Últimas notícias

Di Grassi avalia cenário da F-E, que decidirá campeão em 9 dias

Lucas briga pelo bicampeonato e prevê: "vai ser diferente, tenso, competitivo..."

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler

Dan Bathie / Motorsport Images

A organização do Campeonato Mundial de Fórmula E divulgou nesta quarta-feira (17) um calendário composto de seis provas para o encerramento da temporada 2020, todas realizadas na mesma pista e em um período de apenas nove dias no mês de agosto.

A medida é ousada e até certo ponto radical, sendo motivada primeiramente pelos efeitos da pandemia nos eventos esportivos e, também, pelo fato de a categoria tradicionalmente encerrar suas temporadas em julho e abre os campeonatos poucos meses depois, em novembro ou dezembro.

Leia também:

Dessa forma, a pista montada no aeroporto de Tempelhof, em Berlim, será palco da definição do título e de dias de muita ação para a Fórmula E, com o brasileiro Lucas Di Grassi, da equipe Audi Sport Abt Schaeffler, brigando pelo seu segundo título mundial.

Lucas Di Grassi venceu e cravou a volta mais rápida na etapa de Berlim realizada em 2019. O bom resultado anima o brasileiro, mas Di Grassi analisa a situação com cautela: “Nossa equipe realmente tem um bom entendimento sobre o acerto naquela pista. Mas é bom lembrar que serão usados três traçados diferentes e isso traz uma perspectiva diferente em cada corrida que vamos realizar lá”, resume o brasileiro.

“Nós sempre vamos para a pista sem considerar o retrospecto. O ideal é brigar pelo melhor resultado sem olhar o passado. O que passou, passou. Agora é hora de fazer nova história. Mas será difícil, especialmente por que teremos seis corridas em poucos dias, isso também será uma experiência nova para todos”, conclui.

Di Grassi acredita que seis provas realizadas em apenas nove dias trará pressão extra para todos. “Acho que na verdade podemos ter surpresas em algumas corridas em termos de desempenho. Mas de forma geral, eu estou confiante de que temos uma boa chance de avançar na pontuação e brigar por pódios. Será um período de muita pressão sobre todo mundo, mecânicos, engenheiros e pilotos. Mas, no nosso caso, tudo vai também depender de como o desenvolvimento do nosso carro avançou, por que tínhamos questões para resolver, para estar no mesmo ritmo dos carros que estavam sempre entre os primeiros”, avaliou.

O brasileiro da equipe Audi reconhece que este será um final de temporada difícil para todos que estão na briga pelo título. “Vai ser diferente, vai ser tenso, mas vai ser igualmente competitivo, como em todos estes anos de Fórmula E”, acredita ele. “Temos oito equipes diferentes nas dez primeiras colocações do campeonato dos pilotos – e isso quer dizer muita coisa em termos de mostrar competitividade. Estou em quinto, a 29 pontos do primeiro colocado – e cada vitória dá 25 a quem conseguir. Então, não é impossível, mas é difícil, por que o nível é alto e as coisas não dependem somente de mim. Resumindo, dá pra acreditar no título sim. E enquanto tivermos chance vamos brigar pelo campeonato”, finaliza Lucas Di Grassi.

O atual líder da classificação é o português Antonio Felix da Costa, que soma 67 pontos. Di Grassi está em quinto, com 38. Confira as datas das seis últimas corridas da Fórmula E:

6ª etapa – 05 de agosto

7ª etapa – 06 de agosto

8ª etapa – 08 de agosto

9ª etapa – 09 de agosto

10ª etapa – 12 de agosto

11ª etapa – 13 de agosto

GALERIA: Veja os carros e pilotos da sexta temporada da Fórmula E

Audi - Lucas Di Grassi

Audi - Lucas Di Grassi

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Audi - Daniel Abt

Audi - Daniel Abt

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Porsche - Neel Jani

Porsche - Neel Jani

Foto de: Porsche

Porsche - Andre Lotterer

Porsche - Andre Lotterer

Foto de: motosport.com

Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric

Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images

Techeetah - Jean-Eric Vergne

Techeetah - Jean-Eric Vergne

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Techeetah - Antonio Felix da Costa

Techeetah - Antonio Felix da Costa

Foto de: Techeetah

Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20

Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Virgin - Robin Frijns

Virgin - Robin Frijns

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Virgin - Sam Bird

Virgin - Sam Bird

Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images

Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06

Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Venturi - Felipe Massa

Venturi - Felipe Massa

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Venturi -  Edoardo Mortara

Venturi - Edoardo Mortara

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Venturi Racing

Venturi Racing

Foto de: FIA Formula E

Nissan - Sébastien Buemi

Nissan - Sébastien Buemi

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Nissan - Oliver Rowland

Nissan - Oliver Rowland

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Nissan e.Dams, Nissan IMO2

Nissan e.Dams, Nissan IMO2

Foto de: Nissan Motorsports

Mahindra - Jerome d'Ambrosio

Mahindra - Jerome d'Ambrosio

Foto de: XPB Images

Mahindra - Pascal Wehrlein

Mahindra - Pascal Wehrlein

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro

Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Mercedes - Nyck de Vries

Mercedes - Nyck de Vries

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes - Stoffel Vandoorne

Mercedes - Stoffel Vandoorne

Foto de: Mercedes-Benz

Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01

Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

BMW - Maximilian Günther

BMW - Maximilian Günther

Foto de: BMW

BMW - Alexander Sims

BMW - Alexander Sims

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20

Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Dragon - Brendon Hartley

Dragon - Brendon Hartley

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Dragon - Nico Müller

Dragon - Nico Müller

Foto de: Dragon Racing

Nico Müller, Dragon Racing, Penske EV-4 exits the pit lane

Nico Müller, Dragon Racing, Penske EV-4 exits the pit lane

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Jaguar - James Calado

Jaguar - James Calado

Jaguar - Mitch Evans

Jaguar - Mitch Evans

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane

James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

NIO - Oliver Turvey

NIO - Oliver Turvey

Foto de: Dan Bathie

NIO - Ma Qinghua

NIO - Ma Qinghua

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005

Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

36

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula E anuncia retomada da temporada com maratona de seis provas em nove dias em Berlim
Próximo artigo Audi confirma René Rast, bicampeão do DTM, como substituto de Abt na Fórmula E

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil