Conteúdo especial

Coluna do Agag: Animado com a sexta temporada da F-E

Em sua coluna, CEO da Fórmula E fala sobre as fabricantes que entrarão no campeonato no futuro e sobre a atual competição

Practice start with Jose Maria Lopez, Dragon Racing, Tom Blomqvist, Andretti Formula E Team, at the back

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Estamos chegando ao final do campeonato deste ano agora com apenas quatro corridas pela frente, mas já estou animado com a sexta temporada.

Por quê? Porque até lá teremos uma incrível variedade de fabricantes na Fórmula E.

Acabamos de ouvir o anúncio de que a HWA vai correr na quinta temporada, o que nos dará 11 equipes. Este é um movimento inteligente por Toto Wolff, Mercedes e HWA, porque eu acho que eles vão testar para a entrada completa da Mercedes na sexta temporada. 

É inteligente porque a Mercedes terá imediatamente uma vantagem sobre a Porsche, que também está chegando para a sexta temporada. Mas tenho certeza de que a Porsche também está fazendo o dever de casa. Então, na verdade, mal posso esperar pela primeira corrida na sexta temporada, quando temos todos aqueles caras - Mercedes, Porsche, Audi, BMW, DS, Jaguar, Nissan, Mahindra, NIO - com 12 equipes será incrível.

É muito significativo para nós que uma dessas equipes seja um fabricante japonês, já que a Nissan substituirá a Renault na próxima temporada. A contribuição da Renault foi incrivelmente importante para o campeonato, acreditou na Fórmula E e trabalhou conosco desde o início. E foi ótimo ter a Renault. Estamos agora em uma posição privilegiada de ter muitos fabricantes europeus, então adicionar um fabricante japonês trará um enorme elemento para o campeonato. Estamos muito felizes que a Nissan esteja chegando.

A Fórmula E atualmente não tem uma corrida no Japão e isso é algo que a Nissan pode nos ajudar. Estamos trabalhando em vários locais, incluindo uma corrida em Tóquio, e Yokohama, já que ter uma corrida no Japão é uma das nossas principais prioridades. Mas é muito difícil porque as autoridades japonesas são muito rigorosas e não estão acostumadas com as corridas do centro da cidade, que é parte do DNA da Fórmula E. Espero que com a Nissan tendo seu QG em Yokohama as chances aumentem. As ruas são largas lá, então talvez seja uma possibilidade.

Nós não temos um grande fabricante dos EUA no momento e estamos realmente tentando atrair um. Gostaríamos de ter pelo menos um, mas acho que talvez a cultura americana não esteja pronta para as corridas elétricas. Ainda assim, temos boas esperanças de que teremos um fabricante nos EUA. Alguns estão "farejando" e nós temos um diálogo aberto, mas eles ainda não deram o passo. Nós estamos esperando!

Mas isso é tudo para o futuro, ainda há uma luta pelo campeonato deste ano e os dois primeiros pilotos, Jean-Eric Vergne e Sam Bird parecem bem claros agora, a menos que Felix Rosenqvist faça um retorno inesperado.

Tem sido ótimo ver Sam e Felix na luta pelo título, caras que subiram na escada do automobilismo, mas não chegaram à Fórmula 1. Isso mostra que nosso campeonato se tornou um destino de carreira para pilotos talentosos.

A Fórmula 1 pode ser o destino preferido, mas existem apenas poucos assentos, especialmente os assentos pagos. Então, a Fórmula E é uma boa opção para esses pilotos - eles se sentem realizados e felizes e gostam do campeonato, então isso é ótimo.

Eles são nossas estrelas "caseiras", se você quiser. Tudo o que precisamos agora é tornar a Fórmula E maior e então as estrelas brilharão mais intensamente. Mas as estrelas já estão aqui.

Se Jean-Eric ou Sam vencerem, eles serão o quarto campeão em quatro temporadas. O que isso diz sobre a competitividade da Fórmula E? Isso mostra quão incerto é o campeonato e como ele é aberto, e temos que mantê-lo assim.

É a grande beleza da Fórmula E, qualquer um pode vencer. Eu acho que outros campeonatos provavelmente gostariam de ter essa situação!

Tivemos 11 pilotos diferentes no pódio nesta temporada e, claro, isso faz parte. Algumas das equipes nas estão lutando um pouco e têm mais dificuldades, mas mesmo esses caras podem se classificar bem, o que pode significar um pódio - Edoardo Mortara e Venturi quase venceram em Hong Kong. Da Costa qualificou-se em segundo lugar em Paris; então todos podem estar no pódio. As raças precisam ficar assim.

E claro, a Techeetah, uma equipe independente, pode ganhar o campeonato este ano, o que seria ótimo.

Criar um sistema para proteger equipes independentes é fundamental para o campeonato, porque os fabricantes podem sair se não vencerem. Quando temos nove ou dez e eles decidem parar porque não estão ganhando, você precisa de uma estrutura para que uma equipe independente possa comparecer, comprar um powertrain de um dos fabricantes restantes e ser competitivo. E é isso que temos em funcionamento, uma plataforma saudável com regulamentos técnicos claros.

Também estamos nos certificando de que continuamos a inovar com nossos formatos de corrida para garantir que continue emocionante.

Na próxima temporada, não teremos mais as trocas de carros , já que estamos mudando para a nova bateria, que durará uma corrida completa. Todas as equipes estão muito felizes com a bateria, dizem que a McLaren e seus parceiros fizeram um trabalho fantástico.

Eu estava inicialmente preocupado com a bateria. Não porque eu não confiasse na McLaren nem em ninguém, mas porque era um grande desafio. Estou muito feliz por termos conseguido atingir nossas metas.

Para substituir a ação da mudança de carro, estamos trabalhando em um formato de corrida inovador, se inspirando em Mario Kart. Vamos revelar mais detalhes no devido tempo, mas isso aumentará o espetáculo de corrida e proporcionará ainda mais imprevisibilidade com seções mais lentas da pista, oferecendo modos de maior potência para os pilotos.

Não há truques aqui! Eu acho que vai ser ótimo e é outra coisa que eu estou realmente animado. Eu não posso esperar para ver isso em ação. Há algumas coisas técnicas para resolver, mas vai ser eletrizante.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Birmingham pode receber F-E na temporada 2018/2019
Próximo artigo Massa confirma entrada na Fórmula E na próxima temporada

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil