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Williams: Russell é alvo de ódio de fãs de Kubica nas redes sociais

Novato britânico da Williams recebe ataques dos torcedores de seu companheiro de equipe polonês na internet

Robert Kubica, Williams Racing, and George Russell, Williams Racing, on stage

Robert Kubica, Williams Racing, and George Russell, Williams Racing, on stage

Jerry Andre / Motorsport Images

Depois de um péssimo começo de temporada em 2019, a Williams viveu dias melhores nas últimas duas etapas, na Alemanha e na Hungria. Na corrida de Hockenheim, Robert Kubica conseguiu o único ponto da equipe no ano. Já na prova de Hungaroring, George Russell ficou por um triz de avançar do Q3 no treino classificatório, demonstrando a evolução do carro da tradicional escuderia da Fórmula 1. Entretanto, nem tudo são rosas no time britânico.

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Nesta segunda-feira, Russell disse ao Motorsport.com que vem tendo que aturar fãs mais exaltados de Kubica, que voltou à categoria nesta temporada depois de oito anos de afastamento (relembre a trajetória do piloto da Polônia na galeria abaixo). "Não fiz nada para merecer esse abuso. É um tanto dolorido que 50% dos comentários dos meus posts sejam de ódio de fãs poloneses", comentou o britânico, fazendo menção aos conterrâneos do companheiro.

Chegada à F1

Chegada à F1

Foto de: XPB Images

Robert Kubica foi promovido com a BMW Sauber, com quem deteve o papel de piloto de reserva durante as primeiras corridas da temporada de 2006. Ele chegou aos 21 anos de idade.
GP da Hungria 2006

GP da Hungria 2006

Foto de: Sutton Motorsport Images

Robert Kubica estreou na F1 substituindo Jacques Villeneuve na equipe da BMW Sauber. Ele terminou em sétimo, mas foi desclassificado porque seu carro estava 2 quilos abaixo do peso mínimo de acordo com os regulamentos. Na imagem, um momento de seu primeiro fim de semana em que ele perdeu a asa da frente.
GP da Itália 2006

GP da Itália 2006

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em apenas seu terceiro GP na F1, Robert Kubica conquistou o primeiro pódio de sua carreira, acompanhando Michael Schumacher (Ferrari) e Kimi Raikkonen (McLaren).
GP do Canadá 2007

GP do Canadá 2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Robert Kubica, com o BMW Sauber F1.07, sofreu um terrível acidente depois de tocar a roda traseira direita da Toyota de Jarno Trulli. Ele foi de um lado para o outro do circuito, atingindo as duas paredes e dando vários giros. Ele perderia a próxima corrida, em Indianápolis, onde Sebastian Vettel estreou como seu substituto.
GP da Malásia 2008

GP da Malásia 2008

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Kubica ficou em segundo no GP da Malásia em 2008, no segundo pódio de sua carreira, o primeiro dos oito que ele alcançaria durante aquela temporada.
GP de Mônaco 2008

GP de Mônaco 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images

Naquela que foi sua segunda participação no GP de Mônaco, Kubica subiu ao pódio com Hamilton e Massa.
GP do Canadá 2008

GP do Canadá 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images

O melhor dia para Kubica e Sauber na F1. Juntos, eles venceram o GP do Canadá, com uma dobradinha para o time. O polonês tornou-se líder do Mundial por quatro pontos sobre Lewis Hamilton, um dos pilotos envolvidos no acidente na saída do pitlane, que colocou a corrida a favor de Kubica.
GP do Brasil 2009

GP do Brasil 2009

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Kubica encerraria 2009 alcançando seu único pódio naquele ano em uma temporada em que a equipe da BMW Sauber deu um grande passo para trás antes de a montadora alemã deixar a F1.
GP da Austrália 2010

GP da Austrália 2010

Foto de: Sutton Motorsport Images

Kubica ficou em segundo no teste inicial da temporada 2010, o GP da Austrália, em sua estreia com a equipe Renault, a mesma com a qual anos atrás ele havia testado pela primeira vez uma F1.
GP de Mônaco 2010

GP de Mônaco 2010

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 2010, pela segunda vez em sua carreira, Kubica subiu ao pódio no GP de Mônaco. Ele ficou em terceiro depois de ter conseguido começar na primeira fila do grid.
GP da Bélgica 2010

GP da Bélgica 2010

Foto de: XPB Images

O último pódio de Robert Kubica até agora foi no GP da Bélgica em 2010, no qual terminou em terceiro.
GP de Abu Dhabi 2010, um adeus inesperado

GP de Abu Dhabi 2010, um adeus inesperado

Foto de: XPB Images

A corrida que encerrou a temporada de 2010 foi a última disputada por Robert Kubica na Fórmula 1 antes de seu retorno em 2019.
Teste para começar 2011 antes da tragédia

Teste para começar 2011 antes da tragédia

Foto de: XPB Images

Robert Kubica ia disputar a temporada de 2011 com a equipe Lotus Renault e ele esteve na primeira sessão de testes de pré-temporada em Valência. Esta foto é de 3 de fevereiro daquele ano, apenas três dias antes de seu infeliz e grave acidente no rali que quase o levou a ter sua mão direita amputada.
Fim da primeira passagem

Fim da primeira passagem

Foto de: XPB Images

Ele foi substituído na equipe e tentou se preparar para retornar em 2012, algo que não seria possível devido a suas limitações físicas.
O que teria acontecido com sua carreira?

O que teria acontecido com sua carreira?

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Anos depois, Kubica revelou que havia assinado um contrato com a Ferrari para 2012 . Ele teria sido companheiro de seu amigo Fernando Alonso e estaria em um time capaz de conquistar vitórias e lutar pelo título.
Retornar a um carro de F1 seis anos depois

Retornar a um carro de F1 seis anos depois

Foto de: Renault F1

Sem opções na Fórmula 1, Kubica voltou aos ralis e testou em diversas categorias (GT, Fórmula E, WEC...). A Renault permitiu que ele fizesse um teste em Valência, em junho de 2017, com o carro de 2012. Ele deu 115 voltas e começou a avaliar suas opções.
Segundo teste

Segundo teste

Foto de: Renault F1

Um mês depois, em Paul Ricard, Kubica deu 90 voltas.
Seu teste mais real

Seu teste mais real

Foto de: Sutton Motorsport Images

Kubica foi confirmado pela Renault para disputar o teste pós-GP da Hungria 2017, seu primeiro teste de fogo.
Ao volante de um carro contemporâneo

Ao volante de um carro contemporâneo

Foto de: Sutton Motorsport Images

Com o # 46 no RS17 da Renault, Kubica foi o quarto no seu retorno. Deu mais de 140 voltas com o volante modificado para se adaptar às suas condições. Ele deixou uma impressão muito boa e abriu novamente a possibilidade de um retorno em 2018.

O estado do seu braço

O estado do seu braço

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

"Há pessoas dizendo que o piloto está em uma mão, não estou dirigindo com uma mão", ele precisou esclarecer. "Eu acho que é impossível competir em uma F1 com apenas uma mão, mas eu tenho algumas limitações e, de certa forma, meu corpo geralmente compensa, o que não é ruim."
Descartado pela Renault, aos olhos da Williams

Descartado pela Renault, aos olhos da Williams

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A Renault escolheu Carlos Sainz e fechou a porta para Kubica. No entanto, a Williams notou-o e acrescentou-o à lista de pilotos candidatos para ser companheiros de equipe de Stroll em 2018.
Teste com a Williams

Teste com a Williams

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Kubica fez com o carro de 2014 o que a Williams descreveu como um "teste bem-sucedido". A equipe britânica queria avaliar o status do piloto e analisar suas opções.
Teste oficial com a Williams

Teste oficial com a Williams

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Após dois dias privativos ao volante do Williams FW40 de 2017, Kubica disputou os testes de final de temporada em Abu Dhabi. A Williams o declarou "apto" para competir na Fórmula 1.
Completa o sonho ... no meio do caminho

Completa o sonho ... no meio do caminho

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Kubica conseguiu retornar à Fórmula 1 em 2018, mas não como titular. A Williams optou por Sirotkin e o polonês teve que se contentar em ser um piloto reserva. "Eu fui honesto demais ao falar sobre minhas limitações", lamentou Robert.
Seu papel como testador

Seu papel como testador

Foto de: Sutton Motorsport Images

Durante 2018 ele jogou os testes de pré-temporada e apareceu em sessões de treinos livres, mantendo sua candidatura para ser titular em 2019.
Volta para a Fórmula 1 em tempo integral

Volta para a Fórmula 1 em tempo integral

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Com a saída de Stroll e depois de deixar de lado Sirotkin, a Williams queria um parceiro experiente para o jovem Russell, que assinou para 2019. Robert foi finalmente escolhido e nove anos depois se tornou parte do grid.

Seu segundo debute

Seu segundo debute

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Seu retorno não foi o desejado, e depois de uma série de fracassos e problemas, ele foi o último em classificação e corrida na Austrália.
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"Quero ser respeitado. Eu não encontrei ninguém que esteja me desrespeitando ou me odeie que não seja da Polônia. Então, eu só posso esperar que um dia eu tenha fãs tão apaixonados quanto os dele", afirmou Russell, que superou Kubica em todos os 12 treinos classificatórios do campeonato até aqui. O polonês, porém, foi o único a pontuar, no agitado GP da Alemanha, marcado pela chuva em Hockenheim.

Apesar de tudo, o novato valorizou o aprendizado: "2019 tem sido ótimo em vários aspectos. Acho que fiz um trabalho muito bom em algumas corridas e nem tão bom em outras. Mas, de toda a experiência, eu não mudaria nada, porque, a partir desses dias ruins, eu também aprendi muito".

"Eu não mudaria nada, você precisa dessas experiências para melhorar como pessoa e como piloto", destacou Russell, campeão da Fórmula 2 no ano passado (relembre sua carreira na galeria abaixo). Em 2019, o britânico teve como melhor resultado até agora uma 11ª colocação, justamente na Alemanha. Apesar de ainda não ter pontuado, o protegido da Mercedes não teve nenhum abandono na temporada, assim como Kubica.

George Russell, kart

George Russell, kart

Foto de: CIK/KSP

George Russell, kart

George Russell, kart

Foto de: CIK/KSP

George Russell, BRDC F4

George Russell, BRDC F4

Foto de: JEP / Motorsport Images

George Russell, F3 europeia

George Russell, F3 europeia

Foto de: FIA F3 / Suer

George Russell, F3 europeia

George Russell, F3 europeia

Foto de: FIA F3 / Suer

George Russell e Alexander Albon, F3 europeia

George Russell e Alexander Albon, F3 europeia

Foto de: FIA F3 / Suer

George Russell, Formula Renault 3.5

George Russell, Formula Renault 3.5

Foto de: Jean-Michel Le Meur - DPPI

George Russell, DTM

George Russell, DTM

Foto de: BMW AG

George Russell, DTM

George Russell, DTM

Foto de: BMW AG

George Russell, McLaren F1, teste

George Russell, McLaren F1, teste

Foto de: LAT Images

George Russell, F3 europeia

George Russell, F3 europeia

Foto de: Mario Bartkowiak

George Russell

George Russell

Foto de: Alexander Trienitz

George Russell, GP3

George Russell, GP3

Foto de: GP3 Series Media Service

George Russell, Lando Norris, Sérgio Sette Camara, F2

George Russell, Lando Norris, Sérgio Sette Camara, F2

Foto de: FIA Formula 2

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