Bird supera Lotterer para vencer ePrix de Hong Kong; Di Grassi é 3º

Inglês furou pneu do alemão, que ficou pelo caminho e permitiu a segunda vitória do piloto da Virgin na Fórmula E. Massa é 6º

Sam Bird, Envision Virgin Racing celebrates victory on the podium with Edoardo Mortara, Venturi Formula E, 2nd position, Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, 3rd position

Sam Bird, Envision Virgin Racing celebrates victory on the podium with Edoardo Mortara, Venturi Formula E, 2nd position, Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, 3rd position

Zak Mauger / Motorsport Images

*Atualização, 10h25: Bird foi punido pelo toque em Lotterer e teve sua vitória retirada pela FIA. Mortara herdou o triunfo.

Na madrugada deste domingo, Sam Bird venceu o ePrix de Hong Kong para conquistar sua segunda vitória e a liderança da temporada 2018/2019 da Fórmula E. O inglês perseguiu Andre Lotterer por toda a corrida. No fim da prova, Bird tocou no alemão e furou o pneu da Techeetah, que ficou pelo caminho e permitiu o triunfo do piloto da Virgin. Após a bandeirada final, a direção de prova anunciou que iria investigar o incidente. O brasileiro Lucas Di Grassi, da Audi, disputou a vice-liderança com Edoardo Mortara, da Venturi, mas terminou na terceira posição. Companheiro de equipe do suiço, Felipe Massa ficou em sexto.

Com o resultado, Bird chega aos 71 pontos e assume a ponta do campeonato. Sem pontuar em Hong Kong, Jérôme D'Ambrosio, da Mahindra, estaciona nos 53 e cai para segundo. Di Grassi é o terceiro, com 49. Até então vice-líder, António Félix da Costa vai para o quarto posto, com 47. Mortara, com 45, fecha o top-5. Massa tem 12 e é o 14º. Com um ponto, Nelsinho Piquet, da Jaguar, é o 20º. Felipe Nasr, da Dragon, ainda não pontuou.

Leia também:


A corrida


A largada foi bem movimentada: Oliver Rowland, da e.Dams, ultrapassou o pole Stoffel Vandoorne, da HWA, na primeira curva e foi para a ponta. Bird também começou bem, ganhando cinco posições e passando o belga para ocupar o segundo posto. Di Grassi caiu para sétimo.

 


Logo na segunda volta, Nasr teve problema na roda dianteira direita por conta da zebra alta e ficou no muro. Pascal Werhlein, da Mahindra, que vinha logo atrás, bateu no brasileiro, assim como o companheiro D'Ambrosio, então líder do campeonato. Todos abandonaram a prova.

 


O incidente ocasionou bandeira amarela, e depois vermelha. Nesse meio tempo, Piquet abandonou a corrida. O brasileiro da Jaguar errou o ponto de frenagem com a pista mais seca - os pilotos só haviam guiado na chuva - e bateu de leve. Massa largou bem, ganhando uma posição, mas caiu para 11º logo após.

Reinício

Às 5h25, a corrida recomeçou com bandeira amarela durante uma volta. Após a saída do safety car, Lotterer ultrapassou Vandoorne. No sexto giro, Rowland, que vinha na ponta, teve um apagão no seu Techeetah e caiu para décimo, deixando a liderança para Bird. Logo após, Lotterer fez a volta mais rápida e ultrapassou Bird.

Com 25 minutos de prova restantes, Di Grassi passou Gary Paffett, da HWA, para assumir o quinto posto. Enquanto isso, Bird perseguia Lotterer, com ambos já distantes de Vandoorne. Cinco minutos depois, Mortara se aproveitou do modo ataque para ultrapassar o belga.

Novo safety car

Logo após, o ex-F1 parou na pista, ocasionando bandeira amarela em parte do circuito. Pouco antes, Sébastien Buemi, da e.Dams, levou a pior em disputa com Robin Frijns, da Virgin, e bateu, se retirando para os boxes. Instantes depois, o safety car foi acionado em função do incidente com Vandoorne. À essa altura, Massa tinha subido para sétimo. Lotterer foi beneficiado pela bandeira amarela, já que vinha com menos bateria que Bird.

Com 12 minutos para o fim, a saída do carro de segurança reiniciou a perseguição de Bird a Lotterer e acirrou a briga entre Mortara e Di Grassi pelo terceiro posto. Cinco minutos depois, Rowland bateu e ocasionou nova entrada do safety car.

Oliver Rowland, Nissan e.Dams, Nissan IMO1

Oliver Rowland, Nissan e.Dams, Nissan IMO1

Photo by: Joe Portlock / LAT Images

Faltando dois minutos, o carro de segurança se recolheu para dar novo fôlego à disputa Bird-Lotterer. Na tentativa de ultrapassagem, o inglês tocou o alemão, que teve pneu furado e ficou para trás, abrindo caminho para a vitória de Bird. Di Grassi também foi beneficiado, já que subiu para terceiro e completou o pódio com Mortara. Companheiro do suiço, Massa ficou em sexto.

A próxima etapa da Fórmula E acontece na China, no ePrix de Sanya, no dia 23 de março.

Veja a classificação completa da corrida:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula E: Vandoorne é pole em Hong Kong; Di Grassi é quinto
Próximo artigo Bird é penalizado por toque em Lotterer e perde vitória em Hong Kong

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil