Últimas notícias

Confira seis curiosidades sobre o automobilismo elétrico

Saiba como será a transformação do esporte a motor no futuro, com a introdução da energia elétrica nas pistas

Fórmula E - Enel

Foto de: Divulgacao

O automobilismo é um esporte que desde 1867 encanta gerações. A potência dos carros, habilidade dos pilotos e a adrenalina dos circuitos e competições são os principais atrativos deste esporte que leva nossos corações de zero a cem em poucos segundos.

Mas não é só isso! Desde o começo, uma premissa fundamental do esporte é acelerar o desenvolvimento da engenharia, segurança e a eficiência dos carros. Como não podia deixar de ser, ele vem acompanhando os avanços tecnológicos cada vez mais acelerados das últimas décadas.

Junto aos avanços da tecnologia, a sustentabilidade tem sido a tônica dos últimos anos. Chegamos então a nova geração do esporte: o automobilismo elétrico com a Fórmula-E e a Moto-E patrocinadas pela Enel X.

Se você é fã do automobilismo, não pode ficar sem saber dessas 6 curiosidades das categorias elétricas do esporte:

Fórmula E - Enel

Fórmula E - Enel

Photo by: Divulgacao

1 – POTÊNCIA ELÉTRICA AO MÁXIMO

Os carros elétricos da temporada 2019 de Fórmula-E estão ainda mais potentes que a temporada anterior. Agora, eles aceleram de 0-100 km/h em fantásticos 2.8 segundos, e chegam a uma velocidade máxima de 280 km/h, páreo a páreo com os modelos da F-1.

2 – UMA RECARGA É O SUFICIENTE

Para os circuitos da F-E, uma única recarga é o suficiente para que os carros completem toda a prova. Isso graças a inovadora tecnologia de Recarga Inteligente da Enel X, patrocinadora das principais categorias do automobilismo elétrico, o Juice Pump.

Moto E - Enel

Moto E - Enel

Photo by: Divulgacao

3 – BYE BYE RONCO DO MOTOR

É isso mesmo, tanto na F-E quanto na Moto-E, os veículos não fazem o mesmo barulho característico das corridas automobilísticas. Isso acontece por causa do avanço da tecnologia dos motores e supressores de ruído. Os sons ficam por conta da emoção da torcida e alta velocidade dos carros e motos cortando o ar em direção a vitória.

4 – PARTICIPAÇÃO INTERATIVA DOS TORCEDORES

Uma das inúmeras inovações da categoria está na função Fanboost, que permite aos espectadores votar em seus pilotos favoritos, e os 3 mais votados recebem um aumento de potência extra na corrida, de 180CV a 270CV por 2,5 segundos.

Moto E - Enel

Moto E - Enel

Photo by: Divulgacao

5 – ZERO EMISSÕES DE CO2

Com fortes raízes em tecnologia de ponta, a categoria elétrica traz toda a adrenalina sem emitir gases de efeito estufa. A Moto-E é um exemplo global de alta octanagem e zero emissões de CO2. É tecnologia elevada a estado de arte!

6 – MULHERES AO VOLANTE

Nas competições elétricas, as mulheres também já participaram concorrendo com os pilotos homens. Na Fórmula-E, 3 delas já estiveram no grid de largada.

Inovação com o DNA da Enel X

As maiores categorias do automobilismo elétrico são patrocinadas pela Enel X, empresa do Grupo Enel dedicada ao desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras em mobilidade elétrica para empresas e sociedade. Ficou curioso em como isso acontece? Clique aqui e descubra mais agora mesmo.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GALERIA: Porsche revela carro para temporada de estreia na Fórmula E
Próximo artigo Mitos e a realidade sobre a mobilidade elétrica

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil