Gabriel Gomez estreia na FREC no Red Bull Ring
Catarinense tem seu 1º fim de semana competindo pela equipe Rodin
Gabriel Gomez
Foto de: Dutch Photo Agency
Gabriel Gomez oficialmente sobe mais um degrau neste fim de semana em sua trajetória internacional como piloto de monopostos. O catarinense de 19 anos de idade faz sua estreia na Formula Regional Europeia com o carro #78, preparado pela tradicional equipe Rodin. O palco da primeira rodada tripla do calendário é o Red Bull Ring, na Áustria.
Gomez chega credenciado por uma temporada de 2025 muito sólida na F4, com direito ao título da Winter Series e vice-campeonatos na F4 Italiana e EuroF4. Ele fez ao todo 41 provas pela equipe US Racing e subiu no pódio em 25 ocasiões, sendo nove delas como vencedor. Antes ele havia construído consistente carreira no kart com títulos no Brasil, pole no Mundial e dois vice-campeonatos europeus.
A Rodin Motorsport é uma das forças nas categorias de base e está presente em seis campeonatos de carros de fórmula: F4, F1 Academy, GB3, FREC, FIA F3 e F2, além de preparar também carros de GT.
Ao longo da história da organização, muitos pilotos de renome aceleraram seus carros, como o atual campeão de F1 Lando Norris e o tetracampeão mundial Sebastian Vettel. No grid atual da F1, além do piloto da McLaren, passaram pelo programa hoje coordenado pela Rodin Motorsport George Russell, Carlos Sainz Jr e Yuki Tsunoda. A lista de ex-pilotos contém ainda vencedores da Indy500 (Marcus Ericsson, Will Power, Joseph Newgarden e Takuma Sato), vencedores das 24 Horas de Le Mans (Brendon Hartley, Sebastien Buemi e Robert Kubica) e campeões mundiais da FIA Formula E (Buemi e Jean Eric Vergne). Entre os brasileiros de passagem pela organização, destaque para Felipe Nasr e Bruno Senna.
A temporada 2026 marca uma nova fase na Formula Regional Europeia, categoria que representa o último degrau no desenvolvimento dos pilotos de monoposto antes do ingresso na programação oficial da F1. O certame neste ano passa a ser copromovido pela FIA e é o primeiro disputado pela segunda geração de carros da F-Regional, com o novo chassi Tatuus T-326 apresentado no fim de 2025. O monoposto apresenta evolução em termos de performance, aerodinâmica e segurança e foi desenvolvido para ser mais leve, estável e mais responsivo que a geração anterior. O novo motor foi desenvolvido pela Autotecnica Motori a partir do Toyota G16E e é o primeiro três cilindros a figurar na história da Formula Regional.
O campeonato foi inaugurado em 2019, dentro da diretriz global da FIA de normatizar as categorias de formação de pilotos e conferir pontuações para credenciar os piloto na escalada rumo à F1. Dois brasileiros já conquistaram o título: Gianluca Petecof em 2020 e Rafael Câmara em 2024. Outros veteranos da categoria hoje estão no grid da F1, casos do campeão de 2023, Andrea Kimi Antonelli, italiano que lidera a F1 pela Mercedes, do brasileiro Gabriel Bortoleto, do argentino Franco Colapinto e do francês Isack Hadjar.
O grid da categoria em 2026 conta com 30 competidores distribuídos em dez equipes e passa por oito autódromos europeus que estão atualmente ou já estiveram muitos anos no calendário da F1. As etapas podem ter duas ou três corridas, sendo que a abertura do campeonato na Áustria será uma rodada tripla.
No Red Bull Ring a sexta-feira é destinada a um treino livre de 50 minutos e o primeiro treino classificatório, de 30 minutos de duração, com os pilotos divididos em dois grupos. O resultado do quali 1 determina a ordem de largada da primeira corrida de sábado. A prova 2 terá inversão dos 12 primeiros lugares do classificatório, respeitada alternância entre pilotos dos dois grupos. No domingo acontece o segundo quali e a terceira corrida da etapa. Todas as provas têm duração de 30 minutos mais uma volta e são exibidas ao vivo pelo canal oficial da FREC no Youtube.
“Tivemos ótimos dias de testes em Hockenheim, Paul Ricard e Red Bull Ring!! É muito bom estar de volta ao carro depois de tanto tempo e evoluindo bastante com a equipe, mostrando um bom ritmo durante os três testes nas últimas semanas. Mal posso esperar para competir novamente!”, disse Gabriel Gomez.
FREC - Etapa 1 - Red Bull Ring:
Sexta-feira, 24 de abril
Treino Livre 1 - 05h25
Classificação 1 - 12h20
Sábado, 25 de abril
Corrida 1 - 05h25
Corrida 2 - 11h40
Domingo, 26 de abril
Classificação 2 - 03h45
Corrida 3 - 11h20
Verstappen, Hamilton e Alonso FORA em 2027? Mercado da F1 VAI ESQUENTAR; entrevista com PEDRO LIMA
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários