Anterior / Buemi diz que não tem arrependimentos, apesar de derrota Próximo / Marchionne indica entrada na F-E, mas não com Ferrari
Fórmula E / Conteúdo especial De promessa a campeão: a carreira de Di Grassi em imagens
Após anos na batalha, Lucas di Grassi conquistou seu primeiro título internacional com a conquista da Fórmula E. Relembre a sua trajetória nas pistas!

Leia também:
Lucas di Grassi conquistou seu primeiro título no automobilismo na temporada de 2016/2017 da Fórmula E. Foi a recompensa de uma longa e competitiva carreira nas pistas.

1/22
Foto de: Olivier Delorme
Um dos grandes nomes do kart brasileiro de seu tempo, Di Grassi estreou no automobilismo em 2002, na F-Renault Brasil. Venceu duas provas (Londrina e Jacarepaguá) e acabou como vice-campeão.

2/22
Foto de: Dave Dyer
Em 2003, disputou a temporada completa da F3 Sul-Americana, onde também foi vice-campeão. Além disso, também competiu em provas esporádicas do certame na Europa.

3/22
Foto de: Dave Dyer
Em seguida, se transferiu de vez ao automobilismo europeu. Acabou como oitavo colocado em sua temporada de estreia na F3 Inglesa com duas vitórias.

4/22
Foto de: Dave Dyer
Na mesma época, deu um importante passo na carreira: assinou contrato com o programa de desenvolvimento de pilotos da Renault.

5/22
Foto de: Dave Dyer
Em 2005, nova mudança: disputou a forte F3 Europeia, onde foi terceiro colocado – atrás de Lewis Hamilton e Adrian Sutil. O destaque naquele ano veio no GP de Macau, quando bateu Robert Kubica e Sebastian Vettel para vencer.

6/22
Foto de: LAT Images
Na época, fez seu primeiro teste com um carro de F1, com o modelo da Renault que conquistou o título da temporada de 2005.

7/22
Foto de: GP2 Series Media Service
O próximo passo foi a GP2, categoria em que competiu em 2006 pela modesta Durango. Terminou em 17º, com um quinto lugar na Turquia como melhor resultado.

8/22
Foto de: GP2 Series Media Service
A grande chance viria em 2007, quando se transferiu para a poderosa ART. Venceu uma prova e acabou como vice-campeão.

9/22
Foto de: GP2 Series Media Service
Em 2008, teve uma trajetória diferente. Originalmente Di Grassi não competiria na GP2, mas foi chamado na quarta rodada dupla para assumir a vaga na equipe Campos. Venceu três provas e lutou pelo título, mas ficou em terceiro.

10/22
Foto de: GP2 Series Media Service
Ele continuou na função de piloto de testes da Renault na F1 ao longo daquele ano.

11/22
Foto de: XPB Images
Perto do fim da temporada, chegou a testar pela Honda, de olho em uma vaga em 2009. Guiou ao lado de Bruno Senna, mas nenhum deles assumiu o posto com a saída do time e a chegada da Brawn GP.

12/22
Foto de: XPB Images
A última chance na GP2 foi em 2009. Com a Racing Engineering, campeã do ano anterior, Di Grassi fechou o campeonato novamente em terceiro, com uma vitória.

13/22
Foto de: XPB Images
Paralelamente, ele seguia testando com a Renault na F1. Mas a vaga na categoria estaria garantida pouco depois, mas por uma porta diferente do que esperava.

14/22
Foto de: XPB Images
Di Grassi seria confirmado na equipe Virgin, uma das três que estreariam na F1 em 2010. Seu companheiro seria Timo Glock, justamente o piloto que o derrotou na GP2 em 2007.

15/22
Foto de: Virgin Racing
Mas o ano não foi nada bom. O carro não era competitivo e Di Grassi pouco pôde fazer para mostrar serviço, de modo que sua passagem pela F1 acabaria ali mesmo.

16/22
Foto de: XPB Images
Sem vaga na F1, Di Grassi ficou longe das competições em 2011. Naquele ano, se dedicou à função de piloto de testes da Pirelli, fabricante que assumia a produção de pneus da categoria.

17/22
Foto de: XPB Images
No fim de 2012, iniciou seu envolvimento com a Audi para a disputa de provas do Mundial de Endurance.

18/22
Foto de: XPB Images
E ele também passou a trabalhar no projeto da Fórmula E, categoria que só viria a estrear em 2014.

19/22
Foto de: FIA Formula E
Di Grassi ficou na Audi até 2016, quando o projeto da marca na LMP1 foi encerrado. Seu ponto alto veio nas 24 Horas de Le Mans de 2014, quando foi segundo colocado – igualando o melhor resultado de um brasileiro na prova.

20/22
Foto de: Eric Gilbert
O paulista também se destacou na Fórmula E desde o início. Foi terceiro colocado e vice-campeão nas duas primeiras temporadas da categoria de carros elétricos.

21/22
Foto de: Fabian Lujan/ASN Media
O sonhado título veio na temporada 2016/2017. Com duas vitórias e uma campanha sólida, Di Grassi conquistou seu primeiro título no automobilismo internacional.

22/22
Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images
compartilhar
comentários

Artigo anterior
Buemi diz que não tem arrependimentos, apesar de derrota
Próximo artigo
Marchionne indica entrada na F-E, mas não com Ferrari

Carregar comentários
Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula E |
De promessa a campeão: a carreira de Di Grassi em imagens
compartilhar
comentários
Tendência
2
4
13 de ago de 2020
Massa explica motivos que o levaram a sair da Venturi
18 de abr de 2020
Veja como foi a Race at Home Challenge da Fórmula E
Tendência Hoje
Últimas notícias
Galeria
Carregar reprodutor de áudio