Fórmula E
22 nov
-
22 nov
Evento encerrado
R
ePrix de Santiago
17 jan
-
18 jan
Próximo evento em
42 dias
R
ePrix da Cidade do México
14 fev
-
15 fev
Próximo evento em
70 dias
R
ePrix de Marraquexe
27 fev
-
29 fev
Próximo evento em
83 dias
R
ePrix de Sanya
20 mar
-
21 mar
Próximo evento em
105 dias
R
ePrix de Roma
03 abr
-
04 abr
Próximo evento em
119 dias
R
ePrix de Paris
17 abr
-
18 abr
Próximo evento em
133 dias
R
ePrix de Seul
02 mai
-
03 mai
Próximo evento em
148 dias
R
ePrix de Jacarta
05 jun
-
06 jun
Próximo evento em
182 dias
R
ePrix de Berlim
20 jun
-
21 jun
Próximo evento em
197 dias
R
ePrix de Nova York
10 jul
-
11 jul
Próximo evento em
217 dias
R
ePrix de Londres
25 jul
-
25 jul
Próximo evento em
232 dias

F-E: Di Grassi e Massa detonam direção de prova do ePrix de Berna

compartilhar
comentários
F-E: Di Grassi e Massa detonam direção de prova do ePrix de Berna
Por:
25 de jun de 2019 14:26

Brasileiros escaparam de confusão no começo da etapa suíça, mas direção de prova tomou decisão que prejudicou os pilotos

Piloto da Audi que briga pelo segundo título na Fórmula E, Lucas di Grassi sustenta que redefinir a ordem do grid após o caos na primeira curva do ePrix da Suíça para as posições de largada foi “muito injusto”. O brasileiro havia galgado vários postos depois das luzes verdes em Berna, mas foi prejudicado pela decisão da direção de prova de fazer o reinício da corrida com a restauração da ordem inicial, já que a primeira volta não fora inteiramente completada.

Leia também:

Na luta contra Maximilian Gunther e Sam Bird pelo quarto lugar, Pascal Wehrlein acabou batendo nas barreiras da primeira curva da corrida na capital no último fim de semana, o que levou a um incidente generalizado, enquanto Robin Frijns rodou na reta.

 

Por outro lado, di Grassi foi um dos vários, assim como o conterrâneo Felipe Massa, da Venturi, a se espremer entre a confusão e sair na frente. Mas o incidente inicial acabou provocando um longo período de bandeira vermelha, que terminou com a FIA decidindo reordenar o pelotão conforme a ordem da largada, utilizando-se do argumento de que a primeira volta não fora completada, o que invalidaria a manutenção das novas posições na segunda largada.

Indignados com a decisão do diretor de prova, di Grassi e Massa foram protagonistas de um grupo de pilotos que discutiram com um oficial da FIA no pitlane antes da corrida recomeçar. Veja no vídeo abaixo:

 

Após a prova, o piloto da Audi classificou o episódio como “muito injusto”. Ele explicou: "nunca vi um esporte onde alguém causa um acidente e, em seguida, é permitido voltar aos boxes, consertar o carro e começar de novo da mesma posição".

“E metade do grid cruzou a linha de chegada antes da bandeira vermelha - 11 carros. Achei injusto reiniciar o grid a partir das posições iniciais. E ainda acho isso”, continuou o piloto, que terminou em 10º e viu seu maior rival na briga pelo campeonato, Jean-Éric Vergne, francês da Techeetah, vencer.

Corroborando a visão do conterrâneo, Massa disse que a decisão foi "totalmente inaceitável" e explicou que planejava questionar a questão com a FIA. "Minha opinião é que isso não é corrida", acrescentou.

“Você teve a largada e o incidente na curva 1 e isso faz parte das corridas. Acidentes podem acontecer. Se isso acontecer e você não estiver envolvido, é bom para você. Eu não estou dizendo isso porque eu fui de 12º para quarto, mas sim porque faz parte das corridas”.

“Os carros que se acidentaram estavam completamente danificados e não podiam continuar. E então a direção de prova devolve a eles as posições da largada depois de permitir que voltassem aos boxes! Quer dizer, isso não é corrida. Eu não sou a favor”, completou Massa.

O Motorsport.com apurou que a FIA examinou o incidente em que os pilotos confrontaram o oficial da entidade no pitlane e que isso será analisado novamente no final da temporada em Nova York. A FIA não respondeu um pedido de esclarecimento do Motorsport.com sobre a decisão de redefinir a ordem da largada para o reinício da prova.

Próximo artigo
VÍDEO: Buemi diz que Fórmula E está no radar de Alonso

Artigo anterior

VÍDEO: Buemi diz que Fórmula E está no radar de Alonso

Próximo artigo

Lucas di Grassi questiona viabilidade de levar F1 ao Rio

Lucas di Grassi questiona viabilidade de levar F1 ao Rio
Carregar comentários