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Di Grassi diz que próximo carro da F-E pode ser “tão ou mais rápido” que F1 atual

Brasileiro vê pressão adicional contra F1 após categoria de carros elétricos conseguir chegar ao mesmo nível de velocidade

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06

Nick Dungan / Motorsport Images

A Fórmula E realiza a sexta temporada de sua história, utilizando a segunda geração de seus carros, desde a temporada passada com um modelo de bateria suficiente para uma corrida completa, com a troca de carros sem necessidade de acontecer.

Mas mais do que a bateria, a evolução da potência dos carros da Fórmula E também vem evoluindo. O Gen2 Evo deve entrar em ação na temporada 2021/2022, com o carro de terceira geração nas temporadas seguintes.

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Para Lucas di Grassi, campeão da categoria da temporada 2016/2017, esse modelo será importante, em uma comparação com o modelo da F1. Em entrevista ao jornalista Lito Cavalcanti, o piloto da Audi deu a dimensão da evolução.

“Pode até ser um chute meu, mas o carro de Fórmula E da terceira geração vai acelerar de zero a 200km/h tão ou mais rápido que o F1 atual, então já começa uma pressão de todos os lados, não só pela sustentabilidade de corridas na rua, mas de todos os lados, na tecnologia atual da F1.”

O jornalista também questionou di Grassi se com essa potência, se não era hora da F-E optar por circuitos permanentes, saindo da rua, uma das características principais da série elétrica.

“Eu não quero parar de correr no centro de Paris. Estamos ali nos Invalides, com a Torre Eiffel a 100 metros. No meu ponto de vista, poderíamos ter a potência modular. Temos um carro que chega a mil cavalos, só que em algumas pistas nós liberamos 250, na pista do México libera os mil. Isso é muito fácil de fazer no carro elétrico.”

“Não dá para você correr em um carro de 500 cavalos em Paris, não é seguro, o carro não consegue nem tracionar porque pula para caramba e não dá. Daria para corrermos em Macau, em Silverstone, em todos os lugares. Você pode até fazer aerodinâmica modular, suspensão modular. Eu gostaria até de correr em circunstâncias diferentes, até à noite, como em Le Mans.”

Relembre as vitórias de Lucas di Grassi na Fórmula E

Pequim, 14-15

Pequim, 14-15

Foto de: FIA Formula E

Putrajaya, 15-16

Putrajaya, 15-16

Foto de: Jun Qian

Long Beach, 15-16

Long Beach, 15-16

Foto de: James Holland

Paris, 15-16

Paris, 15-16

Foto de: Adrien Clement

México, 16-17

México, 16-17

Montreal, 16-17

Montreal, 16-17

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Zurique, 17-18

Zurique, 17-18

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Nova York, 17-18

Nova York, 17-18

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

México, 18-19

México, 18-19

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Berlim, 18-19

Berlim, 18-19

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

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