Preview

Com montadoras e estrelas, Fórmula E ganha protagonismo no mundo da velocidade

Inicialmente vista como alternativa para ex-pilotos de F1 e IndyCar, categoria de monopostos elétricos cresce cada vez mais

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images

A temporada 2019/2020 da Fórmula E começa neste fim de semana, com o ePrix da Arábia Saudita. A rodada dupla disputada no circuito da rua de Riyadh representa mais um passo adiante na categoria de monopostos elétricos, que terá montadoras de peso no novo campeonato.

Leia também:

Além das já tradicionais Audi, Nissan, Jaguar e BMW, a F-E terá em 2019/2020 a chegada oficial de Porsche e Mercedes, duas gigantes do automobilismo mundial. Há ainda a participação de nomes de peso do esporte a motor, como Penske, Andretti, DS e Mahindra.

No outro espectro da categoria elétrica, teremos pilotos de renome na próxima temporada. Além dos brasileiros Felipe Massa, vice-campeão da Fórmula 1, e Lucas di Grassi, campeão da F-E, há o francês e atual bicampeão Jean-Éric Vergne, também egresso da F1. Confira o grid completo e os carros de 2019/2020:

Audi - Lucas Di Grassi
Audi - Daniel Abt
Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06
Porsche - Neel Jani
Porsche - Andre Lotterer
Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric
Techeetah - Jean-Eric Vergne
Techeetah - Antonio Felix da Costa
Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20
Virgin - Robin Frijns
Virgin - Sam Bird
Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06
Venturi - Felipe Massa
Venturi -  Edoardo Mortara
Felipe Massa, Venturi Formula E, EQ Silver Arrow 01
Nissan - Sébastien Buemi
Nissan - Oliver Rowland
Nissan e.Dams, Nissan IMO2
Mahindra - Jerome d'Ambrosio
Mahindra - Pascal Wehrlein
Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro
Mercedes - Nyck de Vries
Mercedes - Stoffel Vandoorne
Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01
BMW - Maximilian Günther
BMW - Alexander Sims
Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20
Dragon - Brendon Hartley
Dragon - Nico Müller
Nico Müller, Dragon Racing, Penske EV-4 exits the pit lane
Jaguar - James Calado
Jaguar - Mitch Evans
James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane
NIO - Oliver Turvey
NIO - Ma Qinghua
Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005
36

Di Grassi, aliás, aponta por que a F-E é uma boa opção para os competidores: "O que atrai o piloto para uma categoria são os salários. Hoje em dia, o salário mediano da F-E já é muito próximo ao da F1. As equipes da F-E já pagam salários muito bom (cerca de milhões de euros por ano)".

"O salário da F-E já passou o da IndyCar. O nível de risco é muito menor e é um campeonato mundial. Sou muito fã da Indy 500, apesar de achar que tem um risco muito grande. Mas tem uma técnica diferente da F1 e da F-E", afirma di Grassi.

Outros nomes de destaque da F-E também já passaram pela categoria máxima do automobilismo, como o suíço Sébastien Buemi, também vencedor de uma temporada do campeonato de monopostos elétricos, além do alemão Pascal Wehrlein e o belga Stoffel Vandoorne, entre outros.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Entretanto, a chegada de um novato é o que mais chama atenção na jornada 2019/2020 da F-E: campeão da Fórmula 2, o holandês Nyck de Vries foi contratado pela Mercedes para correr ao lado de Vandoorne, que fez sua estreia na categoria elétrica em 2018/2019.

Na visão de di Grassi, a opção do holandês faz todo sentido: "A F-E hoje tem muitas montadoras, patrocinadores e paga bons salários, então faz sentido o de Vries, que ganhou a F2, vir para cá ao invés de ser reserva na F1 e ficar 'tomando café'."

"Ele não tinha a oportunidade de ir para uma equipe de ponta da F1, então acho que faz sentido ele ter escolhido a F-E, o que não fecha as portas para ele. Se ele fizer um bom campeonato na F-E, ainda tem chances de ir para a F1", pondera di Grassi.

A chegada de de Vries, aliada às entradas de Mercedes e Porsche, é bastante representativa do status alcançado pela Fórmula E depois de apenas cinco temporadas. Vista como alternativa à Fórmula 1 e à IndyCar nos primeiros anos, a F-E de fato é uma protagonista no cenário atual.

Não à toa, nomes como o do britânico Lewis Hamilton, hexacampeão da F1, são recorrentemente questionados sobre uma possível ida para a F-E. Há, também, o fator ambiental, tendo em vista o caráter ecológico da categoria de monopostos elétricos.

Além de tudo isso, a grande competitividade faz da F-E uma atração garantida para os fãs do automobilismo. Com quatro campeões diferentes em cinco temporadas e a entrada de novas montadoras, 2019/2020 promete emoções.

A saga brasileira na Fórmula E

O Brasil não fará parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile deve ser o único representante sul-americano para o próximo campeonato. Confira a saga brasileira na categoria:

O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a Fórmula E
Assim como Punta del Este e...
Santiago, no Chile
Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente.
8

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Nelsinho Piquet confirma disponibilidade para participar do Extreme E
Próximo artigo Di Grassi busca novo título na F-E e lembra pioneirismo na categoria: "Hoje é a 2ª mais importante"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil