Últimas notícias

Fórmula E pode abandonar temporariamente circuitos de rua por impacto da Covid-19

Segundo Alejandro Agag, essa mudança pode durar por até três anos, dependendo dos impactos da pandemia

Mitch Evans, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005, Neel Jani, Porsche, Porsche 99x Electric

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Desde o seu início, em 2014, a Fórmula E teve uma preferência por realizar suas provas em circuitos de rua, como forma de promover a tecnologia dos carros elétricos em áreas densamente povoadas. Mas, devido ao impacto da Covid-19 no planeta, a categoria talvez mudará seu conhecido formato, passando a correr em circuitos permanentes, e não apenas em sua volta

Segundo Alejandro Agag, criador do campeonato, as primeiras corridas após a paralisação devem acontecer em circuitos permanentes e com portões fechados. Mas, pode continuar utilizando estes locais por até três anos, a partir do momento que a pandemia acabar, para evitar preocupações com eventos de grande porte em áreas urbanas

Leia também:

Em entrevista ao Motorsport.com, ele afirmou: "A verdade é que precisamos colocar em primeiro lugar a saúde das pessoas envolvidas e dos cidadãos em todas as cidades. Então, desde que não seja 100% seguro correr em cidades, não vamos correr nelas. Mas, desde que possamos correr, vamos correr".

"Então, mesmo que o DNA não mude - já que a Fórmula E foi feita para as cidades, desde que existam preocupações sanitárias, todos precisam entender que teremos que fazer exceções. Essa exceção pode durar apenas dois meses, esperamos".

"Mas pode durar seis meses, um ano, dois anos, três. Não acho que, no pior cenário, seja algo maior que três anos. Todos já vão ter desenvolvido imunidade".

Agag acrescentou que o tamanho pequeno do paddock da F-E, em comparação com outras categorias, permitiria à categoria correr em territórios que proibiram eventos com mais de mil pessoas.

"Os grandes eventos vão enfrentar grandes desafios para o futuro. Eles vão ter que inventar novas maneiras para fazer as coisas. Isso inclui a Fórmula E, a Fórmula 1 e o automobilismo em geral. Como que vamos organizar isso? Temos coisas a curto, médio e longo prazos".

"A curto prazo, vamos ter que correr com portões fechados. Essas corridas terão um número máximo de pessoas. Para a Fórmula E, esse número é menor que mil pessoas, para termos uma corrida sem público e com transmissão".

GALERIA: Veja os carros e pilotos da sexta temporada da Fórmula E

Audi - Lucas Di Grassi
Audi - Daniel Abt
Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06
Porsche - Neel Jani
Porsche - Andre Lotterer
Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric
Techeetah - Jean-Eric Vergne
Techeetah - Antonio Felix da Costa
Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20
Virgin - Robin Frijns
Virgin - Sam Bird
Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06
Venturi - Felipe Massa
Venturi -  Edoardo Mortara
Venturi Racing
Nissan - Sébastien Buemi
Nissan - Oliver Rowland
Nissan e.Dams, Nissan IMO2
Mahindra - Jerome d'Ambrosio
Mahindra - Pascal Wehrlein
Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro
Mercedes - Nyck de Vries
Mercedes - Stoffel Vandoorne
Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01
BMW - Maximilian Günther
BMW - Alexander Sims
Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20
Dragon - Brendon Hartley
Dragon - Nico Müller
Nico Müller, Dragon Racing, Penske EV-4 exits the pit lane
Jaguar - James Calado
Jaguar - Mitch Evans
James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane
NIO - Oliver Turvey
NIO - Ma Qinghua
Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005
36

Onipresente: entenda o poder de Toto Wolff na F1

PODCAST: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Investidor italiano revela planos para nova equipe na Fórmula E
Próximo artigo Massa e di Grassi participam de segunda etapa de campeonato virtual da Fórmula E

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil