F-E: De Vries derrota Mortara por 0s005 e conquista pole; Di Grassi é 4º

Atual campeão domina sessão classificatória para corrida 2 na Arábia Saudita

Nyck de Vries, Mercedes-Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

Nyck de Vries, Mercedes-Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

Andrew Ferraro / Motorsport Images

Neste sábado aconteceu o treino de classificação para a corrida 2 do ePrix de Diriyah, na Arábia Saudita, primeiro evento da temporada 2021-2022 da Fórmula E.

O grande nome novamente foi Nyck de Vries, que derrotou Edoardo Mortara na ‘final’ da sessão por uma diferença de cinco milésimos. O melhor brasileiro foi Lucas di Grassi, que chegou até as semi-finais, derrotado pelo atual campeão e garantindo o quarto lugar no grid. Sérgio Sette Câmara vai largar da 13ª posição.

Leia também:

Entenda o novo formato de classificação

Devido às críticas ao modelo anterior de classificação, com quatro grupos de seis, a F-E trouxe uma mudança no formato da definição do grid de largada. A parte de grupos está mantida, mas com apenas dois em vez de quatro, divididos em posições pares e ímpares no campeonato.

Cada grupo tem 12 minutos de pista para fazer o melhor tempo e avançam os quatro melhores de cada para a definição da pole position, que passa a assumir um formato de mata-mata. Primeiro com as quartas de finais, seguindo essa ordem:

- 1º do Grupo A x 4º do Grupo B

- 2º do Grupo A x 3º do Grupo B

- 3º do Grupo A x 2º do Grupo B

- 4º do Grupo A x 1º do Grupo B

Os vencedores das quartas-de-finais passam para as semifinais e, os dois vencedores, disputam a pole position na final.

Para a formação do grid temos: os dois finalistas na primeira fila, com o vencedor fazendo a pole. Os dois semifinalistas ficam na segunda fila, alocados segundo o resultado da final: quem perdeu para o primeiro colocado sai em terceiro. Quem caiu nas quartas-de-finais ocupa a terceira e quarta filas do grid, organizados por tempo de volta.

Já da nona posição para baixo, os que ficaram ainda na fase de grupos, a organização também depende do resultado final. Os eliminados no grupo do vencedor ocuparão as posições ímpares do grid (9º, 11º, 13º...) e os do grupo do segundo colocado ficam com as pares (10º, 12º, 14º...).

Grupo A

Foram para o grid nessa primeira parte: Lucas di Grassi, Sérgio Sette Câmara, Olviver Askew, Jake Dennis, Sebastien Buemi, Oliver Turvey, Nyck de Vries, Nick Cassidy, Andre Lotterer, Pascal Wehrlein e Oliver Rowland, que terá que cumprir punição com a perda de três posições de largada devido a um incidente nesta sexta-feira.

Em grande fase, o atual campeão, De Vries, cravou 1min07s939. Di Grassi foi o segundo colocado, seguido de Rowland e Lotterer, entre os classificados para o mara-mata. Sette Câmara chegou a liderar a tabela de tempos, mas ficou em sétimo no seu grupo.

Grupo B

Nesta parte tivemos: Stoffel Vandoorne, Sam Bird, Edoardo Mortara, Jean-Eric Vergne, Mitch Evans, Maximilian Gunther, Alexander Sims, Robin Frijns, Dan Ticktum, Antonio Giovinazzi e António Félix da Costa.

Mortara foi o mais veloz, com 1min07s724. Com ele, se classificaram para as quartas de final Frijns, Da Costa e Vergne.

Fase Final

A primeira disputa reuniu três títulos da Fórmula E, com De Vries contra Vergne. Com 1min06s871, o atual campeão seguiu para a semi-final.

O segundo duelo foi entre Da Costa e Di Grassi, também sendo uma disputa entre campeões. O brasileiro demorou mais para sair dos pits, mas conseguiu superar o português, com 1min07s580.

Na sequência, Rowland e Frijns duelaram, e o holandês cravou 1min07207, conseguindo a classificação.

O duelo final das quartas foi entre Lotterer e Mortara. O companheiro de equipe de Di Grassi fez 1min07s014, sendo o último classificado para pegar Frijns na semi.

Di Grassi e De Vries entraram na pista valendo vaga para a final do treino de classificação. O piloto da Mercedes confirmou o favoritismo ao fazer 1min06s835, contra 1min07836 do brasileiro, que sairá da quarta posição.

O holandês teve Mortara na final, que derrotou Frijns ao cravar 1min06s987, sendo 0s197 mais rápido que seu rival.

A decisão ficou entre De Vries e Mortara. O atual campeão foi mísero 0s005 mais rápido e conquistou a pole position para a corrida deste sábado. A marca foi de 1min07s154 contra 1min07s159.

A largada da corrida 2 na Arábia Saudita acontece às 14h (horário de Brasília) neste sábado.

Grid de largada

Cla # Piloto Equipe Tempo Diferença km/h
1 17 Netherlands Nick de Vries Germany Mercedes      
2 48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Venturi      
3 4 Netherlands Robin Frijns United Kingdom Virgin Racing      
4 11 Brazil Lucas di Grassi Monaco Venturi      
5 36 Germany Andre Lotterer Germany Porsche Team      
6 25 France Jean-Eric Vergne China Techeetah      
7 13 Portugal Antonio Felix da Costa China Techeetah      
8 27 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport      
9 29 United Kingdom Alexander Sims India Mahindra Racing      
10 30 United Kingdom Oliver Rowland India Mahindra Racing      
11 94 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche Team      
12 5 Belgium Stoffel Vandoorne Germany Mercedes      
13 7 Brazil Sergio Camara United States Dragon Racing      
14 22 Germany Maximilian Gunther France DAMS      
15 28 United States Oliver Askew United States Andretti Autosport      
16 9 New Zealand Mitch Evans United Kingdom Jaguar Racing      
17 23 Switzerland Sébastien Buemi France DAMS      
18 33 United Kingdom Dan Ticktum United Kingdom NIO Formula E Team      
19 3 United Kingdom Oliver Turvey United Kingdom NIO Formula E Team      
20 99 Italy Antonio Giovinazzi United States Dragon Racing      
21 10 United Kingdom Sam Bird United Kingdom Jaguar Racing      
22 37 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Virgin Racing

 

SERGIO MAURICIO defende Masi, sem “PASSAR PANO”, e “ADORA” POLARIZAÇÃO entre Hamilton e Verstappen

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

 

Podcast #159 – O que esperar da temporada 2022 da F1?

 
 

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Di Grassi faz boa largada e termina em 5º lugar em estreia
Próximo artigo F-E: Mortara vence em Diriyah após final confuso; Di Grassi é 3º

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil