Últimas notícias

Fórmula E diz que cabe ao WEC evitar conflitos de datas no calendário

Um dos comandantes da categoria de carros elétricos, Alberto Longo, insiste que campeonato “não vai mudar” eventos para não conflitar encontros com provas do mundial de endurance

Andre Lotterer, DS TECHEETAH, DS E-Tense FE19, Mitch Evans, Panasonic Jaguar Racing, Jaguar I-Type 3, Stoffel Vandoorne, HWA Racelab, VFE-05, at the start

Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images

O calendário da Fórmula E da próxima temporada foi revelado na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA na semana passada, com três datas conflitando com as corridas do Mundial de Endurance (WEC) no Bahrein, em Sebring e Spa.

O presidente da FIA, Jean Todt, disse que o órgão está tentando encontrar uma solução para o problema, que terá impacto sobre vários pilotos que têm acordos para competir em ambas as categorias.

Leia também:

Quando perguntado se era para o WEC mudar seus eventos, em vez da F-E, Alberto Longo, vice-presidente da categoria disse ao Motorsport.com: "Nós não vamos mudar, isso é certo.”

“Se quisermos fazer uma corrida nas datas ainda sem locais definidos, é porque serão esses fins de semana. A prova de Seul está confirmada. O calendário já está anunciado, é isso. Nós não precisamos falar sobre isso.”

“Estamos muito apertados em escolher nossos calendários e esperamos que eles possam se mover. Se eles não puderem mudar, nós teremos o conflito de datas. Não é o fim do mundo.”

Longo indicou que a FIA havia contatado a F-E sobre a possível mudança de suas corridas nas datas de conflito, mas acrescentou: “No final, temos datas fixas e não podemos sair delas.”

"Então, se as corridas do WEC estiverem confirmadas, infelizmente elas estarão nos nossos fins de semana também."

Foi apurado que a perspectiva de que o WEC mude as datas seja remota.

Em seu briefing nas 24 Horas de Le Mans do último fim de semana, Todt também explicou que uma “comissão de calendário” foi criada para tentar evitar tais cenários entre os campeonatos regidos pela FIA, mas sugeriu que o grupo não havia se encontrado para falar sobre os dois calendários.

Sobre os comentários de Todt sobre esse grupo, Longo disse: "Não sei se isso é chamado de comissão de calendário, mas estamos em uma reunião com todos os promotores dos campeonatos da FIA.”

“O objetivo final da reunião era sentar e ver se conseguiríamos não ter uma corrida no mesmo fim de semana de campeonatos diferentes. Nos conhecemos nas duas últimas temporadas.”

Longo também afirmou que a organização do calendário F-E é um "desafio maior do que para qualquer outra pessoa, porque nós não corremos em pistas, corremos nas cidades".

"Correr no centro das cidades traz muito mais complexidade ao nosso calendário", acrescentou.

"Você precisa ter em mente que não queremos entrar em conflito com o WEC, não queremos entrar em conflito com a Fórmula 1, não queremos entrar em conflito com outros grandes eventos internacionais".

"Mas, além disso, precisamos ver qual é o calendário dos eventos para a cidade em que estamos competindo. E isso nos dá janelas muito pequenas, muito menores do que as pessoas pensam.”

"É um grande desafio e o que eu sempre pergunto nessas reuniões é 'você precisa ser mais flexível conosco', porque mudar um fim de semana para cima ou para baixo não deveria ser um grande problema.”

“Mas para nós é sim ou não [com as cidades]. Então é exatamente por isso que nós colocamos as provas nestes fins de semana, em que temos um acordo com as cidades e tentamos não colidir com quaisquer outros eventos de automobilismo.”

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Brasil recebe aval do presidente da FIA para sediar Fórmula E
Próximo artigo Di Grassi e Massa se revoltam com direção de prova após começo caótico na Fórmula E

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil