alonso, Buemi e Nakagima voltou a vencer, desta vez nas 6 Horas de Spa.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Foto de: Paul Foster

Foi a segunda vitória consecutiva de Alonso e seus companheiros no circuito Belga.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Foto de: JEP / Motorsport Images

Poucos dias antes da vitória, Alonso e Toyota confirmaram que o piloto deixaria a equipe após o término da temporada.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: JEP / Motorsport Images

Alonso e seus companheiros chegaram à etapa final do campeonato, em Le Mans, com situação confortável na briga pelo título.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: Marc Fleury

Por já ter vencido a prova em 2018, Alonso afirmou que a prioridade seria garantir o título ao invés de brigar pela vitória.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: Jose Mario Dias

Depois de partir da segunda posição, o trio formado por Alonso, Buemi e Nakajima conseguiu superar os rivais da Toyota nas últimas horas da prova para garantir a segunda vitória consecutiva na lendária prova.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: Jose Mario Dias

Com a segunda vitória em La Sarhte, o espanhol se tornou o primeiro piloto na história a vencer duas vezes em Mônaco e em Le mans, superando Tazio Nuvolari, Bruce McLaren e Jochen Rindt e Maurice Trintignant.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: Jose Mario Dias

Com duas vitórias em cada uma das provas lendárias da Eurpa, Alonso precisa 'apenas' de uma vitória na Indy500 para se tornar o segundo piloto na história a conquistar a tríplice coroa, feito alcançado apenas por Graham Hill entre 1963 e 1972.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Em 2017, Fernando Alonso chegou a liderar as 500 milhas de Indianápolis, mas su motor Honda falhou e ele abandonou a prova. Mesmo assim, ele foi premiado como melhor novato da corrida.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Em sua segunda tentativa, a McLaren fez uma parceria com a Carlin e construiu um carro exclusivamente para que Alonso competisse na prova.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: McLaren

No entanto, após um acidente nos treinos livres em Indianápolis, a equipe teve problemas de logística e não conseguiu entregar um novo volante a tempo para o espanhol e acumulou diversos problemas.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Somando-se às falhas da McLaren, Alonso não foi rápido o suficiente para se classificar entre os 30 melhores que garantiram acesso direto à corrida e precisou disputar uma espécie de repescagem, na qual também saiu derrotado, o que resultou na não participação do espanhol na corrida.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Após o fracasso de piloto e equipe, Gil de Ferran, diretor esportivo da McLaren, pediu desculpas ao espanhol pelas trapalhadas da equipe em Indianápolis.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Mas 2019 não se resumiu à corridas no asfalto. Alonso começou em março uma série de testes com a Toyota, de olho em uma participação no Rally Dakar de 2020.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

A primeira experiência do espanhol foi na África do Sul, onde começou sua preparação.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Após a primeira experiência, Alonso disse ter gostado de pilotar um carro de rali.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Apoiado pela fabricante japonesa, Alonso afirmou que todas as experiências fora da F1 eram mais do que apenas diversão.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Depois das primeiras impressões positivas de Alonso, a Toyota elaborou um plano de testes e competições para o espanhol se preparar para Dakar.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Um momento de grande 'tensão' para o espanhol foi sua experiência com as dunas do Namíbia, onde disse ter ficado chocado com o tamanho do desafio.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Depois da experiência no Namíbia, o espanhol participou de sua primeira prova, a Lichtenberg 400, na África do Sul, onde completou a prova, mas não foi classificado por ter perdido muito tempo após capotar e danificar seu para-brisa.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota

Em Lichtenberg, Alonso formou dupla com Marc Coma, pentacampeão do Dakar como piloto de motos. Espanhol, Coma será co-piloto do asturiano.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota

Em seguida, a dupla Alonso-Coma participou do Rally do Marrocos. No primeiro dia, o Toyota dos espanhóis sofreu com furos nos pneus e ficou para trás. Na sequência, entraram no top-10, mas o terceiro dia foi o pior, com a dupla precisando abandonar.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

No último evento de preparação antes do Dakar, na Arábia Saudita, Alonso e Comas chegaram ao pódio pela primeira vez, comum terceiro lugar no rally Al Ula-Neom. A evolução do espanhol surpreendeu o experiente time da Toyota, que ficou empolgada para a lendária prova.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Toyota Racing

Dias depois de chegar em terceiro na Arábia Saudita, Alonso participou de evento promocional da Toyota na Argentina, onde a marca japonesa oficializou sua participação na Stock Car 2020.

Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Toyota Racing

Alonso guiou o carro da Toyota do Super TC 2000, competição argentina similar à Stock Car. Uma das celebridades a dar voltas ao lado do espanhol, foi Matías Rossi, astro da categoria que estará na Stock Car em 2020.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Toyota Racing

Alonso deu várias voltas com o carro da Toyota no circuito argentino e impressionou por sua velocidade com o carro que havia acabado de conhecer.
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Toyota Racing

Em entrevista ao Motorsport.com, Alonso disse que não descarta participar de corridas da Stock Car no futuro, apontando conhecer a categoria através de Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Federico Faturos

Na esteira da declaração de Alonso, o chefe da Stock Car, Carlos Col, afirmou que a categoria tem interesse em trazer o espanhol para a corrida de duplas, que voltará a fazer parte do calendário da categoria em 2020.

2020: Estreia no Dakar

2020: Estreia no Dakar

Foto de: A.S.O.

Depois de muita preparação, a estreia oficial de Fernando Alonso no Dakar veio em janeiro deste ano. Alonso tinha ao seu lado Marc Coma, pentacampeão do evento na categoria de motos, como seu navegador
Toyota Gazoo Racing: Fernando Alonso

Toyota Gazoo Racing: Fernando Alonso

Foto de: A.S.O.

Alonso e Coma tiveram alguns sustos ao longo do Dakar, incluindo uma capotagem do carro, mas obtiveram bons resultados, incluindo um segundo lugar no oitavo estágio da prova
Antes da volta à F1, mais uma tentativa de completar a Tríplice Coroa

Antes da volta à F1, mais uma tentativa de completar a Tríplice Coroa

Foto de: motosport.com

Falta apenas as 500 Milhas de Indianápolis para Alonso completar seu principal objetivo no esporte no momento: a Tríplice Coroa do Automobilismo. Depois de uma tentativa frustrada em 2019, Alonso vai tentar a sorte novamente nesse ano, correndo pela equipe Arrow McLaren SP
43

'Declaração de guerra': veja como o GP da Áustria de F1 gerou uma briga entre Mercedes e Red Bull

PODCAST: Entrevista com Bruno Senna: a trajetória no automobilismo e histórias com tio Ayrton Senna

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Le Mans virtual tem recorde de audiência na TV e em meios digitais
Próximo artigo Marcos Gomes revela foco internacional com Le Mans e campeonatos europeus de endurance

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil