Di Grassi vence de ponta a ponta e vira campeonato

Brasileiro não dá chances para o azar e supera Buemi em número de pontos, faltando apenas uma corrida para o término do campeonato

Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport

Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport

Sam Bloxham / Motorsport Images

Polesitter Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Polesitter Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Polesitter Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Polesitter Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Bianca Diniz Caloi, girlfriend of Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport
Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport, at the Qualifying lottery
The Renault eDAMS team at work on the damaged car of Sébastien Buemi, Renault e.Dams
Kuno Wittmer, Antonio Felix da Costa, Amlin Andretti Formula E Team
Sébastien Buemi, Renault e.Dams
Car of Sébastien Buemi, Renault e.Dams
Dieter Gass, Head of Motorsport of AUDI AG, Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport
Alain Prost talks with Nicolas Prost, Renault e.Dams

Lucas di Grassi fez bonito neste sábado em Montreal. Após conseguir a pole position, o brasileiro venceu a primeira bateria no Canadá de ponta a ponta. Mais do que isso, ele virou a classificação do campeonato, faltando apenas uma corrida. 

Jean-Eric Vergne foi o segundo colocado, incomodando di Grassi até a última curva, e Stéphane Sarrazin fechou o pódio.

Nelsinho Piquet chegou a estar em último, se recuperou e terminou em 14º. 

ATUALIZAÇÃO: Após a prova, os comissários detectaram que o carro de Buemi estava abaixo do peso mínimo permitido. Com isso, ele foi desclassificado e a diferença do suíço para o brasileiro é de 18 pontos para a grande final de domingo.

A Corrida

Na largada, di Grassi manteve a ponta e Buemi perdeu posições, indo parar na 16ª colocação. Piquet também caiu, ocupando o 20º lugar.

Nos primeiros giros, enquanto o brasileiro melhorava sua vantagem, Sarrazin e Rosenqvist brigavam pelo segundo posto, com o francês levando a melhor.

O Fanboost foi anunciado na sétima volta, com os dois postulantes ao título conseguindo a energia adicional, junto com Vergne.

Aos poucos, Buemi foi avançando, chegando na zona de pontuação na 14ª volta.

No giro seguinte, Nick Heidfeld parou na pista, trazendo o Safety Car virtual. Com isso, todos os pilotos aproveitaram para trocar de carros.

Abt segurou Buemi na entrada dos pits e o suíço deu o troco, parando à frente do companheiro de di Grassi, chegando a tocar na traseira do piloto da e.dams.

Quando a prova foi reiniciada, di Grassi tinha mais de oito segundos de diferença para Sarrazin e Buemi era o oitavo, mas logo depois, Vergne assumiu a vice-liderança da corrida.

Mesmo utilizando o carro danificado no treino livre, o suíço avançou na segunda metade da prova, chegando à sexta posição.

Na 25ª volta, faltando 10, Pechito Lopez bateu sozinho, trazendo o Safety Car à pista, igualando as diferenças para todos os que estavam na pista.

Na relargada, di Grassi usou o FanBoost e se mandou. Buemi conseguiu a quinta posição, mas recebia a pressão de Abt.

Restando quatro voltas, Rosenqvist tocou no muro e cedeu a quarta posição a Buemi.

No final a briga pela ponta e pela terceira posição concentrava os pilotos que brigavam pelo título, mas sem mudanças. Lucas di Grassi venceu a prova, com Vergne em segundo, Sarrazin em terceiro e Buemi em quarto.

A final da Fórmula E acontece neste domingo, às 17h, horário de Brasília.

Resultado

Cla #PilotoEquipeVoltasTempoGapIntervalokm/hAposentadoriaPontos
1   11 brazil Lucas di Grassi  germany Audi Sport Team Abt 35 -         25
2   25 france Jean-Eric Vergne  china Techeetah 35 0.350 0.350 0.350     18
3   33 france Stéphane Sarrazin  china Techeetah 35 7.869 7.869 7.519     15
4   9 switzerland Sébastien Buemi  france DAMS 35 8.256 8.256 0.387     12
5   66 germany Daniel Abt  germany Audi Sport Team Abt 35 8.592 8.592 0.336     10
6   2 united_kingdom Sam Bird  united_kingdom Virgin Racing 35 8.913 8.913 0.321     8
7   8 france Nicolas Prost  france DAMS 35 10.058 10.058 1.145     6
8   20 new_zealand Mitch Evans  united_kingdom Jaguar Racing 35 10.457 10.457 0.399     4
9   27 netherlands Robin Frijns  united_states Andretti Autosport 35 15.836 15.836 5.379     2
10   19 sweden Felix Rosenqvist  india Mahindra Racing 35 16.764 16.764 0.928     1
11   4 france Tom Dillmann  monaco Venturi 35 19.320 19.320 2.556      
12   7 belgium Jérôme d'Ambrosio  united_states Dragon Racing 35 20.229 20.229 0.909      
13   5 germany Maro Engel  monaco Venturi 35 22.314 22.314 2.085      
14   3 brazil Nelson Piquet Jr.  china China Racing 35 23.145 23.145 0.831      
15   28 portugal Antonio Felix da Costa united_states Andretti Autosport 35 34.786 34.786 11.641      
16   88 united_kingdom Oliver Turvey  china China Racing 35 46.996 46.996 12.210      
17   47 united_kingdom Adam Carroll  united_kingdom Jaguar Racing 35 49.612 49.612 2.616      
  dnf 6 france Loic Duval  united_states Dragon Racing 26 8 laps 9 voltas 9 voltas   Aposentadoria  
  dnf 37 argentina Jose Maria Lopez  united_kingdom Virgin Racing 23 11 laps 12 voltas 3 voltas   Aposentadoria  
  dnf 23 germany Nick Heidfeld  india Mahindra Racing 13 21 Laps       Aposentadoria

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Di Grassi é pole em Montreal e diminui diferença para Buemi
Próximo artigo Rosenqvist é pole e Di Grassi se aproxima de título da F-E

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil