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Brasil recebe aval do presidente da FIA para sediar Fórmula E

De acordo com informações do Ministério do Turismo, prova pode acontecer ainda em 2019. Três cidades se candidataram para sediar o evento

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE05, celebrates after winning the race from Sébastien Buemi, Nissan e.Dams, Nissan IMO1

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

O Brasil ficou mais perto de receber uma corrida de Fórmula E, pois, de acordo com nota oficial publicada no site do Ministério do Turismo, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), liberou o país para sediar o evento. O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), viajou até Paris onde se encontrou com o presidente da FIA, Jean Todt, levando o pedido diretamente ao mandatário.

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Três cidades disputam o privilégio de receber a corrida de carros elétricos, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A capital carioca apresentou duas propostas: uma disputada na Marina da Glória e outra passando pelo Maracanã.

De acordo com a nota do Ministério, Jean Todt disse que a corrida pode acontecer ainda neste ano, no mês de dezembro, visto que de acordo com o calendário oficial, existe uma data com sede indefinida na agenda do campeonato. 

O Ministro conversou ainda por telefone com Felipe Massa, um dos organizadores da modalidade, para combinar uma reunião em agosto para tratar dos detalhes da prova. A conversa aconteceu por intermédio de Jean Todt, que ligou para o piloto brasileiro durante a reunião.

Jean Todt questionou Marcelo Álvaro sobre os motivos que levaram o país a buscar este acordo e de acordo com o ministério do turismo, a resposta do Ministro foi: “ter a Formula E no Brasil é um indicativo importante de que o governo federal tem interesse em inovação e em sustentabilidade associada a um evento que tem alto poder de atratividade turística e retorno financeiro para o país”.

Além da reunião com a FIA, o Ministério do Turismo enviou ainda um representante à Paris para conversar com o CEO e fundador da F-E, Alejandro Agag. Na reunião foram apresentadas as características de cada um dos traçados propostos para as três cidades candidatas a sediar a prova e as contrapartidas necessárias para a realização em cada cidade.

Tentativas frustradas no passado

O Brasil havia tentado entrar no calendário da Fórmula E em outros anos, mas ficou falhou em todas as tentativas. O campeão da categoria, Lucas di Grassi, chegou a desenhar o traçado da primeira proposta de corrida no Rio de Janeiro e mais tarde São Paulo também se candidatou sem sucesso. Atualmente o único representante sul-americano no calendário é o Chile. Confira a saga brasileira na categoria na galeria abaixo.

O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a provas da Fórmula E
Assim como Punta del Este e...
Santiago, no Chile
Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria, atualmente.
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